Veja Também

Veja Também

RESENHA DA BOLSA - QUARTA-FEIRA - 22/01/2025

Bem-vindo à sua leitura matinal de dois minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados da Ásia negociaram de forma mista na quarta-feira. 

As bolsas chinesas fecharam em queda após Trump dizer que sua equipe estava discutindo uma tarifa de 10% sobre a China e que o imposto poderia entrar em vigor já em 1º de fevereiro. O CSI 300 da China continental, que agrupa ações das maiores "blue chips" de Xangai e Shenzhen, caiu 0,93% para fechar em 3.797,02 pontos.  Enquanto isso, o índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,63%, em 19.778,77 pontos.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 1,15% para fechar em 2.547,06 pontos. As ações de várias ações de tecnologia coreanas subiram, com a SK Hynix e a LG Electronics liderando os ganhos em 2,52% e 2,85%, respectivamente, após relatos sobre empresas coreanas que consideram mover suas plantas de produção do México para os EUA após as políticas protecionistas de Trump.

O Nikkei do Japão subiu 1,58%, para fechar em 39.646,25 pontos.

O S&P/ASX 200 da Austrália subiu 0,33%, fechando em 8.429,80 pontos, com sete dos 11 setores no verde. As ações de tecnologia ajudaram a compensar a queda das ações das empresas de mineração e energia, após Trump anunciar o "Stargate", um projeto no valor de US $ 800 bilhões destinado a construir projetos para o desenvolvimento da IA. A mineração foi o setor mais fraco, com os pesos pesados BHP, Fortescue e Rio Tinto caindo 2%, 1,8% 0,8%, respectivamente enquanto a mineradora de lítio Pilbara Minerals perdeu 1,2%. Enquanto isso, as ações da Woodside Energy caíram 1,9% após a notícia de que a produtora australiana de petróleo e gás atrasou as decisões de investimento em dois projetos de energia limpa nos EUA, um de baixo carbono baseado em hidrogênio e outro em energia solar. A produtora australiana de petróleo e gás Santos recuperou das perdas iniciais e fechar praticamente estável.

EUROPA: As bolsas europeias abriram em alta na quarta-feira, dando continuidade ao sentimento positivo observado nos mercados globais desde o início da semana.

O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,6%, com o setor financeiro ganhando, enquanto serviços públicos e mineração caindo.

O alemão DAX 30 sobe 1%, enquanto o CAC 40 da França adiciona 0,7%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,3%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 0,2%, Antofagasta perde 0,1%, BHP cede 0,6%, enquanto Rio Tinto sobe 0,1%. A petrolífera BP sobe 0,4%. 

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA sobem na quarta-feira, na sequência da primeira sessão de negociação, após o Dia da Posse de Trump.

Trump assinou mais de 40 ordens executivas em seu primeiro dia na Casa Branca, incluindo a retirada dos EUA do Acordo Climático de Paris, o perdão a cerca de 1.500 pessoas acusadas em relação ao ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021 e o fim de programas de diversidade, equidade e inclusão.

O presidente também fez vários comentários sobre tarifas na segunda-feira, entre elas dizendo que está considerando impor tarifas de 25% ao México e ao Canadá a partir de fevereiro e uma tarifa de 10% à China.

Os comentários do presidente Donald Trump em uma entrevista coletiva na terça-feira à noite foram acompanhados de perto pelos investidores. O presidente confirmou que está considerando uma tarifa de 10% sobre a China a partir de 1º de fevereiro. “Estamos falando de uma tarifa de 10% sobre a China com base no fato de que eles estão enviando fentanil para o México e o Canadá”, disse o presidente, falando a repórteres na Casa Branca.

Trump também anunciou uma joint venture chamada “Stargate”, com OpenAI, Oracle e Softbank para investir “US$ 500 bilhões, pelo menos” em infraestrutura de IA nos Estados Unidos. Ações da Oracle subiu mais de 4% no pregão estendido.

Wall Street registrou uma sessão positiva na terça-feira. O Dow Jones subiu 1,24%, fechando em 44.025,81 pontos. O S&P 500 subiu 0,88%, em 6.049,57 pontos, enquanto o Nasdaq Composite subiu 0,64%, em 19.756,78 pontos. 

Destaque negativo ficou por conta da Apple, que teve um desempenho notavelmente abaixo do esperado, caindo mais de 3% devido a dois rebaixamentos.

Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA caem ligeiramente na manhã de quarta-feira, enquanto os investidores aguardavam mais dados econômicos e digerem os últimos comentários do presidente dos EUA, Donald Trump. Os rendimentos e os preços se movem em direções opostas.

Os investidores seguem observando atentamente os comentários de Trump após sua posse e o impacto que isso terá na economia dos EUA, esperando para ver se Trump aplicará as políticas "pró-negócios" que prometeu durante sua campanha.

Os investidores também aguardam alguns dados para esta semana. Os dados semanais de pedidos de auxílio-desemprego serão divulgados na quinta-feira e o S&P Global Composite PMI Flash será divulgado na sexta-feira, juntamente com as vendas de casas existentes.

Em outro lugar, o Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, está em andamento, onde líderes mundiais e CEOs de várias empresas se reúnem para discutir as questões mais urgentes do mundo.

A temporada de balanços continua na quarta-feira, com relatórios da Procter & Gamble e Johnson & Johnson, bem como os do Halliburton e GE Vernova.

CRIPTOMOEDAS:

Bitcoin: +1,85% US $ 105.052,5

Ethereum: -0,07% US $ 3.302,42

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:

Dow: +0,11%

S&P 500: +0,41%

NASDAQ: +0,79%

COMMODITIES:

MinFe Dailan: -0,44%

Bent: +0,45%

WTI: -0,51%

Soja: -0,21%

Ouro: +0,50%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário