Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUINTA-FEIRA 09/05/2019

ÁSIA: As bolsas da Ásia caíram nesta quinta-feira, com os investidores permanecendo cautelosos depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que a China "quebrou o acordo" nas negociações comerciais em andamento.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 3,04%, a maior perda percentual diária desde meados de outubro de 2018, segundo a Reuters. As ações da gigante Samsung Electronics caíram 4,07% e a fabricante de chips SK Hynix caiu 5,35%.

Na China, o composto de Xangai caiu 1,48% e o Shenzhen Composite caiu 1,28%. O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 2,39%.

O Nikkei do Japão caiu 0,93%, enquanto o índice Topix, mais amplo, caiu 1,38%. As ações da montadora Honda Motor caíram 4,68%, apesar da companhia prever um aumento de 6% no lucro operacional para o atual ano fiscal.

O ASX 200 na Austrália, por sua vez, contrariou a tendência regional de queda para fechar 0,42% mais alto. As ações da Kidman Resources subiram acima do preço de oferta de US $ 1,90 por ação da Wesfarmers feita na quarta-feira, provocando especulações de que uma oferta rival poderia aparecer. Outras mineradoras de lítio subiram. A Orocobre subiu 4,6%, a Pilbara Minerals avançou 3,3% e a Galaxy Resources adicionou 7,5%.

Entre as mineradoras, BHP caiu 0,4%, Fortescue Metals recuou 0,5% e Rio Tinto perdeu 0,7%. 

EUROPA: As bolsas de valores da Europa negociam em baixa na manhã de quinta-feira, com aumento das tensões comerciais entre os EUA e a China. 

O Stoxx 600 cai 0,79%, depois de tomar um fôlego quarta-feira quando subiu 0,2%. Todos os principais setores são negociados em baixa, com os automóveis liderando as perdas.

O grupo aeroespacial italiano Leonardo registra o melhor desempenho na Europa no meio da manhã, com suas ações subindo mais de 6%, seguido de perto pela empresa de materiais de construção alemã HeidelbergCement, que sobe pouco mais de 2%. As ações da gigante britânica de energia Centrica, no entanto caem 9%.

Entre as mineradoras listadas em Londres, Anglo American cai 1,1%, Antofagasta recua 1,5%, BHP perde 1,3% e Rio Tinto recua 0,6%. 

O FTSE 100 do Reino Unido cai 0,34% após subir 0,2% na quarta-feira. A libra cai 0,1691% para US $ 1,2998, depois de recuar 0,4% na quarta-feira.

O CAC 40 da França perde 1,18%, após recuperação de 0,4% na quarta-feira.

Na Alemanha, o DAX 30 cai 0,78%. Na quarta-feira subiu 0,7%.

O FTSE MIB da Itália  cai 0,97%, acrescentando a queda de 0,1% na quarta-feira.

EUA: Os futuros de ações operam em baixa na manhã desta quinta-feira, acompanhando as perdas na Ásia e Europa, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou retaliar a China, alegando que o país de ter "quebrado o acordo".

Na quarta-feira, o DJIA Industrial Dow Jones Average avançou 0,01%, para 25.967,33 pontos, mas o S ​​& P 500 caiu 0,16%, enquanto o Nasdaq Composite Index recuou 0,26%.

Na semana, os três principais índices caem em pelo menos 2%. O Dow sofreu sua maior queda percentual desde o dia 3 de janeiro na terça-feira.

Com os investidores aguardando o início das negociações comerciais, que devem começar em Washington nesta quinta-feira, os comentários de Trump para seus correligionário na Flórida na noite de quarta-feira pareciam chocá-los novamente.

O Ministério do Comércio da China, em um comunicado, sem fornecer detalhes específicos disse que lamenta profundamente se as medidas tarifárias dos EUA forem implementadas e que a China tenha que tomar as contra-medidas necessárias.

Os principais representantes comerciais de Pequim, incluindo o vice-primeiro-ministro Liu He, irão a Washington na quinta-feira para retomar as negociações, mas um tweet do Hu Xijin, o editor-chefe do Global Times da China, disse na quarta-feira, que as autoridades estão indo à Washington, simplesmente porque foram convidadas. O tabloide é publicado pelo Diário do Povo do Partido Comunista.

Na agenda do Fed, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, deve dar “breves comentários" na abertura da conferência de pesquisa de desenvolvimento comunitário do Fed às 9h30. O presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, fará um discurso no mesmo evento às 14h15 e o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, comparecerá à convenção da Associação de Banqueiros de Louisiana em Nova Orleans às 11h45.

Quanto aos dados econômicos, as reivindicações semanais de desemprego, o déficit comercial de março e os preços ao produtor para abril serão divulgados às 9h30 da manhã. Os estoques de atacado para março são devidos às 11h00.

ÍNDICES FUTUROS - 7h45:
Dow: -0,71%
SP500: -0,71%
NASDAQ: -0,81%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário