Veja Também

Veja Também

RESENHA DA BOLSA - QUARTA-FEIRA 13/03/2024

 

Bem-vindo à sua leitura matinal de três minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados da Ásia fecharam sem direção nesta quarta-feira na sequência da alta de Wall Street, após dados de inflação dos EUA corresponder parcialmente às expectativas.

O Nikkei do Japão reverteu os ganhos para cair 0,26%, fechando em 38.695,97 pontos, estendendo sua sequência de perdas para o terceiro dia consecutivo. Crescem as expectativas de que o banco central aumente as taxas de juros, que estão abaixo de zero. Entre as empresas de energia, Santos subiuu 1% e Woodside Energy caiu 0,5%.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,44%, para 2.693,57 pontos, depois que a taxa de desemprego de fevereiro atingiu 2,6%, abaixo dos 3% de janeiro.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,07%, em 17.082,11 pontos, depois de registrar um aumento de mais de 3% na terça-feira, enquanto na China continental, o CSI 300, que agrupa as maiores empresas listadas em Shanghai e Shenzhen, encerrando em queda de 0,7%, em 3.572,36 pontos.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 encerrou o dia com alta de 0,22%, em 7.729,40 pontos, com sete dos 11 setores negociando em alta e ampliando os ganhos de terça-feira. O setor financeiro, altamente ponderado no índice, avançou com três dos quatro grandes bancos entre os destaques de alta de grande capitalização. As mineradoras estavam entre as empresas mais fracas do índice, com as produtoras de ouro Newmont, Evolution e Northern Star recuaram 3%, 2,5% e 2,3%, respectivamente, por conta da queda nos preços do ouro. A maior mineradora de minério de ferro do mundo, BHP caiu 1,3%. A Fortescue caiu 1% em meio a preços mais suaves do minério de ferro. A rival Rio Tinto conseguiu fechar no verde, com alta de 1,2%.

EUROPA: Os mercados europeus negociam de forma errática na manhã de quarta-feira, enquanto os investidores digerem o último relatório de inflação dos EUA e os números do produto interno bruto do Reino Unido.

O índice Stoxx 600 abriu ligeiramente em alta antes de cair para uma perda de 0,24% e recuperar para uma alta de 0,3% no final da sessão matinal. O setor de de varejo sobe, enquanto o de saúde cai.

O alemão DAX 30 sobe 0,3% e o francês CAC 40 avança 0,5%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,2%. Entre as empresas listadas na LSE, Anglo American sobe 0,8%, Antofagasta sobe 1,7%, enqanto as gigantes BHP e Rio Tinto caem 1,4% e 1,3%, respectivamente. A petrolífera BP sobe 0,4%. O produto interno bruto do Reino Unido cresceu 0,2% em janeiro, informou o Office for National Statistics na quarta-feira, em linha com as expectativas, na sequência de uma queda de 0,1% em dezembro. A economia do Reino Unido entrou numa recessão técnica no último trimestre do ano passado.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA seguem calmos na manhã de quarta-feira, depois que Wall Street fechou em nova alta, com o mercado dando os ombros para um importante relatório de inflação dos EUA, cuja leitura mostrou que os americanos pagaram mais do que o esperado por suas compras no mês passado.

O movimento nos futuros ocorre após uma recuperação das ações na terça-feira, quando o S&P 500 subiu 1,12%, em 5.175,27 pontos, o Nasdaq Composite avançou 1,54%, em 16.265,64 pontos, enquanto o Dow registrou uma alta mais mais modesta, de 0,61%, em 39.005,49 pontos.

A recuperação das ações ocorreu apesar do índice de preços ao consumidor ter mostrado que a inflação ficou ligeiramente mais alta do que o esperado em fevereiro, diminuindo ainda mais as perspectivas de quando o Federal Reserve começará a cortar as taxas de juros. Duas reuniões do Fed estão agendadas antes disso, incluindo uma na próxima semana, na qual os investidores esperam obter novos "insights" sobre as perspectivas para as taxas de juros. É notável observar que as ações subiram mesmo com a alta dos rendimentos dos títulos.

Os rendimentos do Tesouro dos EUA pouco mudaram na manhã de quarta-feira, com os investidores considerando os dados mais recentes da inflação e avaliando o estado da economia.

O índice de preços ao consumidor de terça-feira ficou um pouco acima das expectativas. Os preços em fevereriro subiram 0,4% mensalmente e 3,2% na base anual. Economistas esperavam aumentos de 0,4% e 3,1%, respectivamente. O chamado núcleo do IPC, que exclui os preços voláteis dos alimentos e da energia, subiu 0,4% em relação à janeiro e aumentou 3,8% em relação ao ano anterior, o que também ficou ligeiramente superior ao previsto.

Embora a inflação tenha diminuído das máximas de 2022, continua acima do alvo de 2% da Reserva Federal. Os responsáveis ​​da Fed vem indicando frequentemente que procuram nos dados econômicos provas de que a inflação está regressando à meta antes de tomarem decisões sobre cortes nas taxas de juro. Eles deram poucas indicações sobre um possível cronograma para cortes nas taxas, embora o presidente do Fed, Jerome Powell, tenha indicado na semana passada que o primeiro corte pode não estar longe.

Os traders avaliam uma chance de 65% de que o primeiro corte nas taxas ocorresse em junho, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group.

Mais informações sobre a inflação são esperadas na quinta-feira, na forma do índice de preços ao produtor de fevereiro.

O mercado altista de ações mostrou sinais de ampliação nas últimas semanas, mas a fabricante de chips Nvidia ainda permanece um indicador chave. As ações da Nvidia subiram mais de 7% na terça-feira, acabando com quase todas as perdas das duas sessões anteriores e elevando o ganho acumulado no ano para cerca de 86%.

Na agenda econômica de hoje, os estoques semanais de petróleo dos EUA será divulgado às 11h30.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: +1,92% em US $ 73.235,2
Ethereum: +1,10% em US $ 4.046,50

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,09%
S&P 500: +0,01%
NASDAQ: -0,11%

COMMODITIES:
MinFe: -2,53%
Bent: +1,37%
WTI: +1,55%
Soja: -0,62%
Ouro: +0,04%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário