Veja Também

Veja Também

segunda-feira, 16 de julho de 2018

RESENHA DA BOLSA - SEGUNDA-FEIRA 16/06/2018

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira, com os investidores digerindo a divulgação de uma enxurrada de dados econômicos da China, ignorando os ganhos vistos na sessão anterior dos EUA.

O composto de Xangai caiu 0,61%, para fechar em 2.813,92 pontos e o Shenzhen Composite pouco alterou e terminou em baixa em 0,1%, após divulgação de vários de dados econômicos, incluindo o crescimento do PIB chinês de 6,7% no segundo trimestre, que atendeu às expectativas e que ficou um pouco abaixo do crescimento de 6,8% observado no trimestre anterior. O número mais lento ocorre em um momento em que Pequim está se preparando para uma briga comercial com os EUA.

A produção industrial cresceu 6% em junho, desacelerando visivelmente frente aos 6,8% de maio. Segundo especialistas de mercado, a desaceleração da indústria chinesa em junho ressalta as pressões sobre o crescimento no segundo semestre seja desafiado pelo crescimento mais lento do crédito e pela menor atividade imobiliária na China. Além disso, a intensificação do conflito comercial com os EUA começará a pesar sobre o crescimento.

Enquanto isso, o índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,05%, com ações do setor imobiliário e de materiais caindo, embora parte das perdas tenham sido compensadas por ganhos no setor de serviços públicos.

O Kospi da Coreia do Sul fechou em baixa de 0,39%, para 2.301,99 pontos. Bancos caíram, pesando sobre o índice, mas as montadoras subiram. Hyundai Motor fechou em alta de 2,86%. 

Na Austrália, o índice S & P / ASX 200 caiu 0,43%, para 6.241,50 pontos, com a assistência médica entre os setores com pior desempenho. Entre as mineradoras australianas, BHP Biliton caiu 0,8%, Rio Tinto perdeu 0,7% e Fortescue Metals avançou 0,7%.

Enquanto isso, os mercados do Japão ficaram fechados para um feriado. O índice de ações da MSCI para a Ásia-Pacífico, excluindo o Japão, caiu 0,41% no comércio da tarde na Ásia.

EUROPA: As bolsas europeias operam em baixa nesta segunda-feira, com as ações de mineração recuando à medida que os dados econômicos chineses ressaltavam a preocupação com uma guerra comercial global. O índice Stoxx Europe 600 cai 0,13%, com apenas os setores industrial e financeiro subindo modestamente. Na sexta-feira, o índice pan-europeu subiu 0,2% e encerrou semana passada em alta de 0,7%.

O setor de mineração é arrastado para baixo depois que dados mostraram que o PIB da China desacelerou ligeiramente no segundo trimestre. O Índice de Recursos Básicos Stoxx Europe 600 recua 0,8%. Anglo American cai 1,1%, Antofagasta recua 0,5%, BHP Biliton perde 1,3% e Rio Tinto cai 0,9% em Londres.

O índice FTSE 100 do Reino Unido cai 1,20%. Na sexta-feira, o benchmark subiu 0,1% e terminou na semana passada com alta de 0,6%, o primeiro ganho semanal em três semanas.

Analistas de mercados estão de olho em Helsinque, na Finlândia, onde o presidente Donald Trump e o presidente Vladimir Putin estão se reunindo para sua primeira reunião, enquanto isso, as autoridades chinesas trocaram algumas ofertas de acesso ao mercado com a União Europeia. No fim de semana, Trump rotulou a União Europeia de "inimiga" quando se trata de comércio.

Preocupações comerciais e políticas podem pesar sobre o desempenho econômico da Alemanha. O lider do Bundesbank, Jens Weidmann, disse ao governo alemão em uma reunião de gabinete que há riscos crescentes de desaceleração econômica devido a eventos comerciais e políticos. O banco central cortou suas projeções de crescimento para este ano no mês passado, informou a Reuters. O DAX 30 da Alemanha recua 0,13%.

Em termos de dados, a zona do euro reduziu seu superávit comercial em maio pelo terceiro mês consecutivo. O superávit ficou em 16,9 bilhões de euros (US $ 19,77 bilhões) em maio, ante 18 bilhões de euros em abril.

EUA:
Os futuros de ações dos Estados Unidos avançam na segunda-feira, prometendo uma abertura ligeiramente positiva em Wall Street, com os investidores procurando outro lote de relatórios de lucros para ajudar na orientação de seus negócios, enquanto é esperado o primeiro encontro entre o presidente Donald Trump e o presidente russo Vladimir Putin na Finlândia nesta segunda-feira. Os dois líderes devem discutir o controle de armas, a suposta interferência russa nas eleições de 2016 e a Ucrânia. 

Trump disse em uma entrevista que está indo para a reunião "com baixas expectativas". Segundo analistas, se o relacionamento de Trump e Putin melhorar, isso poderá levar a mais atrito entre os EUA e a UE e isso pode atingir os mercados europeus e os mercados dos EUA. Analistas ficarão de olho em qualquer sinal de que as sanções dos EUA contra a Rússia sejam suspensas. 

Os pequenos ganhos vem depois que os três benchmarks conseguiram obter ganhos na sexta-feira, que foram suficientes para enviar o Dow para acima de 25.000 pontos pela primeira vez em um mês e o Nasdaq Composite Index  marcar um novo recorde de fechamento. O S & P 500 subiu 0,11%, para 2.801,31 pontos, representando o primeiro resultado acima de 2.800 pontos desde 1º de fevereiro.

Os balanços trimestrais continuam a ser o foco principal para os investidores depois que a temporada de resultados do segundo trimestre começou na sexta-feira, quando três dos principais bancos dos EUA relataram seus números. Na segunda-feira, o fluxo de resultados continua, com JB Hunt Transport Services, BlackRock e Bank of America Corp., que devem relatar antes da campainha de abertura. A gigante de streaming Netflix deve publicar seus resultados após o fechamento de mercado.

Os dados de vendas no varejo para junho devem ser divulgados às 9h30 (horário de Brasília) e de acordo com economistas, devem apresentar um aumento de 0,5% no mês passado.

O Empire State Manufacturing Index de julho também estará em pauta às 9h30 da manhã, seguido pelo relatório Business Inventories (relatório sobre as vendas e os estoques do setor atacadista) de maio às 10h da manhã.

Não há autoridades do Federal Reserve programados para fazer discursos nesta segunda-feira.

ÍNDICES FUTUROS - 8h30:
Dow: +0,03%
SP500: -0,07%
NASDAQ: -0,01%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário