Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEXTA-FEIRA 09/03/2018

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira após a notícia de que o presidente dos EUA, Donald Trump, concordou em conhecer o líder norte-coreano Kim Jong Un, enquanto os investidores aguardam o lançamento dos dados de emprego dos EUA.

O presidente Donald Trump se reuni com o líder norte-coreano Kim Jong Un em maio, disse o chefe do Departamento de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong. Emissários sul-coreanos entregaram uma carta de Kim para Trump na quinta-feira.

A reunião foi confirmada pela Casa Branca e em um tweet subseqüente por Trump, que disse que um "excelente" progresso estava sendo feito e acrescentou que as sanções "permanecerão até chegar a um acordo".

O Nikkei do Japão fechou em alta de 0,47%, em 21.469,20 pontos, enquanto o índice Topix ganhou 0,32%. O dólar subiu 0,5% em relação ao iene e fechou em 106,72.

O Kospi da Coreia do Sul avançou 1,08% para fechar em 2.459,45 pontos, com ações relacionadas à turismo obtendo um impulso na sequência dos últimos desenvolvimentos geopolíticos. Lotte Shopping saltou 7,09% e a empresa de cosmeticos Amorepacific avançou 4,45 %.

O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 1,11% e no continente, o composto de Xangai subiu 0,58% para fechar em 3.307,64 pontos e o composto de Shenzhen adicionou 1,56% para terminar em 1.885,38 pontos. O ChiNext subiu 3,05% e o índice CSI 300 das "blue chips" registrou ganhos mais suaves de 0,78%.

O índice australiano ASX 200 subiu 0,34% para terminar em 5.963,20 pontos com a maioria dos setores sendo negociado no verde, com exceção dos setores de energia e produtores de ouro. O setor financeiro altamente ponderado avançou 0,74% no dia. Entre as mineradoras australianas, BHP Biliton caiu 1,9%, Fortescue Metals caiu 1,7% e Rio Tinto perdeu 2,6%.

Um  outro setor que sofreu revés foi o siderúrgico, atingido pela confirmação na quinta-feira de que os EUA elevarão as tarifas em aço e alumínio. Posco da Coreia do Sul caiu 3,6% e JFE do Japão recuou 1,49%.

EUROPA: Mercados europeus operam sem direção na manhã de sexta-feira, enquanto os investidores reagem à decisão do presidente Donald Trump aumentar impostos sobre as importações de metais, enquanto aguardam o relatório de empregos mensal dos Estados Unidos.

O índice Stoxx Europe 600 abriu em baixa de 0,1% em 376,38 pontos, mas opera com volatilidade entre altas e baixas. Na quinta-feira, o índice saltou 1,1%. Para a semana, o benchmark segue no caminho para subir 2,5%.

Em Frankfurt, o DAX 30 opera em baixa, com os fabricantes de automóveis perdem terreno na sequência do aumento tarifário da Trump. Na semana passada, Trump ameaçou impor um novo imposto sobre carros se a UE retaliasse seu plano. Ações da BMW caem 0,6%, Daimler recua 0,4% e Volkswagen perde 0,8%. 

Ações da fabricante de aço ArcelorMittal caem 1,5%.

O índice FTSE 100 do Reino Unido também opera sem direção. Na quinta-feira, o índice de referência subiu 0,6% e marcou o quarto dia consecutivo de ganhos. Na semana, o FTSE 100 segue apto a subir 1,9%, o que seria a primeira alta semanal em três semanas. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American sobe 1,2%, Antofagasta avança 0,3% e BHP Biliton sobe 0,5%.

Entre os dados econômicos, as exportações alemãs caíram 0,5% em termos dessazonalizados, o declínio mais acentuado nas exportações desde junho passado, disse a agência estatística Destatis. As encomendas das fábricas alemãs diminuíram 0,1% em janeiro, abaixo das expectativas de um ganho de 0,4%.

A produção industrial francesa caiu inesperadamente 2% em janeiro, devido queda na produção de energia e manufatura, informou a agência de estatística Insee nesta sexta-feira.

EUA
Os futuros de ações dos Estados Unidos evoluem entre pequenos ganhos e perdas na sexta-feira, enquanto os investidores aguardam dados laborais que será divulgado às 10h30 e avaliam as recentes notícias de que o presidente dos EUA, Donald Trump, se reunirá com o líder norte-coreano Kim Jong Un.

Na quinta-feira, o índice S & P 500 subiu 0,5%, enquanto o DJIA e Nasdaq Composite Index adicionaram 0,4% cada. Os ganhos surgiram após a notícia de que Trump assinou um acordo de tarifas de aço e alumínio, mas permitiu algumas exceções. 

Na semana, o S & P 500 segue de olho em um ganho de 1,8% e o Dow está pronto para subir 1,5%. O Nasdaq Composite está definido para marcar um aumento de 2,3%.

Entre outros destaques, os investidores também ouvirão o presidente do Federal Reserve de Chicago, Charles Evans, em diversos eventos, às 10h15, 12h45 e 14h40.

ÍNDICES FUTUROS - 9h00:
Dow: +0,08%
SP500: +0,02%
NASDAQ: +0,04%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário