Veja Também

Veja Também

segunda-feira, 16 de abril de 2018

RESENHA DA BOLSA - SEGUNDA-FEIRA 16/04/2018

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam misturadas na segunda-feira, enquanto investidores digeriam os ataques aéreos na Síria liderados pelos EUA no sabado. O índice de ações da MSCI para a região Ásia-Pacífico, excluindo o Japão, caiu 0,69%.

O Nikkei do Japão subiu 0,26%, para fechar em 21.835,53, enquanto o Topix acrescentou 0,4%, apesar do dólar cair ligeiramente frente ao iene, negociando a 107,21 após chegar a 107,61 no início da sessão. Os setores bancário e de valores mobiliários terminaram moderadamente mais baixos, enquanto "utilities" e produtos farmacêuticos contribuíram para os ganhos gerais.

Na Coreia do Sul, o Kospi caiu para território negativo antes de fechar em alta de 0,1%, para 2.457,49 pontos. As ações de tecnologia pintaram um quadro misto, com a Samsung Electronics ganhando 1,08%, enquanto a maioria das ações de manufaturados fechou em baixa. 

Enquanto isso, o ASX 200 da Austrália avançou 0,21% para terminar em 5.841,30 pontos, com ganhos liderados por ações de energia e serviços públicos. Entre as mineradoras, BHP Biliton subiu 0,8%, mas Fortescue Metals caiu 0,8% e Rio Tinto perdeu 0,3%.

Os mercados da China tiveram um desempenho inferior aos seus pares regionais. O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,60%, com os setores financeiros e tecnológicos pesando sobre o índice. Promotores imobiliários também fecharam em baixa, com a China Evergrande caindo 5,3% antes do fechamento do mercado. Essas quedas ocorreram porque o dólar de Hong Kong é atrelado ao dólar.

As ações da empresa russa de alumínio Rusal, cotadas em Hong Kong, despencaram 28,92% após notícias de que os EUA estavam preparando sanções adicionais contra a Rússia. A embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, disse no domingo que essas medidas serão anunciadas nesta segunda-feira.

No continente, o composto de Xangai perdeu 1,53%, para fechar em 3.110,75 pontos e o composto de Shenzhen recuou 0,52%, para terminar em 1.824,77 pontos. O índice CSI 300 das blue chip, por sua vez, caiu 1,6% devido fraqueza das seguradoras e bancos.

As tensões relacionadas a uma disputa comercial entre os EUA e a China, as duas maiores economias do mundo, pareceram desvanecer depois de dominar as manchetes nas últimas semanas. Há algumas evidências de que os dois lados recuaram um pouco depois que o presidente chinês Xi Jinping defendeu o livre comércio no Boao Forum e Trump expressou otimismo de que um acordo comercial poderia eventualmente ser acordado, mesmo assim, é improvável que as questões relacionadas estejam longe das mentes dos investidores depois que um relatório do The Wall Street Journal na semana passada apontou que Trump estava ameaçando bloquear o investimento chinês em tecnologia nos EUA.

No mercado das commodities, tanto o West Texas Intermediate quanto o Brent declinaram após registrar sua melhor semana desde julho na sexta-feira.

EUROPA: As bolsas europeias caíram na segunda-feira, com os comerciantes pesando os ataques limitados ao regime sírio no fim de semana. O Stoxx Europe 600 opera entre altas e baixas. O indicador pan-europeu registra uma queda de 2,7% no ano.

As ações da Whitbread sobem 6,71% depois que a Elliott Management disse em um comunicado no fim de semana que acumulou uma participação de mais de 6% na maior operadora de hotéis e cafeterias da Grã-Bretanha e que acredita que seja atualmente o maior investidor da empresa, cujos negócios incluem a rede Premier Inn e a rede Costa Coffee. O movimento é visto como uma pressão sobre a Whitbread para desmembrar seus negócios da Costa Coffee.

Software AG cai 5,80% após o fornecedor alemão de software de processo e integração elevar sua perspectiva de 2018 de receita vinculada à computação em nuvem e à chamada "Internet das Coisas", mas a empresa também divulgou um declínio na receita do primeiro trimestre de outros negócios da empresa.

As ações da Rússia perdem terreno na segunda-feira, com a administração Trump prestes a impor mais sanções ao país. Nikki Haley, embaixadora dos EUA na ONU, disse no programa de TV "Fox News Sunday" que as sanções terão como alvo empresas ligadas ao regime sírio e suas armas químicas. Espera-se que eles sejam adicionadas às medidas anunciadas no dia 6 de abril que visou entidades e indivíduos russos. O RTS Index, indicador que acompanha ações listadas em Moscou, sofre uma queda de 0,8% para 1.096,45 pontos. VanEck Vectors da Rússia listados nos EUA cai 1,3% no "pré-market". O rublo russo sobe em relação ao dólar, com um dólar comprando 61,83 rublos, ante 62,35 na sexta-feira em Nova York, mas o dólar havia negociado acima de 63 rublos na segunda-feira, e sobe 8% neste mês contra a moeda russa. 

O FTSE 100 opera em baixa, apagando um pouco o seu ganho após três altas semanais consecutivas. O benchmark de Londres permanece em baixa de 5,6% no ano. A libra avança 0,4354% frente ao dólar e é negociada a US $ 1,4263, acima dos US $ 1,4239 de sexta-feira em Nova York. 

Polymetal despenca 7,28% depois que a mineradora sediada na Rússia. As ações listadas em Londres já caíram 15% em abril, visto que os ativos relacionados à Rússia sofreram um "selloff" após outra rodada de sanções dos EUA contra entidades e indivíduos russos.

Entre outras mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 0,8%, Antofagasta recua 0,5% e Rio Tinto perde 0,6%, enquanto BHP Biliton avança 0,2%, pois a mineradora também tem uma atuação significativa no setor de energia.

EUA:
Os futuros de ações dos EUA operam em alta na manhã desta segunda-feira, com o mercado avaliando as notícias de ataques lideradas pelos EUA contra o regime sírio e voltando seu foco para uma nova rodada de balanços corporativos. 

Na sexta-feira , o Dow Industrial caiu 0,5%, para fechar em 24.360,14 pontos, o índice S & P 500 recuou 0,29% e o Índice Nasdaq perdeu 0,47%. Durante a semana, o Dow registrou um ganho de 1,8%, enquanto o S & P subiu 2% e o Nasdaq produziu um ganho semanal de 2,8%.

O alívio de que os EUA não sejam arrastados para um conflito mais profundo contra aliados sírios, a Rússia e Irã, está ajudando a elevar os futuros de ações dos EUA e a baixar os preços do petróleo.

Os EUA se uniram às aliadas França e Grã-Bretanha para lançar mísseis no sábado que destruíram grande parte das capacidades de armas químicas da Síria. Preocupações com a possibilidade dessa ação ajudaram a derrubar as ações na sexta-feira. 

No domingo, as forças do presidente Bashar al-Assad desencadearam ataques aéreos contra rebeldes locais no que é visto como uma demonstração da força continuada de seu regime. 

Os investidores podem ficar pressionados as preocupações globais, como a Síria e a disputa comercial persistente com a China na segunda-feira, mas o foco se concentrará sobre ganhos de grandes empresas como o Bank of America, Netflix e General Electric.

Espera-se que o Bank of America Corp. divulgue seus resultados antes da abertura dos mercados locais e será observado de perto depois que as ações de outros quatro grandes bancos perderam terreno após seus relatórios de lucros na sexta-feira. JPMorgan Chase & Co. caiu 2,71%, Citigroup perdeu 1,55% e o Wells Fargo & Co. despencou 3,43%, mesmo após ganhos em linha ou melhores do que o esperado. Alguns especialistas dizem que isso pode ser devido às preocupações de que o crescimento dos lucros tenha atingido seu pico.

Os relatórios sobre as vendas no varejo em março, com e sem automóveis, estão programados para serem liberados às 9h30, horário de Brasilia. Economistas consultados estimam um ganho de 0,4% para o total, o que marcaria o primeiro aumento em quatro meses.

A Empire State Manufacturing Survey de Abril será divulgado ao mesmo tempo, enquanto o índice dos construtores da construção civil para o mesmo mês está previsto para as 11 horas da manhã. Uma leitura dos estoques em fevereiro é esperada também às 11 horas da manhã.

Será uma semana agitada para os oradores do Federal Reserve, com investidores ouvindo pelo menos 10 autoridades, incluindo o presidente do Fed de Chicago, Charles Evans e o presidente de San Francisco, John Williams.

O presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, fará um discurso na segunda-feira sobre as tendências do mercado rural e econômico na Câmara de Comércio de Shoals, em Florence, Alabama, às 13h15, horário do leste dos EUA.

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,60%
SP500: +0,58%
NASDAQ: +0,60%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário