Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUARTA-FEIRA 19/09/2018

ÁSIA: Os mercados da Ásia fecharam em alta na quarta-feira, com investidores aumentando a tensão comercial entre os EUA e a China.

Na Austrália, o benchmark ASX 200 subiu 0,46%, para fechar em 6.190 pontos. As principais ações de mineração subiram: as ações da Rio Tinto subiram 3%, Fortescue saltou 4,70% e a BHP ganhou 2,92%.

O Nikkei do Japão subiu 1,08%, fechando em 23.672,52 pontos e o índice Topix avançou 1,46%, fechando em 1.785,66 pontos. O Banco do Japão manteve sua política monetária estável e a sua visão otimista da economia. Em sua declaração de política monetária, o banco central disse que espera que a economia do Japão "continue sua expansão moderada" e que a demanda doméstica deve seguir a tendência de alta.

Os mercados da China continental subiram: o composto de Xangai ganhou 1,14%, para 2.730,85 pontos e o composto de Shenzhen avançou 1,35%, fechando em 1.423,22 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 1,12%, fechando em 27.417,71 pontos. 

O primeiro-ministro Li Keqiang discursou no Fórum Econômico Mundial em Tianjin na quarta-feira, onde reconheceu que a China enfrenta uma série de desafios e "dificuldades para manter um desempenho estável da economia chinesa", mas insistiu que a China apresenta uma situação econômica confortável e que Pequim preparou instrumentos políticos suficientes para impulsionar a resiliência do país em lidar com várias dificuldades.

Os comentários de Li seguiram uma escalada nas tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China. A China anunciou tarifas que visam mais de 5.000 produtos dos EUA, no valor de cerca de US $ 60 bilhões e entrará em vigor a partir de 24 de setembro. A China também adicionará uma tarifa de 10% em alguns bens que anteriormente seria de 20%. Ao mesmo tempo, o Ministério do Comércio da China disse que apresentou uma queixa à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os EUA. O anúncio de Pequim veio depois que o governo Trump disse que os EUA vão impor taxas de 10% sobre US $ 200 bilhões em importações chinesas  e essas tarifas aumentarão para 25% no final do ano.

Segundo analistas, a queixa à OMC corre o risco de provocar novas medidas por parte dos EUA.

Na Coreia do Sul, o Kospi inverteu à tendência regional e caiu 0,2%, para fechar em 2.308,46 pontos. A reunião do líder norte coreano Kim Jong Un com o presidente sul coreano, Moon Jae-in, para discutir a desnuclearização parece ter sido bem-sucedida. A Coreia do Norte concordou em abolir "permanentemente" suas principais instalações de mísseis na presença de especialistas estrangeiros e está disposta a fechar seu principal complexo nuclear se os Estados Unidos tomarem uma atitude recíproca, disse o presidente da Coréia do Sul, Moon Jae-in.

No mercado de moedas, o índice do dólar que mede o dólar americano em comparação com uma cesta de moedas, foi negociado a 94,401, recuando frente aos 94,800 no início da semana.

O iene que é considerado um porto seguro, foi negociado a 112,31 por dólar, enfraquecendo em relação aos 111,6 na semana anterior. A fraqueza relativa do iene provavelmente fez com que os principais exportadores japoneses  recuperassem. Toyota ganhou 1,24%, Nissan avançou 1,35% e a Honda subiu 2,89%.

Em outros lugares, o dólar australiano foi negociado a US $ 0,724, fortalecendo-se de níveis abaixo de US $ 0,7120 na semana anterior.

EUROPA: Os mercados europeus operam majoritariamente em alta na manhã de quarta-feira, com os investidores ignorando a escalada das tensões comerciais entre os EUA e a China.

O índice Stoxx 600 avança 0,18% com a maioria dos setores em território positivo, exceto os setores de mídia, varejo, tecnologia e alimentos e bebidas.

As ações da Danske Bank estão sendo negociadas em baixa próximo de 4% depois que o CEO do banco dinamarquês renunciou depois do banco anunciar o resultado de uma investigação de que bilhões de euros foram lavados através da agência estoniana do banco.

O setor de recursos básicos apresenta melhor desempenho no índice Stoxx na quarta-feira, com alta de 1,27%. Entre os melhores desempenhos estão as ações de mineração listadas na FTSE, incluindo a Glencore, a Antofagasta e a Rio Tinto, todas com uma alta de 1,6%.

As ações da Kingfisher figura  na parte de baixo do Stoxx 600, com queda de 6,9%, depois que a varejista registrou queda de 15% nos lucros do semestre.

Os líderes europeus estão chegando à Áustria para uma reunião informal em que espera-se que assuntos como imigração e o Brexit sejam os principais temas de discussão. A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, está preparada para pedir à UE que mostre "boa vontade e determinação" para evitar um Brexit desordenado, disse uma fonte não identificada à Reuters na terça-feira.

Relatórios recentes sugerem que o presidente da França, Emmanuel Macron, está se preparando para usar a reunião de quinta-feira para encorajar os líderes da UE a apoiar as propostas do Reino Unido para um acordo pós-Brexit. Uma reunião inteiramente dedicada às negociações do Brexit é esperada para novembro.

EUA: Os futuros do índice de ações dos Estados Unidos lutam pra definir uma direção antes da abertura de quarta-feira, apesar do sentimento positivo vistos nos mercados internacionais.

Na sessão anterior, as ações registraram ganhos expressivos após o governo americano anunciar que aplicaria novas tarifas de 10% a US $ 200 bilhões em importações chinesas, das quais subiriam para 25% até o final do ano, surpreendendo os mercados. A notícia provocou uma retaliação da China na terça-feira, que anunciou taxas de mais de 5.000 produtos americanos, no valor de $ 60 bilhões, que entraria em vigor na próxima semana em 24 de setembro, de acordo com a Reuters.

O Ministério do Comércio da China anunciou que apresentou uma queixa à Organização Mundial do Comércio contra a última onda de tarifas dos EUA, acrescentou a agência de notícias.

No front de dados econômicos, às 9h30, serão divulgado as licenças de inicio de construções e o relatório de transações internacionais dos EUA. 

Entre as empresas que divulgarão seus resultados, a Red Hat e a Herman Miller estão programadas para lançar seus últimos relatórios corporativos.

Nenhum membro do Federal Reserve dos EUA está programado para falar na quarta-feira.

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,02%
SP500: -0,07%
NASDAQ: -0,01%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário