ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, com as ações de Hong Kong liderando os ganhos entre os principais mercados da região, depois que o Nasdaq Composite, índice que agrega ações de alta tecnologia saltou para um recorde de fechamento, após a aprovação permanente da vacina contra Covid-19 da Pfizer-BioNTech pela Food and Drug Administration dos EUA.
O índice Hang Seng de Hong Kong fechou em alta de 2,46% em 25.727,92 pontos, com ações de empresas chinesas de tecnologia listadas na cidade disparando: a gigante da internet Tencent subiu 8,81%, enquanto a Meituan avançou 13,51% e a Alibaba somou 9,47%. O índice Hang Seng Tech ganhou 7,06%.
Na China Continental, o composto de Xangai subiu 1,07%, para 3.514,47 pontos, enquanto o Shenzhen Component avançou 0,88%, para 14.663,55 pontos. A Reuters relatou que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos começou a emitir novos requisitos de divulgação para empresas chinesas que desejam listar em Nova York, como parte de um esforço para aumentar a conscientização dos investidores sobre os riscos envolvidos.
O Nikkei no Japão subiu 0,87% para fechar em 27.732,10 pontos, enquanto índice Topix avançou 1% em 1.934,20 pontos.
O Kospi da Coreia do Sul saltou 1,56% para fechar em 3.138,30 pontos.
Na Austrália, o S & P / ASX 200 subiu 0,17% no dia, para 7.503 pontos. As gigantes da mineração BHP e Rio Tinto encontraram um suporte mais firme depois que os preços do minério de ferro pararam de cair. A commodity caiu $US 20 por tonelada na semana passada. Rio Tinto fechou 1,3% maior e BHP ganhou 1% e Fortescue acrescentou 1,4%. Segundo especialistas, do ponto de vista da análise técnica, os preços do minério de ferro encontra suporte a $US 125 por tonelada. Enquanto isso, os preços do ouro tem subido antes da conferência do Fed em Jackson Hole, subindo $US 13 na semana passada para $US 1.803. Membros do Federal Reserve tem dado opiniões conflitantes sobre a política fiscal e posições "short" sobre o ouro tem aumentado. A maioria das mineradoras de ouro avançou na terça-feira. Ações de petrolíferas se deram bem. Oil Search subiu 2,4%, enquanto Santos e Woodside Petroleum 3% cada.
Ações do setor de viagens australiano melhoraram depois que o estado de Nova Gales do Sul atingiu a marca de 6 milhões de pessoas com pelo menos uma dose de vacinação COVID-19. Nacionalmente, cerca de 31% da população com mais de 16 anos está totalmente vacinada, bem aquém da meta de 70% do governo. Qantas ganhou 5,5%, Webjet subiu 6,5% e Flight Centre subiu 6,7%.
O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão subiu 1,82%.
Mas nem tudo são flores na região. Partes da Ásia tem tido campanhas de vacinações mais lentas do que nos EUA e Europa e estão sujeitos à um maior risco de contágio para a variante delta. Os surtos na região levaram vários países a implementarem novas medidas de contenção, interrompendo a produção e o comércio em uma região que responde por 37% das exportações globais de mercadorias, além de dificultar os gastos dos consumidores e turismo. As pesquisas do PMI de manufatura da IHS Markit para julho mostram deterioração das condições de negócios na Indonésia, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã. Casos de infecções por COVID-19 vêm caindo na Índia, Taiwan e Indonésia, mas aumentando no Japão, Coreia do Sul, Malásia, Filipinas e Vietnã.
EUROPA: As bolsas europeias operam entre altas e baixas nesta terça-feira, com os investidores animados com a aprovação da vacina Pfize-BioNTech pela Food and Drug Administration dos EUA, mas acenam preocupações sobre o iminente movimento do Federal Reserve no encontro de Jackson Hole.
O pan-europeu Stoxx 600 opera próximo da estabilidade no meio da manhã, com as ações de viagens e lazer liderando os ganhos, enquanto os bancos caem.
O alemão DAX 30 sobe 0,23%, o francês CAC 40 cai 0,33%, IBEX 35 da Espanha recua 0,28% e o FTSE MIB da Itália opera em baixa de 0,16%.
Em Londres, o FTSE 100 cai 0,22%. Entre as mineradoras listada na LSE, Anglo American sobe 1,1%, Antofagasta adiciona 0,3%, BHP sobe 0,4%. A Rio Tinto sobe 1,3% após a mineradora anunciar que reiniciou operações na mina de Richards Bay, na África do Sul.
Entre os dados econômicos divulgados, o PIB alemão cresceu 1,6% no segundo trimestre. A expansão superou ligeiramente a estimativa anterior de um crescimento de 1,5% e foi impulsionada principalmente por gastos de consumidores e pelos gastos do estado.
Os investidores continuam de olho na situação no Afeganistão. A Reuters informou que os líderes do G-7 devem buscar uma decisão unificada na terça-feira quanto a reconhecer ou não a liderança do Taleban e impor sanções à organização.
CRIPTOMOEDAS: O Bitcoin atingiu a marca dos US $ 50.000 no domingo, a maior alta em mais de 3 meses, enquanto a criptomoeda continuou a sua recuperação.
A moeda digital subiu acima desse nível no domingo, de acordo com dados da Coin Metrics, mas chegou a ser negociado a $ 49.471,77 na segunda-feira e é negociado a $ 49.376,79 na manhã desta terça-feira.
O Bitcoin atingiu um recorde histórico de mais de $ 64.000 em abril, mas caiu muito em junho e julho, chegando a menos de $ 30.000. Uma das principais razões foi o aumento regulatório das autoridades chinesas, que forçou as operações de mineração de bitcoin a fechar e mudar para outros países, porém desde então, o bitcoin tem apresentado um aumento constante.
Nos últimos dias, dois anúncios importantes foram positivos para as criptomoedas. Na semana passada, a Coinbase disse que compraria US $ 500 milhões em criptografia em seu balanço patrimonial e alocaria 10% dos lucros em um portfólio de ativos criptográficos e na segunda-feira, o PayPal anunciou que lançaria seu serviço para permitir que as pessoas comprem, mantenham e vendam moedas digitais no Reino Unido.
Enquanto isso, outras moedas digitais também se beneficiaram e subiram.
EUA: Os futuros dos índices de ações sobem ligeiramente nas negociações matinais desta terça-feira, após uma ampla recuperação em Wall Street com a notícia de que os reguladores dos EUA concederam aprovação permanente para a vacina de Covid da Pfizer-BioNTech.
O mercado começou a semana em alta, à medida que ações sensíveis a uma recuperação econômica saltaram com o otimismo de que a aprovação da vacina abriria caminho para uma maior abertura da economia, face ao avanço da disseminação da variante delta.
O S&P 500 fechou a sessão de segunda-feira com alta de 0,85%, depois de atingir um recorde intradiário. O índice de referência terminou menos de 0,2% abaixo de sua máxima de todos os tempos registrado há uma semana. O Nasdaq Composite subiu 1,55% em recorde de fechamento. O Dow Jones Industrial Average ganhou 215,63 pontos, ou alta de 0,61%.
Os investidores estão de olho no simpósio de Jackson Hole, que este ano será de modo virtual, mas que deve movimentar os mercados, pois as autoridades podem detalhar planos para reduzir o estímulo monetário. O Federal Reserve iniciou discussões para retirar seu programa de compra de títulos de US $ 120 bilhões por mês até o final deste ano. A cúpula acontece virtualmente na quinta-feira e o presidente do Fed, Jerome Powell, fará um discurso na sexta-feira. Analistas esperam que o Fed faça um anúncio da redução para setembro ou novembro, mas provavelmente será uma redução gradual, sem compromisso com aumentos das taxas de juros. Lembrando que a Secretária do Tesouro Janet Yellen apoia a renomeação de Powell para continuar a liderar o banco central.
A temporada de balanços do segundo trimestre está terminando, com mais de 90% das empresas S&P 500 relatando resultados. A Best Buy deve divulgar os números antes do sino de abertura e a Nordstrom divulgará seu relatório após o fechamento.
Na agenda econômica, está prevista a divulgação das vendas de casas novas e o Richmond Manufacturing Index às 11h00.
ÍNDICES FUTUROS - 7h40:
Dow: +0,15%
SP500: +0,18%
NASDAQ100: +0,24%
COMMODITIES:
MinFe Dailan: +6,17%
Brent: +1,55%
WTI: +1,52%
Soja: +1,19%
Ouro: +0,05%
Bitcoin: +0,27%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra ou venda de ativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário