Veja Também

Veja Também

RESENHA DA BOLSA - QUARTA-FEIRA 30/06/2021

 

ÁSIA: Os principais mercados asiáticos fecharam sem direção nesta quarta-feira, com os preços do petróleo continuando a subir, enquanto a China divulgou dados sobre a atividade manufatureira pela manhã.

O PMI de manufatura oficial da China cresceu em um ritmo mais lento em junho, afetado pelo ressurgimento de casos de Covid-19 na província de Guangdong, importante polo exportador, que levou à interrupção de portos. A leitura de junho caiu para 50,9, ante 51 em maio, de acordo com a Reuters. A marca de 50 pontos separa o crescimento da contração. As ações da China Continental subiram.

O composto de Xangai subiu 0,50% para fechar em 3.591,20 pontos, enquanto o Shenzhen saltou 1,08% para 15.161,70 pontos. Os siderúrgicas e mineradoras chinesas estão parando suas operações para comemorar a celebração do 100º aniversário do Partido Comunista Chinês no final desta semana, em um movimento que pode elevar os preços do carvão. Em Shanxi, a maior província produtora de carvão do país, 128 das minas do combustíveis fósseis, responsáveis por quase um quarto da capacidade da região, suspenderam as operações. Em Hubei, todas as 17 minas de carvão da província estão paradas até 5 de julho, de acordo com o governo local. Os futuros do carvão na China subiram para níveis recordes à medida que inspeções de segurança e restrições às importações da Austrália prejudicam a oferta e à medida que a atividade econômica robusta alimenta a demanda. Embora o governo tenha implementado medidas para esfriar os mercados, os preços permanecem mais de 40% acima do que a um ano atrás. As celebrações também podem prejudicar as redes de transporte, uma vez que algumas áreas proíbem a entrada de caminhões que transportam carvão.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,53%.

O Nikkei do Japão caiu 0,07%, para 28.791,53 pontos e o Topix caiu 0,3% fechando em 1.943,57 pontos. A produção industrial do Japão caiu 5,9% em junho em relação ao mês anterior.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,30%, fechando em 3.296,68 pontos. A produção sul-coreana caiu 0,7%, mas as ações de tecnologia subiram. SK Hynix subiu 2% e LG Electronics subiu 1,55%.

Na Austrália, o S & P / ASX 200 subiu 0,16% para 7.313,00 pontos. As principais mineradoras fecharam em território positivo. BHP subiu 1,3%, Rio Tinto avançou 1,5% e Fortescue Metals subiu 1,1%. Entre as produtoras de petróleo, Oil Search subiu 1,3%, Santos caiu 2%. Os preços do petróleo continuam subindo nesta semana depois de atingir seu nível mais alto desde 2018 na semana passada.

EUROPA: As bolsas europeias recuam com temores de inflação e pandemia persistente.

Estendendo as perdas iniciais, o índice Stoxx Europe 600 cai 1,25%. O índice sobe cerca de 14% no primeiro semestre do ano, 6% no segundo trimestre e 2% no mês.

O alemão DAX 30 cai 0,97%, o CAC 40 recua 0,91%, enquanto o IBEX 35 da Espanha e o FTSE MIB da Itália operam em baixa de 1,06% e 0,87%.

Em Londres, o FTSE 100 recua 0,51%. Entre as mineradoras listada na LSE, Anglo American cai 0,9%, Antofagasta recua 0,1%, BHP perde 1% e Rio Tinto cai 0,6%. Entre as gigantes do setor de petróleo, BP cai 0,7% e Royal Dutch Shell cai 0,5%.

O PIB do primeiro trimestre do Reino Unido foi confirmado em -1,6% em relação ao trimestre anterior, ligeiramente abaixo das expectativas, enquanto o investimento empresarial caiu 10,7% no trimestre, uma vez que o país sofreu medidas restritivas de bloqueio. O Office for National Statistics também revelou que a poupança das famílias britânicas cresceu acentuadamente durante o período, aumentando as esperanças de gastos reprimidos do consumidor com a reabertura da economia.

A inflação da zona do euro esfriou. Em junho, ficou em 1,9%, ante 2,0% em maio, mas em linha com as projeções e a meta do Banco Central Europeu de 2%. No entanto, espera-se que volte a subir acima de 2,5% no final do ano, de acordo com as últimas projeções do BCE.

EUA: Os futuros dos índices das ações dos EUA caem na manhã de terça-feira, já que o mercado se prepara para encerrar a primeira metade de 2021 e o segundo trimestre em território positivo.

Até agora, o S&P 500 subiu 14% no ano, enquanto o Nasdaq Composite e o Dow subiram 12% cada. Para o trimestre, o S&P 500 subiu 8%. S&P 500 e o Nasdaq registraram novos recordes de fechamento na terça-feira.

Os investidores ignoraram as leituras de aumento de inflação e continuaram comprando ações na esperança de que uma recuperação econômica da pandemia continue. As três maiores altas do Dow neste ano até agora são o Goldman Sachs, American Express e Walgreens Boots Alliance, todos com mais de 30% de alta. Chevron, Microsoft e JPMorgan Chase subiram mais de 20% cada.

Boas notícias para o primeiro semestre geralmente são um bom presságio para o resto do ano. Historicamente, sempre que houve um ganho de dois dígitos no primeiro semestre, o Dow e o S&P 500 nunca terminaram aquele ano com um declínio anual, de acordo com dados do Refinitiv, que acompanha desde 1950.

Durante a sessão regular de terça-feira, os índices registraram poucas alterações. O S&P 500 atingiu sua 4ª sessão positiva consecutiva, um novo recorde de todos os tempos. O S&P 500 encerrou o dia em alta de 0,03%, o Dow Jones subiu 9 pontos, ou alta de 0,03% e o Nasdaq Composite encerrou o dia em alta de 0,19%

As ações de construtoras subiram na terça-feira depois que a S&P CoreLogic Case-Shiller publicou seu Índice Nacional de Preços de Casas, cujos preços das casas subiram mais de 14% em abril em relação ao ano anterior e várias cidades importantes nos EUA tiveram seus maiores ganhos anuais de preços. As ações da Lennar subiram quase 1% e as ações do PulteGroup subiram 1,9%. O índice de confiança do consumidor do Conference Board também atingiu seu nível mais alto desde março de 2020.

Na agenda econômica de hoje, a ADP deve apresentar seu relatório de junho do número de vagas de empregos adicionado na rede privadas, às 9h15, antes do relatório de empregos oficial que sairá na sexta-feira. O Chicago PMI sairá às 10h15, enquanto os pedidos semanais de hipotecas e os dados de vendas de casas pendentes devem ser publicados às 11h00. Os estoques semanais de petróleo dos EUA sairá às 11h00.

A empresa farmacêutica Moderna disse que um estudo in vitro revelou que sua vacina COVID-19 pode proteger contra várias variantes, incluindo a delta, que avança ao redor do mundo.

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:
Dow: -0,17%
SP500: -0,11%
NASDAQ: -0,09%

%COMMODITIES:
MinFe Dailan: -0,72%
Brent: +0,75%
WTI: +0,99%
Soja: -0,15%
Ouro: -0,30%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário