Bem-vindo à sua leitura matinal de dois minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.
ÁSIA: Os mercados da Ásia fecharam em baixa na sexta-feira, seguindo as baixas em Wall Street, enquanto os investidores assimilavam o relatório de inflação dos EUA.
O índice blue chip CSI 300 da China continental, que agrupa ações das maiores "blue chips" de Xangai e Shenzhen, caiu 2,77%, fechando em 3.887,17 pontos, liderando as perdas regionais, encerrando a semana com queda de 3,25%, à medida que o rali alimentado por estímulos no país continuando a perder força. O Ministério das Finanças da China deve realizar uma coletiva de imprensa no sábado, às 10h, horário local. A aguardada sessão informativa deve revelar um novo pacote de estímulo fiscal, enquanto Pequim tenta impulsionar sua economia. Sábado é dia útil na China, mas os mercados estarão fechados.
O Kospi da Coreia do Sul fechou em queda de 0,09%, em 2.596,91 pontos. O Banco da Coreia decidiu cortar a sua taxa de juros em 25 pontos-base para 3,25%, seu primeiro corte de taxa desde 2020. A decisão marca o fim de um ciclo de aperto de vários anos que levou as taxas para uma alta de 15 anos em 2023. A decisão ocorre no momento em que a inflação na Coreia do Sul caiu para 1,6% em setembro, o menor nível desde o início de 2021 e abaixo da meta média do banco central de 2%.
O Nikkei do Japão ganhou 0,57% para fechar em 39.605,8 pontos, ajudado pelos setores financeiro e de saúde.
O S&P/ASX 200 da Austrália caiu 0,1% para 8.214,50 pontos. O setor de mineradoras registrou o pior desempenho no índice: Fortescue Metals Group caiu 1,3%, Rio Tinto caiu 0,2% e gigante global de mineração BHP caiu 1,1%.
Os mercados de Hong Kong ficaram fechados na sexta-feira devido a um feriado.
EUROPA: Os mercados europeus negociam em ligeira baixa nesta sexta-feira, enquanto os investidores assimilavam novos dados de inflação dos EUA, que ficaram acima das expectativas.
O benchmark regional Stoxx 600 cai 0,1% no final da sessão matinal. O índice pan-europeu fechou em queda de 0,18% na quinta-feira, com a maioria dos setores e principais bolsas no vermelho.
O alemão DAX 30 e o francês CAC 40 alternam entre ligeiras altas e baixas.
Em Londres, o FTSE 100 cai 0,3%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American sobe 0,9%, mas Antofagasta cai 0,1%. Entre as gigantes, BHP sobe 0,3% e Rio Tinto avança 1%.
EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA negociam no vermelho na manhã de sexta-feira, com os investidores aguardando a leitura da inflação no atacado e os resultados trimestrais dos principais bancos.
O movimento segue um dia de perdas para os principais índices, com o S&P 500 e o Dow Jones recuando de seus recordes na sessão de quinta-feira. O índice S&P 500 caiu 0,21%, fechando em 5.780,05 pontos, enquanto o Dow perdeu 0,14%, em 42.454,12 pontos. O Nasdaq Composite registrou leve queda de 0,05%, fechando em 18.282,05 pontos.
Novos dados divulgados na quinta-feira aumentaram os temores dos investidores de que a inflação não estava esfriando rápido o suficiente. O índice de preços ao consumidor de setembro subiu 0,2% em uma base mensal e 2,4% em relação ao ano anterior. Esses resultados superaram o avanço mensal de 0,1% e o ganho de 2,3% ano a ano que os economistas pesquisados pela Dow Jones anteciparam.
A negociação de futuros de fundos do Fed sugere uma probabilidade de aproximadamente 87% de que o Federal Reserve reduzirá as taxas de juros em um quarto de ponto em novembro, de acordo com a CME FedWatch Tool. No entanto, os formuladores de políticas do banco central ficarão de olho em dados adicionais, que moldarão seu curso sobre as taxas de juros.
O rendimento do Tesouro de 10 anos ultrapassou brevemente 4,1% na sessão anterior após comentários do presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, que sugeriu uma pausa nos cortes. Bostic disse ao Wall Street Journal que estaria preparado para que o Fed mantivesse as taxas estáveis na reunião de novembro se os dados o justificassem. Seus comentários ocorreram após dados de inflação dos EUA mais altos do que o esperado na quinta-feira.
Os três principais índices estão indo para o último dia da semana com ganhos modestos. O S&P 500 subiu 0,5% na semana até agora, enquanto o Dow está acumulando um ganho de 0,2%. O Nasdaq tem o melhor desempenho dos três, subindo 0,8% no período.
Outro catalisador é aguardado na manhã de sexta-feira: o índice de preços ao produtor, que mede os preços no atacado sairá às 9h30. Economistas esperam que o índice PPI tenha subido 0,1% em setembro em uma base mensal. Excluindo os custos de alimentos e energia, eles preveem um avanço de 0,2%. Ainda nesta sexta-feira, a leitura preliminar do sentimento do consumidor para outubro está programada para ocorrer às 11h00.
A temporada de resultados está iniciando e pode influenciar o mercado na sexta-feira. JPMorgan Chase e Wells Fargo estão programadas para relatar os lucros trimestrais antes do sino de abertura.
CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: +0,35 US $ 61.139,70
Ethereum: +1,45% US $ 2.421,32
ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: -0,24%
S&P 500: -0,33%
NASDAQ: -0,40%
COMMODITIES:
MinFe Dailan: +1,15%
Bent: -0,75%
WTI: -0,66%
Soja: +0,46%
Ouro: +0,58%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário