Veja Também

Veja Também

segunda-feira, 19 de março de 2018

RESENHA DA BOLSA - SEGUNDA-FEIRA 19/03/2018

ÁSIA: Os mercados asiáticos fecharam mesclados nesta segunda-feira, com investidores voltando sua atenção para a reunião de política de dois dias do Federal Reserve no meio da semana. O índice de ações da MSCI para a Ásia-Pacífico, excluindo o Japão, recuou 0,36%.

O Nikkei do Japão registrou perdas mais pronunciadas à medida que a sessão avançava, com o índice declinando 0,90%, ou 21.480,00 pontos. O Topix caiu 0,96%. O sentimento do investidor azedou depois de um escândalo político em curso envolvendo o primeiro-ministro Shinzo Abe sobre a venda de terras estatais. O iene, considerado uma moeda de refúgio, firmou-se para negociar em 105,73 dólares por dólar. Os principais exportadores, incluindo de tecnologia e montadoras de autos, bem como o setor financeiro terminaram o dia em território negativo, embora alguns nomes de manufatura registrassem ganhos.

Enquanto isso, o índice Kospi de referência da Coreia do Sul caiu 0,76% para terminar em 2.475,03. Os fabricantes de automóveis recuaram, enquanto as siderúrgicas registaram ligeiros ganhos. O Hyundai Motor caiu 3,81% e Posco subiu 0,29%.

Na China, a história foi diferente. O índice Hang Seng subiu 0,04%, uma vez que declínios dos promotores imobiliários foram compensados ​​por ganhos do setor de finanças. O composto de Shanghai subiu 0,3% para terminar em 3.279,60 pontos e o composto de Shenzhen adicionou 0,27% para fechar em 1.868,05 pontos. O ChiNext das startups aumentou 1,2%, superando o ganho de 0,44% observado no índice CSI 300 das principais blue chips, com o setor de cuidados à saúde liderando o movimento de alta.

O ASX 200 da Austrália começou com um início de semana em território positivo, avançando 0,17% para fechar em 5.959,40. As ações de energia subiram 1,65%, embasados nos ganhos dos preços do petróleo na última sessão. Entre as mineradoras importantes, BHP Biliton subiu 0,7% e Fortescue Metals caiu 0,3%.

EUROPA: As bolsas europeias registram perdas no início das negociações desta segunda-feira, estendendo o recuo da semana passada, com analistas atribuindo a queda, em parte, às preocupações persistentes sobre uma possível guerra comercial global. 

O índice Stoxx Europe 600 cai 0,64%. O indicador pan-europeu caiu 0,8% na semana passada, apesar dos ganhos modestos na quinta e sexta-feira. O Stoxx 600 cai 1,2% em março e recua 3,7% até o momento em 2018.

Os investidores também tem se preocupado com uma possível guerra comercial mundial e os bancos centrais também chama a atenção dos mercados, como uma decisão do Fed na quarta-feira e a decisão de política monetária do BOE na quinta-feira. 

A decisão no sentido de aumentar os juros por parte do Federal Reserve dos Estados Unidos colabora para afastar os investidores das ações, uma vez que as taxas de juros americanas mais elevadas podem tornar os ativos mais arriscados, como ações, menos atraentes.

As preocupações comerciais ocorrem quando a administração do Trump assume uma louca posição no comércio dos EUA com a China, a medida que avança com suas tarifas sobre aço e alumínio estrangeiro. O tema provavelmente será o tema principal da agenda da reunião do G-20 de dois dias, que inicia na Argentina na segunda-feira, com qualquer sinal de tensão crescente entre Washington e Pequim, provavelmente deixará os investidores mais nervosos. 

As ações de recursos básicos seguem negociando em baixa em meio a temores de uma guerra comercial. Anglo American, Rio Tinto, BHP Biliton e Antofagasta seguem negociando abaixo de 2,5% em Londres.

O índice FTSE 100 opera em baixa. O benchmark britânico recuou 0,8% na semana passada. A libra sobe 0,6024%  frente ao dólar, a US $ 1,3951, acima de US $ 1,3944 no final da sexta-feira em Nova York.

EUA
Os futuros de ações dos EUA apontam para uma queda na abertura desta segunda-feira aberta. A próxima decisão política do Federal Reserve também poderia estar ajudando a retirar os investidores das ações.

Na sexta-feira passada, o Dow avançou 0,29%, S & P 500 adicionou 0,17% e o Nasdaq Composite subiu 0,04%, apagando parte da perda semanal. O Dow reduziu seu ganho de 2018 para 0,9%, enquanto o S & P cresceu 2,9% no ano e a Nasdaq avançou 8,4%.

Não está prevista a divulgação de dados econômicos importantes na data de hoje.

ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: -0,60%
SP500: -0,65%
NASDAQ: -1,45%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário