Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - TERÇA-FEIRA 14/08/2018

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam sem direção nesta terça-feira, com alguns mercados regionais se recuperando após queda provocada pelo nervosismo relacionado à incerteza econômica da Turquia.

O Nikkei do Japão liderou os ganhos, saltando 2,28%, para fechar em 22.356,08 pontos, já que o iene recuou parte de sua recente força em meio às incertezas na Turquia. O iene foi negociado a 111,01 por dólar, ante níveis em torno de 110,3 visto anteriormente. Os exportadores, incluindo montadoras e "players" de tecnologia, se recuperaram. Todos os 33 setores de Tóquio terminaram em território positivo, com o índice Topix, mais amplo, fechou em alta de 1,63%.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,47%, para 2.258,91 pontos, com a LG Electronics caindo 3,54%, enquanto a Samsung Electronics registrou ganho de 0,22%.

Na Austrállia, o S & P / ASX 200 avançou 0,76% para fechar em 6.299,60 pontos, com os índices financeiros, telecomunicações e tecnologia da informação registrando ganhos de mais de 1%. Entre as mineradoras, BHP Biliton subiu 1,5%, Rio Tinto fechou estável.

Os mercados da China, contrariou a tendência regional e recuaram. O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,66%, pesada pela queda de 4,29% no setor industrial. O setor de tecnologia registrou pesadas perdas, com a gigante de internet Tencent caindo 3,66% após ser impedido de vender um novo jogo após o seu lançamento.

O Shanghai Composite registrou queda de 0,17%, para fechar em 2.781,16 pontos e o índice CSI 300 que representa as principais blues chips recuou 0,51%, com os mercados digerindo uma enxurrada de dados divulgados anteriormente. O crescimento do investimento em ativos fixos na China subiu 5,5% em comparação com um ano atrás, mas ficou abaixo da estimativa de 6%. As vendas no varejo para o mês de julho avançou 8,8%, enquanto a produção industrial ficou estável em 6% mas ambos abaixo das expectativas de 6,3% e 9%, respectivamente.

O índice de ações da MSCI para a região Ásia-Pacífico foi negociado ligeiramente mais baixo, com queda de 0,09% durante as negociações da tarde da Ásia.

Também digno de nota, a rupia indiana caiu para uma mínima recorde na terça-feira, cruzando o nível 70 no início do dia. A moeda foi negociada a 69,88 por dólar. A Reuters citou Subhash Chander Garg, secretário de assuntos econômicos do país no Ministério das Finanças, dizendo que o declínio da moeda deveu-se a fatores externos.

EUROPA: As bolsas europeias operam em alta, colocando um índice pan-europeu à beira de avançar pela primeira vez em três sessões, após colapso da moeda da Turquia mostrar sinais de estabilidade. "Traders" retomam as compra de ações com base em relatórios econômicos saudáveis.

O Stoxx Europe 600 sobe 0,45%, depois de recuar 0,3% na segunda-feira, ao terminar em 384,91 pontos, em meio a preocupações com a queda da lira da Turquia. O indicador está apontando um aumento de 0,3% nesta semana, mas um declínio de 0,6% em 2018, de acordo com dados da FactSet.

Um relatório sobre a expansão na Alemanha mostrou que a segunda maior economia da Europa registrou um crescimento de 0,5% no segundo trimestre, com uma taxa anualizada de 1,8%, no entanto, o relatório indicou que as tensões do comércio global e a crise cambial da Turquia estão turvando as perspectivas dos negócios.

A taxa de desemprego na França, a segunda maior economia da zona do euro, recuou 9,1% no segundo trimestre,  ante 9,2% do primeiro trimestre. A queda do desemprego acontece quando o governo do presidente francês Emmanuel Macron busca uma revisão das leis trabalhistas do país. O governo disse que o desemprego continua em uma tendência de queda, apesar das flutuações de um trimestre para o outro. No segundo trimestre de 2017, o desemprego ficou em 9,4%. 

O FTSE 100 do Reino Unido sobe, porém menos que seus pares regionais, após novo incidente em Londres, em frente ao Parlamento britânico. A polícia está trabalhando como caso de terrorismo.

As ações da Antofagasta despencam 5,98% após a empresa divulgar resultados trimestrais, colocando a mineradora entre as com pior desempenho no benchmark pan-europeu. Entre outras mineradoras listadas em Londres, Anglo American cai 1,9%, Glencore recua 1,1% e Rio Tinto opera em baixa de 1,3%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos Estados Unidos registram ganhos antes da abertura de terça-feira, com os investidores tentando desvencilhar das incertezas em torno da crise econômica da Turquia. Wall Street também obtém impulsos após resultados positivos da Home Depot.

Na segunda-feira, o Dow Jones caiu 125,44 pontos, ou 0,5%, para 25.187,70 pontos. O S & P 500 caiu 0,4%, para 2.821,93 pontos, com setores de energia e materiais entre os maiores perdedores. O Nasdaq terminou em baixa de 19,40 pontos, ou 0,3%, para 7.819,71 pontos. 

O índice de otimismo de pequenas empresas da Federação Nacional das Empresas Independentes subiu 0,7% em julho, para 107,9. O NFIB disse que foi o segundo maior nível da história e pouco abaixo do topo histórico de 1983.

Os investidores também esperam uma leitura dos preços de importação para julho, às 9h30 e uma leitura sobre as dívidas das famílias para o segundo trimestre deve ser divulgada às 12h00.

Nenhum membro do Federal Reserve dos Estados Unidos deve fazer comentários hoje.

ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: +0,38%
SP500: +0,40%
NASDAQ: +0,52%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário