Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEGUNDA-FEIRA 01/07/2019

ÁSIA: Os mercados da região Ásia-Pacífico subiram na segunda-feira após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e o presidente da China, Xi Jinping, concordarem em suspender novas tarifas, em um esforço para retomar as negociações comerciais.

Ações chinesas do continente subiram no dia. O composto de Xangai avançou 2,22%, enquanto o Shenzhen Composite adicionou 3,46%. O índice CSI 300, que acompanha as maiores ações listadas no continente, subiu 2,88%.

No Japão, o Nikkei subiu 2,13%, com a fabricante de robôs e peso-pesado do índice, Fanuc subindo cerca de 3%. O índice Topix ganhou 2,17%.

O australiano S & P / ASX 200 subiu 0,44% para terminar seu dia de negociação em 6.648,10 pontos. Entre as mineradoras, BHP e Rio Tinto avançaram 1,2% cada, enquanto Fortescue subiu 1,7%.

Em sentido contrário, Kospi da Coreia do Sul fechou em baixa de 0,28%, com as ações da Samsung Electronics caindo 0,85%. 

O índice Hang Seng de Hong Kong permaneceu fechada na segunda-feira por conta de um feriado.

A decisão Trump e Xi saíram de uma reunião nos bastidores da reunião do Grupo dos 20 em Osaka, no Japão. Ambas as partes confirmaram em comunicados separados que não pretendiam cobrar novas tarifas contra os produtos uns dos outros no presente momento. Ainda assim, analistas disseram que é improvável que a decisão estimule novos negócios, pois embora o pior tenha sido evitado, a ameaça de novas tarifas permanece e é improvável que a trégua dê muita confiança à investimento das empresas e novas contratações.

Analistas do Citi disseram em uma nota: “Esperamos que a trégua dure até o final do ano, com 2020 sendo potencialmente um ano de ‘Deal-maker’”.

Sobre o tema da Huawei, Trump sugeriu que ele estará revertendo a decisão de seu governo de proibir as empresas americanas de vender produtos para o gigante das telecomunicações chinesas. Anteriormente, Washington havia descrito a gigante da tecnologia como um risco de segurança para os EUA e seus aliados. Ainda assim, Trump disse que a questão da Huawei só será resolvida na conclusão das negociações.

A atividade manufatureira chinesa recuou em junho. Dados divulgados na segunda-feira de uma pesquisa privada mostraram que a atividade da fábrica chinesa em junho encolheu inesperadamente. O Índice PMI de fábrica da Caixin / Markit para junho foi de 49,4. Os analistas esperavam que o indicador chegasse aos 50. Uma leitura do PMI acima de 50 indica expansão, enquanto aqueles abaixo desse valor sinalizam contração. 

A atividade manufatureira chinesa oficial divulgado no domingo encolheu mais que o esperado em junho. O Índice PMI oficial ficou em 49,4 em junho, inalterado em relação ao mês anterior e abaixo das expectativas de 49,5.

EUROPA: Os mercados europeus avançam na segunda-feira após Trump e Xi Jinping terem concordado em suspender as tarifas adicionais em uma tentativa de retomar as negociações.

O Pan-Europeu Stoxx 600 sobe 1,1% no início da sessão, com o setor de tecnologia liderando os ganhos, já que todos os setores negociam em território positivo.

Fabricantes de chips europeus monopolizam o topo do índice blue chip europeu na segunda-feira em resposta à notícia sobre a Huawei. As ações da AMS subiu 9,8%, enquanto a STMicro, ASMI e Infineon avançam mais de 5%. O índice de tecnologia Stoxx 600 atingiu o maior valor em um ano nos primeiros acordos.

O grupo italiano de infra-estrutura Atlantia viu suas ações caírem para o fundo do Stoxx 600, após temores de que o governo italiano possa rescindir uma concessão nacional de rodovias, responsável por um terço dos lucros da empresa.

Entre as empresas de mineração listada em Londres, anglo American sobe 1,4%, Antofagasta sobe 2,3%, enquanto BHP sobe 1,4% e Rio Tinto adiciona 1%.

Uma reunião emergencial da cúpula da União Europeia para decidir que os altos cargos do bloco enfrentam problemas novamente, depois que um acordo preparado por vários líderes europeus para designar o ex-chanceler holandês Frans Timmermans como presidente da Comissão Europeia foi rejeitado pela centro-direita e líderes da Europa Oriental.

O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse que a primeira entrega do sistema russo de defesa antimísseis S-400 ocorrerá dentro de 10 dias, informou a emissora NTV no domingo, um dia depois que Erdogan disse que Trump havia dito que não haveria sanções americanas sobre o acordo.

EUA: Os futuros de ações dos EUA iniciam o segundo semestre com uma nota positivo após um grande primeiro semestre.

Trump disse que a reunião foi tão bem quanto poderia, observando: “Estamos de volta aos trilhos”. A agência de notícias estatal chinesa Xinhua disse que os dois líderes concordaram em “reiniciar as consultas comerciais entre seus países com base na igualdade e respeito mútuo”.

Trump acrescentou que os EUA vão aliviar as restrições às empresas americanas de venderem produtos para a Huawei, a gigantesca empresa de telecomunicações da China. Os EUA impediram que as empresas vendessem para a Huawei em maio, citando preocupações com a segurança nacional. O presidente dos EUA também disse que a China “compraria mais produtos agrícolas”.

A revogação da proibição da Huawei pode favorecer ações de fabricantes de chips, como a Skyworks Solutions, a Qorvo e a Micron Technology , todas com exposição à receita da Huawei. A Skyworks e a Micron caíram pelo menos 10% em 2019 até o pregão de sexta-feira. Qorvo caiu 16,9% no acumulado do ano.

Chetan Ahya, chefe global de economia do Morgan Stanley, descreveu o resultado da reunião como “uma pausa incerta”.

Comentários de Larry Kudlow, diretor do Conselho Econômico Nacional, aumentaram a incerteza em torno das relações comerciais EUA-China. Kudlow disse no domingo que Trump não estava concedendo anistia geral à Huawei. Ele também disse que não há cronograma para quando o acordo pode ser finalizado.

Espera-se que os ganhos do segundo trimestre para o S & P 500 caiam em uma base anual, de acordo com dados da FactSet. Os analistas também reduziram a previsão de lucros do terceiro trimestre ao mostrar uma contração em relação ao ano anterior, já que as expectativas de lucro para as multinacionais com exposição à China azedaram.

A China e os EUA estão envolvidos em uma guerra comercial há mais de um ano. Naquela época, os EUA impuseram tarifas sobre mais de US $ 250 bilhões em importações chinesas. A China retaliou com impostos próprios sobre produtos dos EUA.

Entre as notícias econômicas, os dados de gastos de fabricação e construção de ISM são esperados às 11h00 da manhã.

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +1,09%
SP500: +1,15%
NASDAQ: +1,82%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário