ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam sem direção nesta quarta-feira, à medida que as preocupações com a inflação desencadearam expectativas de que o Federal Reserve dos EUA poderia elevar as taxas de juros.
Alguns bancos centrais asiáticos já começaram a subir as taxas de juros para reduzir a inflação. A Nova Zelândia elevou sua taxa de juros de referência em 0,25% nesta quarta-feira para 0,75%. Em outubro, o Banco Central elevou a taxa de uma baixa recorde de 0,25% para 0,5%, a primeira alta desse tipo em mais de sete anos e removendo algumas medidas de apoio à economia, introduzida quando a pandemia de coronavírus começou.
O Nikkei do Japão caiu 1,58% para fechar em 29.302,66 pontos, na volta de um feriado na terça-feira.
O Kospi da Coreia do Sul caiu 0,1% para 2.994,29 pontos.
O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,14%, fechando em 24.685,50 pontos.
Na China Continental, o composto de Xangai subindo 0,10% para 3.592,70 pontos e o Shenzhen Component caiu 0,12% para 14.887,60 pontos.
O S & P / ASX 200 da Austrália fechou em baixa de 0,15%, em 7.399,40 pontos, com ações de tecnologia arrastando novamente o benchmark para baixo, enquanto o setor bancário, altamente ponderado, avançou. Ações de energia avançaram depois que o governo Biden anunciou que estaria liberando sua reserva estratégica, juntamente com outros países, numa tentativa de reduzir os preços do petróleo. Analistas dizem que a liberação das reservas de petróleo pode não necessariamente reduzir os preços do petróleo, mas dizem que pode servir de mensagem para a OPEP que se reúne na próxima semana para definir estratégias de produção. Santos ganhou 2,2%, Beach Energy avançou 2,4%, enquanto Woodside Petroleum e Whitehaven Coal ganharam 1,6%. As mineradoras tiveram um fechamento misto. BHP subiu 0,7%, Fortescue Metals avançou 0,3%, enquanto Rio Tinto caiu 0,2%.
O índice MSCI para Ásia-Pacífico exceto Japão subiu 0,07%.
A economia de Cingapura cresceu 7,1% no terceiro trimestre em comparação com o ano anterior, de acordo com o Ministério do Comércio e Indústria, maior do que a estimativa oficial anterior de 6,5%.
EUROPA: As bolsas europeias avançam na quarta-feira, com os investidores monitorando os dados mais recentes da zona do euro e o aumento da Covid na região.
O pan-europeu Stoxx 600 adiciona 0,11% nas negociações do fim da manhã, com as ações de petróleo e gás liderando os ganhos, enquanto as ações de viagens e lazer caem.
Os mercados europeus continuam monitorando a crise de Covid na região, com mais países considerando promover mais medidas para conter o aumento das infecções. Espera-se que a Alemanha tome decisão sobre medidas mais rígidas na quarta-feira, em meio a um aumento nos casos e a França registrou mais de 30.000 novas infecções diárias na terça-feira, pela primeira vez desde agosto.
Os investidores também estão digerindo os dados mais recentes das atividades econômicas da região. O PMI da IHS Markit, um indicador importante sobre saúde econômica, subiu de 54,2 em outubro para 55,8 em novembro, superando em muito as expectativas de economistas de uma queda para 53,2.
O sentimento empresarial alemão piorou novamente em novembro, à medida que os gargalos de oferta e o aumento dos casos de coronavírus ofuscaram as perspectivas de curto prazo. O índice IFO de clima de negócios caiu para 96,5 pontos em novembro, ante 97,7 pontos em outubro. Esta é a quinta queda consecutiva do indicador após atingir 101,8 em junho. A leitura está ligeiramente acima da previsão de consenso de economistas, que esperavam que o índice diminuísse para 96,4. Em novembro, as empresas ficaram menos satisfeitas com seus negócios atuais e também ficaram mais céticas sobre os próximos meses, disse o IFO. O índice IFO baseia-se em uma pesquisa com cerca de 9.000 empresas em manufatura, serviços, comércio e construção.
CRIPTOMOEDAS: O Bitcoin reverte a recente tendência de queda e sobe 0,21%, para US $ 56.719,70, o Ethereum avança 3,10%, para US $ 4.293,61, Cardano cai 5,31%, Solana sobe 1,53%, Dogecoin adiciona 1,26%, Shiba Inu despenca 9,03%, enquanto XRP cai 0,84% e Litecoin adiciona 0,95%.
EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA operam em ligeira baixa nas negociações matinais de quarta-feira, após o segundo dia de liquidação para as ações de tecnologia, pressionados pela alta dos rendimentos dos títulos, o que impulsionou as ações financeiras e de energia.
As ações de varejo sofreram nas negociações estendidas após os resultados trimestrais. Nordstrom despencou 23% e Gap caiu cerca de 16%. Ambas as empresas relataram quedas de lucros no último trimestre.
Na sessão regular, a maioria das ações de tecnologia fecharam no vermelho. O Nasdaq Composite caiu 0,50% na sessão de terça-feira, fechando em 15.775,10 pontos, enquanto o S&P 500 subiu 0,17%, para 4.690,70 pontos, enquanto as ações de bancos e energia ajudaram a empurrar o Dow Jones Industrial Average para uma alta de 0,55%, em 35.813,80 pontos.
A divergência entre os setores é um reflexo dos rendimentos do Tesouro, que tendem a elevar as ações dos bancos, enquanto esmaga os lucros das empresas de tecnologia e de alto crescimento. Os rendimentos dos títulos começaram a subir depois da renomeação de Jerome Powell pelo presidente Joe Biden como presidente do Federal Reserve na segunda-feira.
Na sexta-feira, antes do anúncio da renomeação de Powell, os investidores ficaram assustados com o ressurgimento da Covid-19 na Europa, o que empurrou as ações de tecnologia para cima.
O governo Biden anunciou um esforço coordenado com países consumidores de energia para liberar suas reservas estratégicas de petróleo bruto. Os EUA disse que liberará 50 milhões de barris, maior do que os 35 milhões de barris que haviam sido amplamente divulgados. A Índia anunciou planos para liberar 5 milhões de barris, enquanto o Japão deve liberar cerca de 4 milhões de barris. Analistas estimam que a participação da China, Coreia do Sul e Reino Unido eleve o número total de barris para 65 milhões a 70 milhões a serem liberados. A medida vem depois dos apelos de Biden para que a OPEP+ acelerasse os aumentos de produção. Em vez disso, na última reunião, o cartel manteve seu plano para aumentar lentamente a produção em incrementos mensais de 400.000 barris por dia. O mundo consumiu 97,53 milhões de barris de petróleo por dia este ano, ante 92,42 milhões de barris por dia em 2020, de acordo com a Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos. Em 2022, esse número deve aumentar para 100,88 milhões de barris por dia.
As negociações podem desacelerar nos próximos dias devido ao feriado de Ação de Graças, mas os investidores estarão assistindo a uma série de dados econômicos que serão divulgados na quarta-feira, incluindo reivindicações semanais de desemprego, uma atualização do PIB às 11h30, renda pessoal, leituras de confiança do consumidor às 13h00, estoques semanais de petróleo às 13h30 e a minuta do FOMC do Federal Reserve saíndo às 17h00.
Na quinta-feira, as bolsas americanas não abrem, enquanto na sexta-feira, a sessão será encurtada, fechando às 14h00.
ÍNDICES FUTUROS - 7h40:
Dow: -0,30%
SP500: -0,22%
NASDAQ100: -0,25%
COMMODITIES:
MinFe Dailan: +5,84%
Brent: -0,23%
WTI: -0,20%
Soja: +0,19%
Ouro: +0,30%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário