Bem-vindo à sua leitura matinal de três minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.
ÁSIA: Os princiapais mercados da Ásia fecharam em alta nesta segunda-feira, com a China continental renovando sua máxima de 8 meses, enquanto os investidores aguardavam dados econômicos relevantes da região nesta semana.
Os investidores aguardam os dados sobre a balança comercial, inflação e atividade empresarial do Japão ainda nesta semana, enquanto Singapura divulgará os dados de inflação de abril e os números finais do produto interno bruto do primeiro trimestre.
A China manteve inalteradas as taxas de empréstimos de um e cinco anos em 3,45% e 3,95%, respectivamente, depois que o país apresentou seu plano para impulsionar o seu mercado imobiliário na sexta-feira. A LPR de cinco anos é a taxa de referência para hipotecas habitacionais. O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,42% e fechou em 19.636,22 pontos, após o anúncio, enquanto na China continental, o CSI300, que agrupa as maiores empresas listadas em Shanghai e Shenzhen, ganhou 0,35%, terminando em 3.690,96 pontos, o terceiro dia consecutivo de alta.
O Nikkei do Japão subiu 0,73% para terminar em 39.069,68 pontos, seu nível mais alto em mais de um mês e a primeira vez que o índice ultrapassou a marca de 39.000 desde 15 de abril.
O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,64% para fechar em 2.742,14 pontos. O banco central do país divulgará sua decisão sobre as taxas na quinta-feira.
O S&P/ASX 200 australiano avançou 0,63% para terminar em 7.863,70 pontos, com empresas de energia e mineração impulsionando o índice. As ações da mineradora de urânio Paladin Energy subiram 7,6%, enquanto a gigante da mineração BHP saltou 1,9% e a Rio Tinto, 2,8%. A mineradora de carvão New Hope fechou em alta de 5,8%, após atualização trimestral positiva. A empresa reportou lucro de US$ 218,8 milhões nos três meses encerrados em 30 de abril, alta de 21,6% em relação ao trimestre anterior. As petrolíferas Santos e Woodside Energy fecharam em forte alta, acima de 2% cada.
Os investidores também ficarão de olho em Taiwan, à medida que Lai Ching-te assumiu formalmente o cargo de novo presidente da ilha nesta segunda-feira, substituindo Tsai Ing-wen, depois de garantir vitória nas eleições de janeiro que deram início ao terceiro mandato presidencial sem precedentes para o Partido Democrático Progressista. Seu vice-presidente, Hsiao Bi-khim, de 52 anos, ex-embaixador de Taiwan nos Estados Unidos, também prestou juramento. Durante o seu discurso de posse, Lai apelou à China para cessar a sua intimidação política e militar contra Taiwan, acrescentando que espera que a China “aceite a realidade da existência da República da China” e respeite as escolhas do povo de Taiwan. Ele também disse: “Vamos juntos buscar a paz e a prosperidade mútua” e apelou à China para escolher “o diálogo em vez do confronto, o intercâmbio em vez da contenção”.
EUROPA: Os mercados europeus negociam em alta nas negociações matinais de segunda-feira, depois de uma série de balanços ter tropeçado no final da semana passada.
O índice Stoxx 600 sobe 0,17% no final da sessão da manhã, com as ações do setor minerador subindo, enquanto os bancos caiam.
O alemão DAX 30 sobe 0,4% e o francês CAC 40 avança 0,5%.
Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,3%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 0,7%, Antofagasta sobe 0,9%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto negociam em alta de 1,4% e 0,3%, respectivamente. A petrolífera BP avança 0,9%.
EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA sobem na manhã de segunda-feira, após o Dow Jones Industrial Average fechar acima do nível psicológico de 40.000 pela primeira vez na sexta-feira.
O Dow atingiu pela primeira vez o nível de 40.000 durante o pregão de quinta-feira, mas o fechamento acima do limite aconteceu na sexta-feira, ao adicionar 0,34% e terminar a sessão de sexta-feira em 40.003,59 pontos. O S&P 500 subiu 0,12%, em 5.303,27 ponto, enquanto o Nasdaq Composite caiu 0,07%, em 16.685,97 pontos na sexta-feira.
Os rendimentos do Tesouro dos EUA operam estáveis na segunda-feira, com os investidores aguardando novos dados econômicos e comentários de autoridades do Federal Reserve nesta semana, antes do período de sílêncio. Os rendimentos e os preços movem-se em direções opostas.
Os dados de vendas de casas novas e existentes serão divulgados esta semana, assim como os números de pedidos de bens duráveis.
Também será publicada a ata da última reunião do Fed na quarta-feira, que os investidores analisarão em busca de novos "insights" sobre o pensamento do banco central sobre a economia e a política monetária. O Fed manteve as taxas de juros inalteradas na sua última reunião e indicou que os juros não seriam reduzidas até que as autoridades políticas estivessem mais confiantes quanto ao recuo da inflação em direção de seu objetivo de 2%.
Dados sobre a inflação foram divulgados desde então, com o índice de preços ao consumidor para abril ficando ligeiramente abaixo das estimativas de 0,3% numa base mensal na semana passada. A leitura anual do IPC ficou em linha com as expectativas de 3,4%. O índice de preços ao produtor para abril ficou ligeiramente superior ao esperado.
Os investidores também esperam obter pistas sobre quando e com que frequência as taxas poderão ser reduzidas este ano por parte das autoridades do Fed, vários dos quais deverão falar ao longo da semana. Nas últimas semanas, os responsáveis do banco central repetiram o sentimento transmitido na sua última reunião.
A agenda econômica de hoje está vazia, mas diversas autoridades do Federal Reserve devem fazer aparições públicas nesta data. Raphael W. Bostic do FOMC deve falar ás 8h30 e às 9h45. Às 10h00 será a vez de Christopher J. Waller. No mesmo horário, Michael S. Barr também deverá fazer uma aparição em outro evento. Philip N. Jefferson, vice-presidente do banco central americano, falará às 11h30, enquanto Loretta Mester deverá se pronunciar às 15h00.
A temporada de resultados seguem com Palo Alto, AutoZone, Target, Analog Devices, Intuit e Ralph Lauren publicando seus resultados nos próximos dias.
CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: -0,17% US $ 67.057,60
Etereum: -0,08% US $ 3.102,04
ÍNDICES FUTUROS - 7h40:
Dow: +0,06%
S&P 500: +0,17%
NASDAQ: +0,25%
COMMODITIES:
MinFe: +1,07%
Bent: -0,17%
WTI: -0,29%
Soja: +0,40%
Ouro: +0,93%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário