ÁSIA: Os mercados asiáticos seguiram a alta em Wall Street nesta quarta-feira, após discurso menos “hawkish” do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Senado dos Estados Unidos.
O Nikkei do Japão saltou 1,92%, fechando em 28.765,66 pontos. Destaque para ações de tecnologia. SoftBank subiu 6,03%.
O Kospi da Coreia do Sul subiu 1,54% para 2.972,48 pontos.
O índice Hang Seng de Hong Kong saltou 2,79% para fechar em 24.402,17 pontos, liderando os ganhos na região. O índice Hang Seng Tech subiu quase 5%. Tencent avançou 4,52%, Alibaba subiu 5,89%, Meituan saltou 9,33% e JD disparou 11,05%.
Na Austrália, o ASX 200 teve alta de 0,66%, fechando em 7.438,90 pontos. As produtoras de ouro subiram após o metal amarelo subir 1% na terça-feira. Kingsgate Consolidated disparou mais de 11%, enquanto Evolution Mining saltou 2,85% e Newcrest Minning subiu 2,32%. Entre as grandes mineradoras, BhP subiu 1%, Rio Tinto avançou 1,1%, enquanto Fortescue Metals caiu 0,8%. As produtoras de petróleo Santos e Woodside Petroleum fecharam em alta de 3,6% e 4,4%, respectivamente.
Os mercados da China continental também subiram. O composto de Xangai subiu 0,84%, fechando em 3.597,43 pontos e o Shenzhen Component subiu 1,39%, para 14.421,19 pontos. Destaque para os números da inflação chinesa para dezembro. O índice de preços ao consumidor da China subiu 1,5% em dezembro em comparação com um ano atrás, uma queda em relação ao aumento de 2,3% em novembro e menor do que o aumento de 1,8% esperado pelos economistas. Os preços para os produtores subiram 10,3% em relação ao ano anterior, desacelerando em relação ao aumento de 12,9% em novembro e abaixo da expectativa dos 11,1%.
Novos empréstimos emitidos por bancos chineses caíram em dezembro, de acordo com dados divulgados pelo Banco Popular da China na quarta-feira. Os bancos chineses emprestaram 1,13 trilhão de yuans (US$ 180 bilhões) em dezembro, abaixo de CNY 1,27 trilhão em novembro. O resultado superou o CNY 1,2 trilhão esperado por economistas. O financiamento social total, indicador de crédito que também inclui financiamento não bancário, ficou em CNY 2,37 trilhão em dezembro, ante CNY 2,61 trilhão em novembro e o M2 da China, indicador de oferta monetária, subiu 9,0% em dezembro em relação ao ano anterior, superando as expectativas de um aumento de 8,7% pelos economistas e superior ao crescimento de 8,5% em novembro. O banco central chinês adicionou mais liquidez ao mercado no mês passado, em um esforço para estimular uma economia em desaceleração.
EUROPA: As bolsas europeias avançam nesta quarta-feira, enquanto os investidores aguardam a última leitura dos dados de inflação dos EUA, acompanhado de perto pelo Federal Reserve.
O pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,70% no meio da manhã, com ações de recursos básicos subindo, enquanto as ações de saúde caem.
O alemão DAX 30 sobe 0,36%, o francês CAC 40 avança 0,47% e o FTSE MIB da Itália sobe 0,22%.
Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha sobe 0,11% e o portugês PSI 20 sobe 0,26%.
Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,69%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American sobe 4%, Antofagasta adiciona 3,2%, BHP sobe 3% e Rio Tinto avança 2,2%. As gigantes petrolíferas BP e Royal Dutch Shell sobem 1,9% cada.
EUA: Os futuros dos índices de ações tentam se estabilizar em território positivo nas negociações matinais de quarta-feira após uma alta em Wall Street, com os investidores indo às compras após um rali de vendas de cinco dias no S&P 500.
As ações de tecnologia sofreram uma forte liquidação no ano novo, depois que o Federal Reserve sinalizou um cronograma de aperto mais rápido do que o esperado, com o mercado apostando ver a primeira alta de juros já em março.
Os rendimentos dos títulos que dispararam no início de 2022, se estabilizaram na terça-feira, com o rendimento do Tesouro de 10 anos caindo para 1,76%, depois de atingir o nível de 1,8% no início da semana.
Durante a sessão regular de terça-feira, o Nasdaq Composite ganhou 1,41%, segundo dia consecutivo de ganhos, fechando em 15.153,40 pontos. O S&P 500 subiu 0,92%, em 4.713,07 pontos, interrompendo uma sequência de cinco dias de quedas, enquanto o Dow somou 183,15 pontos, ou alta de 0,51%, em 36.252,02 pontos.
Em audiência de renomeação no Senado dos Estados Unidos, Jerome Powell tranquilizou os investidores ao avisar que os juros americanos não tem data definida para voltar a subir e afirmou que as decisões devem levar “entre duas e quatro reuniões para serem tomadas”, sem estipular um cronograma para tal. Para o mercado, que esperava uma mudança já para o próximo encontro do conselho, a notícia aliviou um pouco a pressão que os ativos de risco tem sofrido neste início de ano. Ele também afirmou que o Federal Reserve provavelmente agirá mais cedo e mais rápido para reduzir o balanço patrimonial de quase 9 trilhões de dólares do banco central norte-americano em relação a ciclos de aperto anteriores, mas nenhuma decisão definitiva foi tomada. O mercado esperava esperava um tom mais agressivo, e, assim, a pressão não foi suficiente para derrubar as ações em Wall Street, estimulando os caçadores de pechinchas a sair em busca de oportunidades na bolsas.
Os investidores estão aguardando os principais dados de inflação, às 10h30 desta quarta-feira para avaliar o quadro econômico e o próximo movimento do Fed. Espera-se que o indicador-chave da inflação tenha disparado em dezembro, o salto mais forte nos preços desde o início dos anos 1980. Economistas esperam que o índice de preços ao consumidor tenha subido 0,4% em dezembro e 7% na comparação anual, segundo a Dow Jones. Analistas acreditam que uma leitura mais alta pode assustar os investidores mais uma vez, no momento em que os mercados de ações parecem tentar se estabilizar.
Ainda na agenda econômica de hoje, os estoques de petróleo será divulgado às 12h30, o Livro Bege será divulgado às 16h00, no mesmo horário será divulgado o orçamento federal dos Estados Unidos.
Enquanto isso, os grandes bancos iniciarão a temporada de resultados do quarto trimestre na sexta-feira. JPMorgan Chase, Citigroup e Wells Fargo estão programados para divulgar seus resultados trimestrais antes do sino.
CRIPTOMOEDAS: Muitos tem perguntado se existe alguma relação entre o Bitcoin e o mercado de ações, pois para alguns, o Bitcoin é apontado como "ouro digital", um hedge contra a inflação, mas outros observam que a criptomoeda tem seguido o desempenho do mercado de ações, especialmente nos últimos meses, com os investidores se ajustando aos planos do Federal Reserve de apertar as condições financeiras pela primeira vez em quase dois anos e mais cedo do que esperado anteriormente.
O Bitcoin caiu para US$ 39.771,91, seu nível mais baixo desde setembro na segunda-feira, de acordo com a Coin Metrics. As quedas no mercado cripto seguem uma semana de negociações difíceis para ações, à medida que o rendimento do Tesouro dos EUA de 10 anos disparou no começo de 2022. Na segunda-feira, o índice de 10 anos chegou a 1,8%, após encerrar 2021 em 1,5%.
Durante o testemunho de renomeação de Powell no Comitê Bancário do Senado americano, em resposta a uma pergunta feita pelo Senador Mike Crapo, sobre o "status" a respeito do relatório cripto do Federal Reserve sobre moedas digitais de bancos centrais, o presidente do FED disse que o mesmo está “pronto” e será divulgado “nas próximas semanas”.
O Fed está analisando essa questão desde que a China lançou seu próprio yuan digital. A nova carteira da moeda digital(e-CNY) emitida pela China tornou um dos aplicativos mais baixados do país, poucos dias após seu lançamento. Seu uso e integração com outros aplicativos contribuíram para o aumento dos pagamentos de yuan digital, segundo relatórios de mídia chinesas. O lançamento do aplicativo faz parte dos esforços para promover a moeda digital do banco central chinês antes do Ano Novo Lunar, que começa em 1º de fevereiro e do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim que começarão em 4 de fevereiro. Os visitantes na capital poderão usar o e-CNY sem ter que abrir uma conta bancária local.
Bitcoin: +2,79%, em US $ 42.790,80
Ethereum: 4,96%, em US $ 3.246,70
Cardano: 8,38%
Solana: +4,56%
Dogecoin: 7,62%
Shiba Inu: 7,89%
XRP: 4,56%
Litecoin: 3,68%
ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,08%
SP500: +0,18%
NASDAQ100: +0,29%
COMMODITIES:
MinFe Dailan: +3,07%
Brent: +0,19%
WTI: +0,37%
Soja: -0,39%
Ouro: -0,07%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário