ÁSIA: A maioria dos principais mercados asiáticos fechou em queda nesta quinta-feira depois que a atividade manufatureira chinesa enfraqueceu e os bombardeios russos em torno da capital da Ucrânia abalaram as esperanças de progresso nas negociações de paz.
Na China continental, o composto de Xangai caiu 0,44%, para 3.252,20 pontos, enquanto o Shenzhen Component caiu 1,19%, para 12.118,25 pontos. O PMI de manufatura, que mede a atividade fabril chinesa em março encolheu para 49,5, abaixo da leitura de fevereiro de 50,2, de acordo com dados oficiais divulgados nesta quinta-feira. A marca de 50 pontos nas leituras do PMI são sequenciais e representam expansão ou contração mês a mês. Os dados vem depois que uma pesquisa independente da China Beige Book mostrando que as fábricas da China foram mais atingidas no primeiro trimestre do que no ano passado. Nas últimas semanas, a China vem lutando contra o surto mais grave de Covid-19 desde o início da pandemia. Segundo analistas, a atividade econômica deve desacelerar ainda mais em abril, por conta de um megabloqueio em Xangai que começou no final de março.
O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,76%, em 22.062,00 pontos. As ações da Baidu na cidade caíram mais de 3% depois que a empresa foi adicionada a uma lista da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA de potenciais empresas que podem ser excluídas das bolsas dos EUA.
O Nikkei do Japão fechou em baixa de 0,73%, em 27.821,43 pontos, enquanto o índice Kospi da Coreia do Sul subiu 0,4%, encerrando o pregão em 2.757,65 pontos.
O S&P/ASX 200 na Austrália caiu 0,20%, fechando em 7.499,60 pontos. O benchmark buscava o oitavo dia de ganhos, mas caiu nos minutos finais do pregão de quinta-feira. Os setores de materiais e serviços de comunicação foram os únicos setores da bolsa local com bom desempenho. A empresa de minério de ferro Champion Iron teve a melhor performance, com alta de 6%, seguida pela mineradora Mineral Resources, que subiu 4,36%. A BHP fechou em alta de 3%, Fortescue avançou 4,7% e Rio Tinto subiu 2,5%. As produtoras de petróleo Santos e Woodside Petroleum caíram 1,3% e 1,7%, respectivamente, depois que os preços do petróleo caíram após o governo Biden dizer que está considerando liberar sua reserva estratégica de petróleo.
O índice MSCI para Ásia-Pacífico exceto Japão caiu 0,44%.
EUROPA: As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa no último pregão de março, um mês marcado por incertezas geopolíticas e econômicas globais após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Os mercados europeu e americano negociaram em baixa na quarta-feira após a decepção com as negociações entre a Rússia e a Ucrânia, novamente parecendo ter pouco progresso. A Rússia disse na terça-feira que reduziria sua presença militar em algumas partes da Ucrânia, mas países como os EUA e o Reino Unido, permaneceram céticos sobre a promessa de Moscou, com a continuidade dos ataques russos próximo de Kiev na quarta-feira.
Os preços do petróleo também estão lançando uma sombra sobre o sentimento no último final de março. Os preços do petróleo nos EUA subiram mais de 3% na quarta-feira, quando a Alemanha alertou sobre o potencial racionamento de gás natural devido a disputas com a Rússia e os estoques de petróleo dos EUA caíram, porém os preços do petróleo caíram acentuadamente durante o horário comercial da Ásia, após o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, dizer que está considerando um plano para liberar 1 milhão de barris de petróleo por dia da reserva estratégica de petróleo por cerca de seis meses. Os preços globais do petróleo dispararam no comércio volátil desde que a Rússia invadiu a Ucrânia há mais de um mês.
A Otan deve divulgar o relatório anual da Opep e não-OPEP, que inclui a Rússia, durante a sua reunião ministerial.
O pan-europeu Stoxx 600 cai 0,48% no meio da manhã, mas segue a caminho de registrar um ganho mensal em março. Ações de concessionárias de serviços públicos sobem, enquanto ações de varejistas caem. O índice de blue chip europeu segue para fechar o primeiro trimestre com uma queda de mais de 5%.
O alemão DAX 30 cai 0,23%, o francês CAC 40 cai 0,50% e o FTSE MIB da Itália perde 0,13%.
Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha cai 0,41% e o português PSI 20 avança 0,23%.
Na Rússia, os índices MOEX e RTSI disparam 5,67% e 5,75%, respectivamente.
Em Londres, o FTSE 100 cai 0,24%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American sobe 0,4% e Rio Tinto avança 0,1%, enquanto Antofagasta cai 1,5% e BHP recua 0,4%. A produtora de petróleo BP cai 2,1%.
As vendas no varejo da Alemanha em fevereiro aumentaram 0,3%, após dois meses fracos marcados por novas restrições para combater o aumento dos casos de coronavírus causados pela variante ômicron do coronavírus. Na comparação com fevereiro de 2021, as vendas no varejo cresceram 7,0% em termos ajustados, mostraram dados da Destatis. O forte aumento das vendas em relação ao mesmo mês do ano passado está relacionado ao bloqueio parcial em fevereiro de 2021, informou o Destatis. As vendas não alimentícias avançaram 0,9% no mês, enquanto as vendas de alimentos, bebidas e tabaco subiram 0,1%. As vendas em lojas de departamento cresceram 8,4% no mês e as compras online cresceram 1,8% em fevereiro.
Enquanto isso, as reivindicações alemãs de desemprego caíram 18.000 em março, menos do que o esperado, após declínio de 32.000 em fevereiro. Economistas previam um declínio de 22.500. A taxa de desemprego ficou em 5,0% em março, inalterada em relação a fevereiro e em linha com a previsão de economistas. O número de vagas registradas ficou em 839 mil em março, um aumento de 229 mil no ano.
EUA: Os futuros dos índices de ações registram poucas oscilações nas negociações matinais de quinta-feira, último dia de negociação de março e do primeiro trimestre.
Os preços do petróleo caem mais de 4% depois que o governo do presidente Joe Biden disse que considera liberar 1 milhão de barris de petróleo por dia da reserva estratégica de petróleo por cerca de seis meses.
Na quarta-feira, os preços mais altos do petróleo impulsionaram as ações de energia registrando o melhor desempenho setorial no S&P 500. O Dow caiu 0,19%, fechando em 35.228,81 pontos e o S&P 500 recuou 0,63%, em 4.602,45 pontos. Ambos quebraram uma sequências de quatro dias de altas. O Nasdaq caiu 1,21%, em 14.442,28 pontos.
O S&P 500 e o Nasdaq estão a caminho de terminar o mês com alta de cerca de 5% cada, enquanto o Dow está valorizando quase 4% em março. No ano, o Dow e o S&P 500 caem cerca de 3% e o Nasdaq recua mais de 7%.
Na agenda econômica, espera-se os pedidos semanais de seguro-desemprego, renda pessoal e gastos dos consumidores americanos, às 9h30. O Chicago PMI está prevista para ser divulgado às 10h45.
CRIPTOMOEDAS: As duas maiores criptomoedas por capitalização de mercado seguem próximos da linha de estabilidades nas últimas 24 horas, a caminho do segundo dia consecutivo em que ambos registram leves oscilações, depois que o último movimento de alta não conseguiu sustentar os US$ 48.000, parecendo consolidar os recentes ganhos.
As empresas de criptomoedas que desejam operar no Reino Unido tem até quinta-feira para receber a aprovação da Autoridade de Conduta Financeira (FCA). Até agora, das mais de 100 empresas que solicitaram registro, apenas 33 receberam autorização do regulador.
Enquanto isso, a Índia continua sua repressão às criptomoedas. O governo disse em janeiro que estava investigando seis exchanges, incluindo as maiores da Índia, WazirX, CoinDCX e BuyUCoin, como parte de uma investigação anti-evasão fiscal. Após o governo aprovar uma lei que inclui um imposto sobre ganhos de capital de 30% sobre transações sobre criptoativos e um imposto de 1% deduzido na fonte e sem compensação para perdas, na sexta-feira, 1º de abril, as empresas de criptomoedas devem começar a pagar o imposto sobre ganhos de capital. O governo do primeiro-ministro indiano Narendra Modi ainda planeja lançar uma rúpia digital até o final de 2022.
Bitcoin: -0,04%, em US $ 47.271,00
Ethereum: +0,62%, em US $ 3.418,21
Cardano: +2,85%
Solana: +12,96%
Dogecoin: +1,80%
Shiba Inu: +1,68%
XRP: +0,98%
Litecoin: -0,76%
ÍNDICES FUTUROS - 7h55:
Dow: -0,08%
SP500: +0,01%
NASDAQ100: +0,23%
COMMODITIES:
MinFe Dailan: +3,34%
Brent: -5,13%
WTI: -5,83%
Soja: +0,11%
Ouro: -0,22%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.