Veja Também

Veja Também

RESENHA DA BOLSA - TERÇA-FEIRA 19/03/2024

 


Bem-vindo à sua leitura matinal de três minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os principais mercados da Ásia fecharam sem direção nesta terça-feira.

O índice Nikkei do Japão subiu 0,66%, em 40.003,60 pontos na terça-feira, sustentando acima dos 40.000 pontos, depois que o banco central do país aumentou as taxas de juros pela primeira vez desde 2007. O Banco do Japão encerrou oficialmente a sua política de taxas de juro negativas, elevando as taxas pela primeira vez em 17 anos de -0,1% para 0% e 0,1%. O banco também aboliu a sua política de controle da curva de rendimentos, marcando uma mudança histórica na política.

O S&P/ASX 200 fechou em alta de 0,36%, a 7.7703,20 pontos, com quatro dos 11 setores negociando no verde após a decisão, ampliando os ganhos de segunda-feira. O Reserve Bank of Australia manteve a sua taxa de referência em 4,35% pela terceira reunião consecutiva, mantendo em uma máxima de 12 anos. “Embora os dados recentes indiquem que a inflação está diminuindo, ela permanece elevada”, afirmou o banco num comunicado, acrescentando que o seu conselho espera que ainda demore "algum tempo" até que a inflação desça para o intervalo alvo do RBA de 2%-3%. Os últimos números econômicos nacionais do trimestre de dezembro mostraram que a economia australiana expandiu apenas 0,2%. O setor de mineração registrou o melhor desempenho depois que o minério de ferro subiu. BHP subiu 2,8%, Fortescue subiu 3,6% e Rio Tinto subiu 2,5%. As produtoras de petróleo Santos e Woodside subiram mais de 2% cada.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 1,10% para fechar em 2.656,17 pontos.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,24%, em 16.529,48 pontos e na China continental, o CSI 300, que agrupa as maiores empresas listadas em Shanghai e Shenzhen, fechou em baixa de 0,72%, em 3.577,63 pontos.

EUROPA: Os mercados europeus operam sem direção ​​na terça-feira, enquanto os investidores globais aguardam o início da reunião de política monetária de dois dias do Federal Reserve dos EUA.

O pan-europeu Stoxx 600 caiu 0,02% nos primeiros negócios, com setores em território misto. Ações de petróleo e gás sobem, enquanto os serviços públicos caem.

O alemão DAX 30 sobe 0,3% e o francês CAC 40 avança 0,4%.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,2%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 0,3%, Antofagasta perde 0,4%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto sobem 0,9% e 0,6%, respectivamente. A petrolífera BP sobe 0,4%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA negociam em ligeira baixa na terça-feira, após uma recuperação nas ações de tecnologia antes da conferência inaugural de inteligência artificial da Nvidia.

No início do dia, as ações da Nvidia mostraram sinais de esfriamento, à medida que os investidores mudavam seu foco para a reunião de política monetária de dois dias do Federal Reserve.

A líder de IA, Nvidia, recuou cerca de 1% nas negociações estendidas, enquanto os investidores avaliavam as notícias de sua primeira Conferência GTC. O presidente-executivo, Jensen Huang, revelou o mais recente chip de IA da Nvidia, denominado Blackwell, que ele considerou um sucessor significativamente mais poderoso de seus chips que alimentam uma infinidade de operações de IA. As ações de tecnologia, incluindo a Alphabet, controladora do Google e a Apple, também subiram na segunda-feira. Um relatório da Bloomberg de que as duas empresas estavam em negociações para integrar o Gemini do Google nos iPhones ajudou a alimentar a sua recuperação.

O S&P 500 subiu 0,63%, em 5.149,42 pontos e quebrou uma sequuência de três sessões de quedas durante as negociações regulares. O Dow subiu 0,20%, em 38.790,43 pontos e o Nasdaq Composite avançou 0,82%, em 16.103,45 pontos. O S&P 500 e o Nasdaq Composite entraram na segunda-feira com uma série de perdas de duas semanas.

Wall Street está aguardando orientação sobre o caminho a seguir para a política monetária, já que o Federal Reserve inicia sua reunião de política monetária de dois dias na terça-feira. Uma série recente de relatórios de inflação preocupantes deixou os investidores preocupados com a possibilidade de o banco central sinalizar que as taxas de juros permanecerão mais altas por mais tempo do que o esperado. No entanto, os futuros dos fundos federais prevêem atualmente uma probabilidade de 99% de que o Fed deixe as taxas de juros de referência inalteradas esta semana, de acordo com a ferramenta CME FedWatch.

As licenças de construção e início de habitação serão divulgados às 9h30, mostrando como está o setor de habitação.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: -5,39% em US $ 63.381,0
Ethereum: -7,47% em US $ 3.247,22

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: -0,13%
S&P 500: -0,18%
NASDAQ: -0,26
%
COMMODITIES:
MinFe: +5,35%
Bent: -0,24%
WTI: -0,22%
Soja: -0,13%
Ouro: -0,33%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário