Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUINTA-FEIRA 31/10/2019

ÁSIA: As bolsas na Ásia fecharam sem direção nesta quinta-feira, depois que o Federal Reserve dos EUA cortou as taxas de juros pela terceira vez neste ano e indicou a possibilidade de uma pausa na flexibilização da política monetária.

O Kospi da Coreia do Sul fechou em alta de 0,15%. A Samsung Electronics reportou ganhos melhores do que as diretrizes fornecidas pela empresa no início de outubro. O lucro operacional nos três meses encerrados em setembro caiu 56% em relação ao mesmo período do ano anterior. Suas ações encerraram o dia estável após um salto de mais de 1% durante a sessão após a divulgação dos resultados.

No Japão, o Nikkei subiu 0,37%, enquanto o índice Topix terminou ligeiramente mais alto em 1.667,01 pontos. O Banco do Japão (BoJ) anunciou que manteria a política monetária estável, mas sinalizou em suas orientações futuras a possibilidade de reduzir as taxas, se necessário.

As ações da China continental caíram no dia. O composto de Xangai caiu 0,35%, enquanto o composto de Shenzhen caiu 0,76%. O índice Hang Seng de Hong Kong, por outro lado, avançou 0,90%.

A China informou que a atividade fabril no país contraiu pelo sexto mês consecutivo em outubro. O PMI oficial chegou a 49,3 em outubro. Em setembro, o PMI oficial de fabricação era de 49,8, marcando uma baixa de oito meses. Enquanto isso, o índice PMI oficial de serviços caiu para 52,8 em outubro, ante 53,7 em setembro, marcando o ponto mais baixo desde fevereiro de 2016. O nível 50 separa expansão da contração.

O S & P / ASX 200 na Austrália caiu 0,39% no dia, com o subíndice financeiro fortemente ponderado reduzindo 1,11%. As ações da ANZ Bank caíram 3,26% depois de anunciar que seu lucro para o ano encerrado em 30 de setembro de 2019 havia caído 7% em relação ao ano anterior. Entre as mineradoras, BHP caiu 0,8% e Rio Tinto fechou em queda de 0,3%.

No geral, o índice MSCI Asia ex-Japan fechou em alta de 0,4%.

As ações das fornecedoras da Apple na região se beneficiaram com os ganhos reportados pela gigante da tecnologia de Cupertino que divulgou na quarta-feira ganhos acima das expectativas sinalizando um quarto trimestre brilhante pela frente. No Japão, as ações da Sharp avançaram 1,53% e a Kyocera subiu 1,49%, enquanto a Taiyo Yuden caiu 1,16%. A LG Display da Coreia do Sul ganhou 1,11%, enquanto as ações da Largan Precision em Taipei subiram 3,47%. As ações da Sunny Optical listadas em Hong Kong dispararam 7,96%, enquanto a AAC Technologies subiu 3,35%.

EUROPA: As bolsas europeias mantém um tom cauteloso na manhã de quinta-feira, depois que o Federal Reserve dos EUA cortou as taxas de juros pela terceira vez este ano, enquanto a temporada de lucros das empresas continua impactando os mercados.

O índice pan-europeu Stoxx 600 abriu em alta de 0,2%, mas reverte o curso e passa a cair 0,50% ainda no meio da manhã após relatos sobre as negociações comerciais EUA-China.

A sessão de quinta-feira começou com um anúncio histórico de fusão da montadora ítalo-americana Fiat Chrysler (FCA) e da rival francesa PSA Peugeot Citroen, que criará a quarta maior fabricante de automóveis do mundo. A FCA pagará aos seus acionistas um dividendo especial de 5,5 bilhões de euros (US $ 6,1 bilhões) e as duas empresas se unirão por meio de uma troca de ações na proporção de 50 cada. As ações da nova empresa serão listadas em Nova York, Paris e Milão. As ações da FCA saltam cerca de 8,6% no início do pregão, liderando o índice europeu de blue chips, enquanto as da PSA caem 8,9%.

As mineradoras registram um dia de baixas em Londres. Anglo American cai 1,6%, Antofagasta recua 2,5%, BHP e Rio Tinto caem 1,4% cada.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson e o principal líder da oposição, Jeremy Corbyn, começam suas campanhas nesta quinta-feira, antes do que promete ser uma eleição histórica em dezembro.

A economia da zona do euro cresceu 0,2% no terceiro trimestre, um aumento de 1,1% em relação ao ano anterior, informou o Eurostat em uma estimativa preliminar. O Eurostat também registrou inflação de 0,7% em relação ao ano anterior em outubro, queda de 0,1 ponto percentual em relação a setembro. O desemprego em setembro ficou em 7,5%. Economistas consultados pelo FactSet esperavam um aumento de 0,1% no PIB, inflação de 0,7% e desemprego de 7,4%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA abriram em alta na manhã de quinta-feira após o Federal Reserve reduzir as taxas de juros em 25 pontos base pela terceira vez neste ano na quarta-feira. Comentários do presidente Jerome Powell indicaram que o banco central estaria interrompendo a flexibilização da política monetária por enquanto e não haverá aumento até que a inflação suba “significativamente”.

Os futuros de ações passaram a cair, após a Bloomberg Television informar que a China duvida que possa chegar a um acordo comercial de longo prazo com o presidente Trump. 

A temporada de ganhos continua no topo da agenda dos investidores, depois que a Apple previu na quarta-feira vendas acima das expectativas para a temporada de festas, enquanto o Facebook registrou o terceiro trimestre consecutivo de alta nas vendas.

Entre os dados econômicos, uma penca de dados devem ser divulgados às 9h30, incluindo o índice de preços do PCE (gastos de consumo pessoal) e os números do índice de preços do PCE, além de receitas e despesas pessoais. Também são esperados números sobre salários e os últimos números das reivindicações semanais de desemprego. Às 10h45 está prevista a divulgação do Chicago PMI. 

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: -0,27%
SP500: -0,28%
NASDAQ: -0,16%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário