Veja Também

Veja Também

RESENHA DA BOLSA - SEGUNDA-FEIRA 18/09/2023



Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados da Ásia caíram na segunda-feira, enquanto os investidores aguardavam uma semana de decisões de importantes de diversos bancos centrais.

O banco central da Austrália divulgará a ata da sua reunião de política monetária de 5 de setembro na terça-feira. O Fed entre a sua decisão de taxa de juros na quarta feira e na sexta-feira, o Banco do Japão concluirá a sua reunião de política monetária. Os investidores procurarão mais pistas sobre quando o BOJ começará a mudar a sua política monetária ultra-flexibilizada. Em outras partes do mundo, o Banco Popular da China também deverá divulgar as suas decisões sobre a taxa preferencial de empréstimos na sexta-feira.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 começou a semana com queda de 0,67% e fechando em 7.230,40 pontos, com todos os setores negociando no vermelho. Os pesos-pesados do minério de ferro Rio Tinto e BHP caíram 0,1% cada, enquanto Fortescue recuou 0,4%. As empresas de petróleo Santos e Woodside recuaram 2,1% e 1,6%, respectivamente.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 1,02% e terminou em 2.574,72 pontos.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,71%, fechando em 17.927,00 pontos, enquanto os mercados da China continental resistiram à liquidação mais ampla e subiram, com o CSI 300 ganhando 0,51% e fechando em 3.727,71 pontos. Foi o primeiro ganho do CSI em quatro dias.

Os mercados do Japão ficaram fechados devido feriado.

EUROPA: Os mercados europeus começam as negociações da semana com um tom pessimista, seguindo a queda de seus pares da Ásia, enquanto os investidores aguardam uma semana intensa de decisões de diversos bancos centrais.

Na semana passada, o Banco Central Europeu aumentou as taxas de juro em 25 pontos base, o décimo aumento consecutivo, levando a sua taxa principal para um máximo histórico de 4%.

O índice pan-europeu Stoxx 600 cai 0,8% nas negociações da manhã, com todos os setores em território negativo.

O alemão DAX 30 cai 0,6% e o francês CAC 40 perde 1%.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,4%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 0,8%, Antofagasta perde 1%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto recuam 0,2% cada. A pertrolífera BP cai 0,1%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA sobem ligeiramente na manhã de segunda-feira, enquanto os investidores aguardam a próxima decisão política do Federal Reserve.

Os investidores estão apostando que o Fed manterá as taxas de juros estáveis, no entanto, eles estarão atentos para ter uma melhor noção da posição do banco central em relação à inflação a partir de agora. Segundo um analista, a forma como o Fed fará a pausa é crucial para as expectativas de taxas de novembro e dezembro. Para ele, a forma da apresentação, se com uma inclinação pacífica ou agressiva é o que mais importa para os mercados financeiros.

O S&P 500 e o Nasdaq encerraram a semana anterior no vermelho, marcando a segunda semana consecutiva de perdas. O Dow conseguiu encerrar a semana em alta de 0,1%.

Os traders estão atribuindo uma chance de 99% de que o Fed mantenha estável a taxa de juros quando divulgar sua decisão sobre as taxas na quarta-feira e apenas 31% de probabilidade de um aumento em novembro, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group, que mede os preços no mercado futuro dos fundos federais.

Os dados recentes sobre a inflação vieram em linha com as expectativas dos economistas. Embora o índice de preços no produtor tenha subido mais do que o esperado, o núcleo do IPP, que exclui alimentos e energia, correspondeu à estimativa. O núcleo do índice de preços ao consumidor também aumentou ligeiramente acima do esperado em agosto, subindo 0,3% mês a mês, contra a estimativa de 0,2%. Acredita-se que a inflação continue elevado, uma vez que o mercado de trabalho continua forte. A greve dos Trabalhadores da Indústria Automóvel em Detroit também poderá exercer ainda mais pressão ascendente sobre os preços.

Os números foram seguidos pelo relatório de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan na sexta-feira, que refletiu um declínio significativo nas expectativas de inflação.

Antes da decisão da Fed sobre a taxa na quarta-feira, vários relatórios do setor da habitação deverão ser divulgados, incluindo os dados do Índice do Mercado Imobiliário de Setembro da NAHB na segunda-feira, bem como dados sobre licenças de construção e início de habitação na terça-feira.

Ainda na segunda-feira, o Fed de Nova York também anunciará os resultados da Pesquisa de Líderes Empresariais de setembro.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: +1,84% em US $ 27.093,70
Ethereum: +0,89% em US $ 1.648,66

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:
Dow: +0,10%
S&P 500: +0,13%
NASDAQ: +0,18%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: -0,17%
Brent: +0,54%
WTI: +0,63%
Soja: +0,17%
Ouro: -0,08%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário