Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEGUNDA-FEIRA 20/05/2019

ÁSIA: As bolsas da Ásia fecharam sem direção na sessão desta segunda-feira em meio à uma série de desenvolvimentos geopolíticos na região.

O Nikkei do Japão subiu 0,24%, à medida que as ações de pesos-pesados ​​do índice, como Fast Retailing e Softbank Group, avançaram. O Topix, mais amplo, subiu ligeiramente para terminar seu dia de negociação em 1.554,92 pontos. Os movimentos vieram depois que a economia do Japão cresceu a uma taxa anualizada de 2,1% no primeiro trimestre, segundo dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados nesta segunda-feira, superando as expectativas do mercado de contração de 0,2%.

Na Coreia do Sul, o Kospi fechou estável em 2.055.71 pontos.

O ASX 200 na Austrália subiu 1,74%, depois que a coalizão conservadora da Austrália conseguiu a maioria parlamentar na segunda-feira nas eleições.

O sub-índice financeiro disparou 5,85%, com as ações do Commonwealth Bank da Austrália saltando 6,27% e o National Australia Bank avançando 7,90%. ANZ Banking Group subiu 7,78%, enquanto Westpac disparou 9,21%. As mineradoras tiveram um desempenho mais discreto. Fortescue Metals avançou 3,1% e Rio Tinto fechou em alta de 1,3%, à medida que o minério de ferro atingia US $ 100 a tonelada pela primeira vez desde maio de 2014. BHP caiu 0,7%, à medida que os preços do petróleo recuavam durante o horário asiático. Woodside Petroleum caiu 0,4%, o Beach Energy caiu 0,5% e o Oil Search recuou 0,7%. 

Na Índia, o Nifty 50 saltou 2,9%, após pesquisas de boca de urna apontarem que o primeiro-ministro Narendra Modi deve retornar ao poder após a eleição geral do país.

Na China continental, as ações encerraram o pregão em baixa. O composto de Xangai caiu 0,41%, enquanto o Shenzhen Composite caiu 0,75%. O índice Hang Seng de Hong Kong caiu mais de 0,57%.

As bolsas nos Estados Unidos caíram na sexta-feira, após notícias de que as negociações comerciais entre os EUA e a China estão paralisadas. Fontes disseram que as discussões para futuras negociações comerciais estão suspenso depois que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aumentou o cerco sobre empresas de telecomunicações chinesas. 

No fim de semana, a Reuters informou que o Alphabet, dona da Google, suspendeu alguns negócios com a gigante de telecomunicações chinesa Huawei. A Huawei Technologies perderá imediatamente o acesso à atualizações do sistema operacional Android e a próxima versão de seus smartphones para exportação também perderá acesso á aplicativos e serviços populares, incluindo o Google Play Store e o aplicativo Gmail, segundo o relatório da Reuters.

Na semana passada, o governo tornou mais difícil para as empresas americanas fazerem negócios com a Huawei, que desde então, precisam agora de uma licença governamental.

EUROPA: Os mercados europeus negociam em baixa na manhã desta segunda-feira, com os investidores digerindo os desenvolvimentos geopolíticos e os balanços das empresas.

O índice europeu STOXX 600 cai 0,6% no pregão matutino, lideradas pelas ações de tecnologia, com uma queda de 1,7% após aumento das investidas contra empresas de tecnologia chinesas.

As ações de empresas de viagens e lazer caem 1% devido após resultados decepcionantes da Ryanair. A companhia registrou seu lucro anual mais fraco em quatro anos e disse que os lucros podem cair ainda mais no ano que vem, com a maior companhia aérea da Europa lutando contra o excesso de capacidade, o Brexit e os atrasos na entrega do Boeing 737 Max. As ações recuam 1,8%.

O setor de óleo e gás opera estável nos primeiros acordos, enquanto o de telecomunicações e serviços públicos foram os únicos setores que apresentam ligeiros ganhos.

Entre as mineradoras listadas em Londres, Anglo American cai 1,7%, Antofagasta recua 1,2%, BHP perde 0,8% e Rio Tinto opera em ligeira alta de 0,2%.

Investidores estão monitorando riscos geopolíticos depois que o presidente Donald Trump lançou uma nova ameaça à Teerã, twittando que o conflito no Oriente Médio seria o “fim oficial” do Irã, enquanto a Arábia Saudita advertiu que está pronta para responder com "toda a força".

As ações da fabricante de chips alemã Infineon caem 3,4% no início do pregão, depois de relatos de que a empresa também seguirá o exemplo da Google e suspenderá seus negócios com a Huawei. A empresa de semicondutores franco-italiana STMicroelectronics cai 7% em meio à temores de interrupção de sua base de clientes após a Huawei ser colocada na lista negra.

O New York Times também informou no domingo que especialistas do Deutsche Bank detectaram atividades suspeitas em contas de Trump e do genro, Jared Kushner, entre 2016 e 2017. As ações do banco recuam 2%, enquanto o compatriota Commerzbank recua 2,8%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos Estados Unidos operam em baixa na manhã de segunda-feira, devido preocupações com a intensificação das consequências da ofensiva dos EUA contra a Huawei pesando sobre o sentimento do mercado.

Na semana passada, o governo do presidente Donald Trump acrescentou a empresa de telecomunicações chinesa Huawei a uma lista negra comercial. O anúncio levou a Alphabet’s Google a suspender os negócios com a Huawei, que envolvem a transferência de hardware, software e serviços técnicos essenciais. Isso significa que a Huawei não pode mais usar a licença do sistema operacional Android da Google e outros serviços oferecidos por ela. A Huawei agora só poderá usar uma versão pública do sistema operacional do Google através do Android Open Source Project.

A intensificação da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo continua a manter os mercados financeiros no limite, no entanto, a decisão dos EUA de remover as tarifas sobre o aço e o alumínio canadenses e mexicanos fornece um pouco de alívio para os investidores.

A ministra das Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, disse que Ottawa se moverá rapidamente para ratificar o novo pacto comercial com os americanos.

Entre as notícias corporativas, Pinduoduo, Game Technology e Qudian estão entre algumas das empresas programadas para relatar seus últimos números trimestrais antes do sino de abertura.

Nenhum relatório de dados econômicos importantes foi esperado na segunda-feira.

ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: -0,52%
SP500: -0,62%
NASDAQ: -1,19%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário