Bem-vindo à sua leitura matinal de três minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.
ÁSIA: Os mercados da Ásia fecharam em alta na terça-feira, acompanhando os movimentos de Wall Street.
Os investidores avaliaram os números da atividade industrial da China que subiu mais rápido do que o esperado em abril. O PMI chegou a 50,4, em comparação com a expectativa de 50,3, porém a expansão foi inferior aos 50,8 observados em março. Separadamente, o PMI do setor de serviços desacelerou para 51,2, ante 53,0 da leitura anterior. O PMI composto de abril caiu para 51,7, ante 52,7. Na China continental, o CSI 300, que agrupa as maiores empresas listadas em Shanghai e Shenzhen, caiu 0,54%, fechando em 3.604,39 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,09%, em 17.763,03 pontos.
O Nikkei do Japão subiu 1,24% para 38.405,66, no retorno de um feriado. O Wall Street Journal informou que o Japão interveio para apoiar o iene, vendendo dólares americanos e comprando ienes. A principal autoridade cambial do Japão, Masato Kanda, supostamente recusou a comentar se o Ministério das Finanças interveio para sustentar o iene depois que a moeda caiu para uma mínima recorde na segunda-feira, em 160,03, antes de se fortalecer acentuadamente para ser negociada em torno do nível 156. As vendas no varejo do Japão em março aumentaram a um ritmo mais lento do que o esperado, enquanto o desemprego ficou ligeiramente acima das expectativas.
O Kospi da Coreia do Sul fechou em alta de 0,17%, para 2.692,06 pontos. A produção industrial do país caiu em março caiu 3,2% em comparação com um ganho de 0,6% esperado por economistas, a maior queda em 15 meses.
O S&P/ASX 200 australiano subiu 0,35% para fechar em 7.664,10 pontos, com oito dos 11 principais setores em alta. Entre as mineradoras, BHP subiu 0,4%, Fortescue Metals avançou 1,8%, enquanto Rio Tinto caiu 0,2%. As produtoras de petróleo Santos e Woodside Energy avançaram 0,8% e 0,3%, respectivamente.
EUROPA: Os mercados europeus caem à medida que a inflação da zona euro se mantém estável e o PIB supera as expectativas.
Os dados preliminares mostraram que a inflação na zona euro manteve estável em 2,4% em Abril, em linha com as estimativas. O núcleo da inflação, que exclui energia, alimentos, álcool e tabaco, ficou em 2,7%.
Enquanto isso, o produto interno bruto do bloco aumentou 0,3% nos primeiros três meses do ano, após uma contração de 0,1% no último trimestre de 2023.
O índice regional Stoxx 600 negocia em queda de 0,42% no final da sessão matinal. A maioria dos setores caem, com as ações de seguros e automóveis caindo, enquanto as ações de alimentos e bebidas foram um dos únicos setores no verde.
O alemão DAX 30 cai 0,4% e o francês CAC 40 perde 0,1%.
Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,6%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 2,1%, Antofagasta perde 0,1%, enquanto as gigantes, BHP opera estável, enquanto Rio Tinto sobe 0,7%. A petrolífera BP sobe 0,6%.
EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA caem ligeiramente na manhã de terça-feira, após um início de semana positivo, com os investidores esperando a última decisão sobre a taxa de juros do Federal Reserve e o relatório de empregos mais para o final de semana.
As ações da Tesla dispararam depois que a fabricante de veículos elétricos ultrapassou um marco importante na implantação de tecnologia avançada de assistência ao motorista na China. A Apple também subiu após uma atualização das ações. O S&P 500 subiu 0,32%, em 5.116,17 pontos enquanto o Nasdaq Composite subiu 0,35%, em 15.983,08 pontos. O Dow Jones Industrial Average subiu 146,43 pontos, ou 0,38%, fechando em 38.386,09 pontos.
Mesmo assim, as ações caminham para o primeiro mês de perdas desde outubro, uma vez que as expectativas de redução das taxas caíram significativamente em relação ao ponto onde se encontravam no início do ano. O índice de 30 ações está a caminho de uma perda de mais de 3% em abril. O S&P 500 e o Nasdaq Composite caminham para quedas de mais de 2%, cada.
Os rendimentos do Tesouro dos EUA sobem ligeiramente na terça-feira, antes da reunião do Federal Reserve. Os rendimentos e os preços movem-se em direções opostas.
Os investidores aguardam a reunião do Federal Reserve que deverá começar na terça-feira e terminar na quarta-feira com uma nova decisão sobre a taxa de juro e uma conferência de imprensa do presidente Jerome Powell. Os investidores esperam obter novas orientações sobre as perspectivas para as taxas de juro, uma vez que as questões sobre quando as taxas serão cortadas e quantos cortes poderão ocorrer este ano têm sido as principais preocupações.
Os mercados esperavam que as taxas fossem reduzidas a partir de junho, mas este cronograma mudou desde então para setembro, depois que os recentes dados econômicos sugeriram que a inflação está persistente e a economia permanece resiliente.
Na semana passada, o índice de preços de despesas de consumo pessoal, o indicador de inflação preferido do Fed, ficou ligeiramente acima das expectativas para março. O PCE principal aumentou 2,7% numa base anual, enquanto o núcleo do PCE, que exclui os custos de alimentação e energia, refletiu um aumento de 2,8% em relação ao ano anterior.
Na terça-feira, os investidores estarão atentos aos "insights" sobre a confiança do consumidor, às 11h00, antes de uma série de dados do mercado de trabalho que será divulgada no final da semana. Isto inclui números de vagas de emprego para março, bem como o relatório de folhas de pagamento não-agrícolas de Abril.
A temporada de balanços corporativos deve continuar, com a Amazon e a Apple divulgando seus resultados trimestrais na terça e quinta-feira, respectivamente. Além disso, na terça-feira, os investidores conhecerão os resultados do McDonald’s, Coca-Cola, Restaurant Brands, Eli Lilly e PayPal antes da abertura. Espera-se que Advanced Micro Devices, Pinterest e Starbucks divulguem resultados após o fechamento dos mercados.
CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: -1,06% US $ 61.742,40
Etereum: -3,97% US $ 3.051,08
ÍNDICES FUTUROS - 7h40:
Dow: -0,03%
S&P 500: -0,14%
NASDAQ: -0,11%
COMMODITIES:
MinFe: -0,06%
Bent: +0,40%
WTI: -+0,41%
Soja: +0,02%
Ouro: -1,23%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário