ÁSIA: As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta quarta-feira, à medida que as negociações sobre o fim da guerra na Ucrânia avançam.
As ações da China continental lideraram os ganhos regionalmente. O composto de Xangai da China continental subiu 1,96% no dia, para 3.266,60 pontos, enquanto o Shenzhen Component subiu 3,1%, para 12.263,80 pontos.
O índice Hang Seng mais amplo de Hong Kong saltou 1,39%, fechando em 22.232,03 pontos. As ações das empresas de streaming Kuaishou e Bilibili listada em Hong Kong caíram 6,24% e 2,48%, respectivamente após um relatório do Wall Street Journal de que a China está planejando novas restrições para seu setor de transmissão ao vivo. O índice Hang Seng Tech subiu 0,34%, para 4.622,57 pontos. As ações da unidade de veículos elétricos da desenvolvedora Evergrande listadas em Hong Kong caíram 10,8% depois que retomaram as negociações na quarta-feira, enquanto as ações do China Evergrande Group listadas em Hong Kong permanecem suspensas até novo aviso, de acordo com um anúncio da empresa na terça-feira.
O Kospi da Coreia do Sul avançou 0,21%, fechando em 2.746,74 pontos.
Na Austrália, o S&P/ASX 200 subiu 0,67%, encerrando o pregão em 7.514,50 pontos. O índice segue a caminho para terminar o mês com pelo menos 6% de alta e nos últimos dois dias entrou em território positivo para o trimestre. A mineradora South32 caiu 3,5%, a fabricante de fertilizantes Incitec Pivot caiu 5,5% e a produtora de carvão Whitehaven Coal caiu 3,5%. A BHP fechou em baixa de 0,2%, enquanto Rio Tinto recuou 0,3%. A produtora de petróleo Santos fechou em queda de 0,4%.
A Viva Energy, que opera a refinaria de petróleo Geelong e é dona de uma das maiores operadoras de postos de gasolina da Austrália, incluindo as marcas Shell, Liberty e Coles Express, reduzirá imediatamente os preços dos combustíveis em 10 centavos por litro em seus 700 postos da bandeira Coles Express em todo o país depois que o governo federal anunciou uma redução pela metade da taxa por um período de seis meses, numa tentativa de aliviar a crescente pressão do custo de vida dos australianos. A Viva acrescentou que os motoristas podem esperar novos cortes de preços "ao longo da próxima semana" à medida que os estoques de combustível comprados com a nova taxa de imposto forem renovando os estoques.
O Nikkei do Japão contrariou a tendência regional e caiu 0,80%, fechando em 28.027,25 pontos. As ações da empresa de telecomunicações KDDI caiu mais de 4%.
O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão ganhou 1,3%.
EUROPA: As bolsas europeias recuam nesta quarta-feira, após a última rodada de negociações entre a Rússia e a Ucrânia na Turquia.
Apesar das poucas manchetes para diminuir o otimismo sobre as esperanças de um cessar-fogo da invasão russa na Ucrânia, o sentimento dos investidores foi impulsionado na terça-feira após negociações entre autoridades dos dois países na Turquia, onde o vice-ministro da Defesa da Rússia alegou que Moscou decidiu reduzir “drasticamente” sua atividade militar perto da capital da Ucrânia. Alexander Fomin, que falou após as negociações em Istambul, disse que a Rússia desaceleraria suas operações militares perto de Kiev e Chernihiv para que as negociações de paz avancem. A Rússia afirmou anteriormente que reduziria as operações militares em outras partes da Ucrânia, mas continuou seu avanço. Autoridades ucranianas disseram na terça-feira que estavam otimistas com um cessar-fogo, porém as autoridades americanas continuam a alertar que a Rússia ainda não mostrou sinais significativos de desescalar o conflito. O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, alertou que os movimentos de tropas não equivalem a uma retirada.
O alemão DAX 30 cai 1,37%, o francês CAC 40 cai 0,92% e o FTSE MIB da Itália recua 0,29%.
Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha cai 0,74% e o português PSI 20 avança 0,78%.
Na Rússia, o MOEX sobe 3,44% e o RTSI sobe 6,81%.
Em Londres, o FTSE 100 opera em ligeira alta de 0.07%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American sobe 2,7%, Antofagasta cai 0,1%, BHP sobe 2,4% e Rio Tinto avança 2,5%. A produtora de petróleo BP sobe 2,2%, seguindo a alta do petróleo após uma queda acentuada na sessão anterior, mas permaneceram bem abaixo do pico visto nas primeiras semanas após a invasão russa da Ucrânia.
As sanções à Moscou interromperam as cadeias de fornecimento de commodities e exacerbaram o já apertado mercado de petróleo. A OPEP+, grupo de produtores nacionais que inclui a Arábia Saudita e a Rússia, se reunirá nesta semana para discutir a produção, mas pouco se espera para mudanças nos fundamentos dos altos preços do petróleo. Espera-se que eles mantenham o aumento pré-acordado de 400.000 barris por dia.
O ministro da Economia Robert Habeck da Alemanha disse na quarta-feira que o governo alemão acionou a primeira etapa de seu plano de emergência de gás em meio à preocupações de que a Rússia cortaria as entregas para países europeus e outros considerados hostis, a menos que pagassem em rublo, ante os atuais pagamentos em dólar e euro. Segundo o ministro, a ativação do chamado nível de alerta antecipado é para fins de precaução, pois a segurança do abastecimento ainda é garantida e atualmente não há gargalos. O plano de emergência de gás da Alemanha tem três níveis de escalada: o nível de alerta antecipado, o nível de alerta e o nível de emergência. A Alemanha, juntamente com outras grandes economias do G-7, rejeitou a demanda da Rússia, pois representa uma violação dos contratos de fornecimento em vigor.
EUA: Os contratos futuros dos índices de ações dos EUA caem nesta terça-feira, após rali na sessão anterior em Wall Street, mesmo com os temores da curva de rendimento invertida despertando preocupações de recessão, enquanto os investidores continuaram observando os desenvolvimentos na Ucrânia.
Nas negociações regulares, o Dow subiu 0,97%, para 35.294,19 pontos e o S&P 500 subiu 1,23%, para 4.631,60 pontos. Ambos registraram o quarto dia consecutivo de ganhos. O Nasdaq Composite subiu 1,84%, fechando em 14.619,64 pontos e agora está a menos de 10% de seu recorde.
Todos os olhos estavam voltados para o mercado de títulos na terça-feira, quando os rendimentos do Tesouro dos EUA de 5 e 30 anos se inverteram na segunda-feira pela primeira vez desde 2016. Na quarta-feira, o rendimento de 2 anos ficou em 2,31% e o rendimento da nota de 10 anos em 2,37%.
Historicamente, essa inversão tem sido um sinal de uma recessão que se aproxima, embora não tenha sido um bom indicador de quando a recessão viria. Os mercados esperam que o Federal Reserve eleve as taxas de juros muitas vezes neste ano e no próximo, em um esforço para combater a inflação historicamente alta. Essa mudança na política monetária corre o risco de amassar o crescimento econômico, ainda assim, os investidores em grande parte ignoraram o evento.
O spread de rendimento entre a taxa dos títulos do governo de 2 anos e 10 anos, que os "traders" costumam observar mais de perto, chegou perto de se inverter, mas permaneceu positivo. A grande questão agora é quando a recessão chegará.
Os investidores também monitoravam a guerra na Ucrânia. Depois que o vice-ministro da Defesa russo, Alexander Fomin, disse que o país reduzirá “drasticamente” a atividade militar perto da capital ucraniana, o West Texas Intermediate, referência de petróleo dos EUA, caiu brevemente abaixo de US$ 100 por barril antes de se recuperar.
Na terça-feira, a Pesquisa de Vagas e Rotatividade de Trabalho JOLTS apontou 11,3 milhões de vagas, acima dos 11,1 milhões esperados.
Na agenda econômica, os investidores estarão observando de perto os dados econômicos programados para serem divulgados. Às 9h15, sairá o relatório nacional de emprego do setor privado da ADP, enquanto o PIB sairá às 9h30, enquanto os estoques semanais de petróleo sairá às 11h30.
CRIPTOMOEDAS: Os mercados criptos recuam nesta quarta-feira à medida que as tensões Rússia-Ucrânia diminuem. As autoridades russas e ucranianas disseram que fizeram progressos nas negociações de cessar-fogo. Os tradicionais ativos considerados portos seguros, como o ouro e o dólar americano, caíram durante o pregão de Nova York, enquanto o Índice de Volatilidade VIX da Chicago Board Options Exchange (CBOE), também conhecido como o índice do medo, atingiu o nível mais baixo em um mês.
Após uma semana de ganhos, o Bitcoin atingiu brevemente os US$ 48.000 em 29 de março, depois que uma modesta correção durante a noite proporcionou uma pausa e cai ligeiramente nas últimas 24 horas.
Bitcoin: -0,74%, em US $ 47.277,00
Ethereum: -1,06%, em US $ 3.398,66
Cardano: -1,93%
Solana: +0,45%
Dogecoin: -1,45%
Shiba Inu: -1,18%
XRP: -1,24%
Litecoin: +1,00%
ÍNDICES FUTUROS - 7h55:
Dow: -0,30%
SP500: -0,36%
NASDAQ100: -0,54%
COMMODITIES:
MinFe Dailan: +2,99%
Brent: +2,01%
WTI: +2,04%
Soja: +0,21%
Ouro: +0,34%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário