ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam novamente sem direção definida na sessão desta quinta-feira, ecoando o recuo em Wall Street, à medida que os investidores se preocupavam com taxas de juros mais altas e crescentes casos de coronavírus em partes da região. enquanto os preços do petróleo caíram com um relatório dizendo que a Arábia Saudita poderia intervir se a produção russa de petróleo cair devido sanções da UE.
Na China continental, o Shanghai Composite fechou em alta de 0,42%, a 3.195,46 pontos, enquanto o Shenzhen Component ganhou 0,667%, a 11.628,31 pontos, com a cidade chinesa de Xangai reabrindo na quarta-feira após várias semanas de rigorosos bloqueios relacionados ao Covid. O governo ordenou que os bancos estatais oferecessem uma linha de crédito de $US 120 bilhões para projetos de infraestrutura para ajudar a impulsionar sua economia.
As restrições rigorosas contra COVID-19 estão de volta à Hong Kong à medida que as infecções aumentam. A China adota a estratégia "COVID-Zero" baseada em bloqueios, testes em massa e isolamento para os infectados ou que esteve em contato com alguém testado positivo.
O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1%, em 21.082,13 pontos.
O Nikkei do Japão caiu 0,16%, fechando em 27.413,88 pontos.
O Kospi da Coreia do Sul caiu 1%, encerrando seu dia de negociação em 2.658,99 pontos.
Na Austrália, o S&P/ASX 200 caiu 0,80% no dia, para 7.175,90 pontos, com todos setores no vermelho, exceto energia e concessionárias. O preço do petróleo caiu após Financial Times informar que a Arábia Saudita está pronta para bombear mais petróleo caso a produção russa diminua substancialmente à medida que as sanções por conta de sua invasão da Ucrânia aumentam, mas isso não incomodou o setor de energia local, que liderou os ganhos na quinta-feira. A empresa de petróleo Santos subiu em alta de 1,7%. Entre as mineradoras, BHP subiu 0,2%, enquanto Fortescue Metals caiu 0,4% e Rio Tinto tombou 1,8%.
O superávit comercial da Austrália aumentou para 10,495 bilhões de dólares australianos (US$ 7,525 bilhões) em abril, segundo dados do Bureau of Statistics na quinta-feira, maior do que o superávit de 9,3 bilhões de dólares australianos previsto em uma pesquisa da Reuters.
O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão foi negociado 0,88% menor.
EUROPA: Os mercados europeus sobem na quinta-feira, com os preços do petróleo afundando após um relatório do Financial Times informar que a Arábia Saudita estava pronta para aumentar a produção de petróleo se a produção russa diminuir por causa das pesadas sanções da União Europeia contra a sua invasão não-estimulada à Ucrânia.
Produtores de petróleo da Opep e OPEP+, que inclue a Rússia, se reunirão nesta quinta-feira para sua reunião política regular e devem aprovar um aumento planejado de 432.000 barris por dia.
Investidores europeus ainda estão digerindo os números de inflação da zona do euro, que atingiram 8,1% em maio, superando as expectativas e marcando o sétimo recorde consecutivo. Os investidores aguardam declarações do Banco Central Europeu em busca de pistas sobre o ritmo e a escalada dos aumentos das taxas de juros necessários para conter os preços ao consumidor.
O alemão DAX 30 sobe 0,79%, o francês CAC 40 avança 1,05% e o FTSE MIB da Itália avança 0,43%.
Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha sobe 0,28% e o português PSI 20 recua 0,30%.
Mercados britânicos fazem uma pausa nesta quinta-feira, quando inicia-se as comemorações do Jubileu de Platina dos 70 anos do reinado da rainha Elizabeth II. O jubileu será comemorado com um fim de semana de feriado de quatro dias. A celebração do reinado de Elizabeth repete uma tradição que começou com a coroação da rainha em 1953.
A rainha de 96 anos é a monarca mais antiga da Grã-Bretanha e a primeira a alcançar o marco de sete décadas no trono. Em uma mensagem escrita, a rainha agradeceu às pessoas na Grã-Bretanha e em toda a Comunidade envolvidas na organização das celebrações. Para muitos, a ocasião é a primeira oportunidade para uma grande festa desde o início da pandemia coronavírus há mais de dois anos. "Eu sei que muitas memórias felizes serão criadas nessas ocasiões festivas e continuo me inspirando na boa vontade e espero que os próximos dias forneçam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi alcançado nos últimos 70 anos, à medida que olhamos para o futuro com confiança e entusiasmo", disse ela.
EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA negociam em alta na manhã de quinta-feira, com os mercados parecendo se recuperar de dois dias de perdas, com investidores reagindo aos dados mostrando que a atividade manufatureira ficou mais forte do que o esperado, sugerindo que a economia está aquecida e que uma ação mais agressiva do FED dos EUA pode ser necessária para domar a inflação.
As ações em Wall Street começaram deslizando imediatamente após a divulgação de vários relatórios sobre a economia dos EUA, incluindo o relatório do ISM que mostrou que crescimento do setor de manufatura foi mais forte no mês passado do que o esperado, reforçando as expectativas dos investidores de que o Federal Reserve continuasse elevando as taxas de juros agressivamente para desacelerar a economia na esperança de controlar a inflação. O PMI de manufatura do Institute for Supply Management chegou a 56,1 em maio, acima dos 55,4 do mês anterior, contrariando as expectativas dos economistas. "Contra uma narrativa mais ampla de desaceleração da atividade econômica, ainda não vimos uma desaceleração material na atividade manufatureira dos EUA nos dados", disse a Nomura em relatório na quinta-feira.
Um outro relatório disse que o número de vagas de emprego em toda a economia diminuiu em abril, mas sugere que o mercado de trabalho continua apertado.
Os investidores seguem preocupados com a proximidade da reunião do Fed e como a inflação teimosamente elevada. O FED provavelmente continuará com o ciclo de aperto das taxas, ressaltada pelos preços mais altos do petróleo e pelas preocupações dos consumidores com o relatório econômico do "Livro Bege" do FED. O relatório do banco central mostrou que os EUA tem visto um crescimento econômico “leve ou modesto” nos últimos dois meses.
A quarta-feira também marcou o início do programa do FED para desfazer de alguns dos trilhões de dólares de tesouros e outros títulos que acumulou durante da pandemia. Tal movimento deve pressionar para cima as taxas de longo prazo.
Nas negociações regulares de quarta-feira, as ações começaram o mês de junho com quedas. O Dow perdeu 176,89 pontos, ou 0,54%, em 32.813,23 pontos. O S&P 500 caiu quase 0,75%, em 4.101,23 pontos e o Nasdaq Composite recuou 0,72%, em 11.994,46 pontos.
O sentimento também pesou depois que o CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, alertou que um “furacão” econômico causado pelo Federal Reserve e a guerra na Ucrânia está se formando e que sua empresa “será muito conservadora com balanço da empresa”.
O rendimento da Nota do Tesouro dos EUA de 10 anos caiu 1 ponto-base para 2,9149% na madrugada desta quinta-feira, com os investidores focados no aumento da inflação e nos aumentos das taxas de juros. O rendimento do título do Tesouro de 30 anos caiu 1 ponto-base para 3,0582%. Os rendimentos movem-se inversamente aos preços e 1 ponto base é igual a 0,01%.
Os investidores também estão monitorando os dados de emprego para obter informações sobre como empregadores e trabalhadores estão gerenciando a inflação. A ADP publicará dados de seu relatório nacional de emprego às 9h15 de quinta-feira, juntamente com dados de produtividade e custos unitários de mão-de-obra, pouco antes do Departamento do Trabalho divulgar os números de reivindicações semanais de seguro-desemprego às 9h30. Os pedidos às fábrica serão divulgados às 11h00 e os estoques semanais de petróleo dos EUA está programado para às 12h00.
CRIPTOMOEDAS: Os mercados de criptomoedas iniciaram a semana em alta, mas sofre uma reviravolta, seguindo sua estreita correlação com os mercados tradicionais, como ações, ouro e rendimentos dos títulos do tesouro dos EUA.
O Bitcoin não conseguiu superar a marca dos US$ 32 mil e tenta segurar na casa dos US $ 30.000 nesta quinta-feira,
Segundo CoinDesk, os mineradores de Bitcoin estão sentindo os efeitos do "inverno cripto" e começam a vender seus tokens, visto que minerar a criptomoeda se tornou menos rentável diante da queda dos preços e com o atual mercado baixista.
A Solana despenca mais de 11% nas últimas 24 horas depois de ficar fora do ar na quarta-feira com a produção de novos blocos na blockchain totalmente interrompida. A equipe explicou via Twitter que a produção de blocos foi suspensa por causa de um bug que fez com que “nodes” gerassem resultados diferentes para o mesmo bloco.
Bitcoin: -5,36%, em US $ 29.984,70
Ethereum: -6,10%, em US $ 1.824,19
Cardano: -6,41%
Solana: -11,23%
Dogecoin: -6,93%
Shiba Inu: -7,42%
Terra Classic: -10,61%
XRP: -5,55%
Litecoin: -7,31%
ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: +0,50%
SP500: +0,57%
NASDAQ100: +0,78%
COMMODITIES:
MinFe Dailan: +3,77%
Brent: -2,56%
WTI: -2,64%
Soja: +0,68%
Ouro: +0,62%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário