Veja Também

Veja Também

RESENHA DA BOLSA - SEGUNDA-FEIRA 20/05/2024



Bem-vindo à sua leitura matinal de três minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os princiapais mercados da Ásia fecharam em alta nesta segunda-feira, com a China continental renovando sua máxima de 8 meses, enquanto os investidores aguardavam dados econômicos relevantes da região nesta semana.

Os investidores aguardam os dados sobre a balança comercial, inflação e atividade empresarial do Japão ainda nesta semana, enquanto Singapura divulgará os dados de inflação de abril e os números finais do produto interno bruto do primeiro trimestre.

A China manteve inalteradas as taxas de empréstimos de um e cinco anos em 3,45% e 3,95%, respectivamente, depois que o país apresentou seu plano para impulsionar o seu mercado imobiliário na sexta-feira. A LPR de cinco anos é a taxa de referência para hipotecas habitacionais. O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,42% e fechou em 19.636,22 pontos, após o anúncio, enquanto na China continental, o CSI300, que agrupa as maiores empresas listadas em Shanghai e Shenzhen, ganhou 0,35%, terminando em 3.690,96 pontos, o terceiro dia consecutivo de alta.

O Nikkei do Japão subiu 0,73% para terminar em 39.069,68 pontos, seu nível mais alto em mais de um mês e a primeira vez que o índice ultrapassou a marca de 39.000 desde 15 de abril.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,64% para fechar em 2.742,14 pontos. O banco central do país divulgará sua decisão sobre as taxas na quinta-feira.

O S&P/ASX 200 australiano avançou 0,63% para terminar em 7.863,70 pontos, com empresas de energia e mineração impulsionando o índice. As ações da mineradora de urânio Paladin Energy subiram 7,6%, enquanto a gigante da mineração BHP saltou 1,9% e a Rio Tinto, 2,8%. A mineradora de carvão New Hope fechou em alta de 5,8%, após atualização trimestral positiva. A empresa reportou lucro de US$ 218,8 milhões nos três meses encerrados em 30 de abril, alta de 21,6% em relação ao trimestre anterior. As petrolíferas Santos e Woodside Energy fecharam em forte alta, acima de 2% cada.

Os investidores também ficarão de olho em Taiwan, à medida que Lai Ching-te assumiu formalmente o cargo de novo presidente da ilha nesta segunda-feira, substituindo Tsai Ing-wen, depois de garantir vitória nas eleições de janeiro que deram início ao terceiro mandato presidencial sem precedentes para o Partido Democrático Progressista. Seu vice-presidente, Hsiao Bi-khim, de 52 anos, ex-embaixador de Taiwan nos Estados Unidos, também prestou juramento. Durante o seu discurso de posse, Lai apelou à China para cessar a sua intimidação política e militar contra Taiwan, acrescentando que espera que a China “aceite a realidade da existência da República da China” e respeite as escolhas do povo de Taiwan. Ele também disse: “Vamos juntos buscar a paz e a prosperidade mútua” e apelou à China para escolher “o diálogo em vez do confronto, o intercâmbio em vez da contenção”.

EUROPA: Os mercados europeus negociam em alta nas negociações matinais de segunda-feira, depois de uma série de balanços ter tropeçado no final da semana passada.

O índice Stoxx 600 sobe 0,17% no final da sessão da manhã, com as ações do setor minerador subindo, enquanto os bancos caiam.

O alemão DAX 30 sobe 0,4% e o francês CAC 40 avança 0,5%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,3%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 0,7%, Antofagasta sobe 0,9%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto negociam em alta de 1,4% e 0,3%, respectivamente. A petrolífera BP avança 0,9%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA sobem na manhã de segunda-feira, após o Dow Jones Industrial Average fechar acima do nível psicológico de 40.000 pela primeira vez na sexta-feira.

O Dow atingiu pela primeira vez o nível de 40.000 durante o pregão de quinta-feira, mas o fechamento acima do limite aconteceu na sexta-feira, ao adicionar 0,34% e terminar a sessão de sexta-feira em 40.003,59 pontos. O S&P 500 subiu 0,12%, em 5.303,27 ponto, enquanto o Nasdaq Composite caiu 0,07%, em 16.685,97 pontos na sexta-feira.

Os rendimentos do Tesouro dos EUA operam estáveis na segunda-feira, com os investidores aguardando novos dados econômicos e comentários de autoridades do Federal Reserve nesta semana, antes do período de sílêncio. Os rendimentos e os preços movem-se em direções opostas.

Os dados de vendas de casas novas e existentes serão divulgados esta semana, assim como os números de pedidos de bens duráveis.

Também será publicada a ata da última reunião do Fed na quarta-feira, que os investidores analisarão em busca de novos "insights" sobre o pensamento do banco central sobre a economia e a política monetária. O Fed manteve as taxas de juros inalteradas na sua última reunião e indicou que os juros não seriam reduzidas até que as autoridades políticas estivessem mais confiantes quanto ao recuo da inflação em direção de seu objetivo de 2%.

Dados sobre a inflação foram divulgados desde então, com o índice de preços ao consumidor para abril ficando ligeiramente abaixo das estimativas de 0,3% numa base mensal na semana passada. A leitura anual do IPC ficou em linha com as expectativas de 3,4%. O índice de preços ao produtor para abril ficou ligeiramente superior ao esperado.

Os investidores também esperam obter pistas sobre quando e com que frequência as taxas poderão ser reduzidas este ano por parte das autoridades do Fed, vários dos quais deverão falar ao longo da semana. Nas últimas semanas, os responsáveis ​​do banco central repetiram o sentimento transmitido na sua última reunião.

A agenda econômica de hoje está vazia, mas diversas autoridades do Federal Reserve devem fazer aparições públicas nesta data. Raphael W. Bostic do FOMC deve falar ás 8h30 e às 9h45. Às 10h00 será a vez de Christopher J. Waller. No mesmo horário, Michael S. Barr também deverá fazer uma aparição em outro evento. Philip N. Jefferson, vice-presidente do banco central americano, falará às 11h30, enquanto Loretta Mester deverá se pronunciar às 15h00.

A temporada de resultados seguem com Palo Alto, AutoZone, Target, Analog Devices, Intuit e Ralph Lauren publicando seus resultados nos próximos dias.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: -0,17% US $ 67.057,60
Etereum: -0,08% US $ 3.102,04

ÍNDICES FUTUROS - 7h40:
Dow: +0,06%
S&P 500: +0,17%
NASDAQ: +0,25%

COMMODITIES:
MinFe: +1,07%
Bent: -0,17%
WTI: -0,29%
Soja: +0,40%
Ouro: +0,93%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário