Veja Também

Veja Também

TERÇA-FEIRA 23/11/2010

(1) RESUMO:

Mercados que inicialmente havia respondido positivamente ao pedido formal de ajuda da Irlanda no fim de semana, começaram a se preocupar com o risco de que outras nações da zona do euro - possivelmente Portugal ou Espanha - possa ser atingido por uma crise semelhante. Bolsas da Ásia fecharam em queda nesta terça-feira, com o investidor preocupado a crise da dívida na Europa e com a possível introdução de mais medidas de aperto financeiro por parte da China. Na Nova Zelândia os investidores mantiveram o foco sobre a situação dos 29 mineiros presos na mina de carvão do Rio Pike, no sul da Nova Zelândia, após sequência de explosões na sexta-feira. Nova Zelândia Oil & Gas, caiu 27,5%. Investidores estão preocupados com o impacto financeiro da explosão da mina. Em Sydney, a Qantas subiu 1,1% após a companhia aérea anunciar que vai retomar alguns vôos do A380 esta semana, depois da ruptura de uma dasturbina no início deste mês, em sua frota de aviões Airbus. A ação da empresa caiu 11% desde o incidente de 4 de novembro. A operadora também informou que vai pedir indenização ao fabricante de motores Rolls Royce. Coreia do Norte dispara contra território sul-coreano, matando um soldado sul-coreano e deixando 13 feridos. Não há notícias de civis feridos. A notícia elevou o dólar dos EUA face ao iene japonês. Futuros do Dow Jones Industrial Average, S & P 500 e futuros do Nasdaq caiu. Europa abriu em alta, mas perde terreno.

CHINA: Mercado de ações no vermelho na China, estendendo as perdas devido as novas regras de propriedade de Hong Kong e na China continental o aperto da política monetária continuou a ser um empecilho ao mercado. O índice Hang Seng e Hang Seng China Enterprises Index - que rastreia empresas chinesas do continente negociadas em Hong Kong fecharam em queda. O sell-off foi em parte devido a temores de regras para impedir a subida dos preços dos imóveis, especialmente em Hong Kong, onde as novas medidas foram anunciadas na última sexta. Isso levou as ações de incorporadoras para baixo, com Sino Land tendo uma queda de 3,1%. Commodities também sofreram: Jiangxi Copper, teve queda de 3,4% em Hong Kong e perdeu 6,3% em Xangai. Angang Steel teve baixa de 1,6%. Os bancos continuou a sua dinâmica de queda depois da política de aperto anunciadas por Pequim no final da semana passada. HSBC Holdings tiveram suas ações negociadas com baixa de 1,4%, China Construction Bank caiu 1,9% e Banco da China perdeu 1,5%. A China manteve suas exportações de diesel relativamente estável em outubro, no entanto o país deverá se tornar um importador de diesel neste mês (pela primeira vez em dois anos) em meio a esforços para aliviar a escassez severa desde setembro, com mais usuários industriais utilizando geradores a diesel para poder, após o racionamento por parte dos governos locais, atender às metas de eficiência energética. Longas filas de veículos estão se formando em postos de gasolina em toda a China. A China Petroleum & Chemical Corp (Sinopec) e a PetroChina disseram aumentarão neste mês, a importação de diesel e reduzirão as exportações para aumentar a oferta local. Segundo notícias da agência de notícias estatal Xinhua nesta segunda-feira, os estoques de diesel caíram 10,7% em relação ao mês no final de outubro e os estoques de querosene teve queda 6,5%, enquanto os estoques de petróleo caiu 5,2%.

JAPÃO: As Bolsas de Tóquio ficaram fechadas nesta terça-feira devido ao Feriado do Dia do Trabalho.

EUROPA: Bolsas na Europa operam em queda no início do pregão desta terça-feira, estendendo as perdas da sessão anterior, como relatos de trocas de tiros de artilharia entre o Norte e a Coreia do Sul, além daas preocupações com a Irlanda. Ações do Bank of Ireland cai mais de 15% e Allied Irish Banks caem 8,6%. Outros bancos europeus também operam em queda, principalmente os que estão focados com a Ásia como o Standard Chartered que cai 2,8% em Londres e Société Générale caindo 2,1% em Paris. As ações de mineradoras também estão entre as pesam sobre o mercado: Vedanta Resources cai 2,9% e Antofagasta perde 2,2%. Entre as ações em alta, as ações da Evotec Alemanha sobem 4,3% depois de ter chegado a um acordo com a Merck KG para colaborar no desenvolvimento de uma terapia para uma doença neurológica não revelada. Empresa farmacêutica suíça Basiléia Farmacêutica sobe 1,1% após o início da Fase I do estudo clínico de um novo antibiótico que é projetado para atacar as bactérias encontradas em hospitais que resistiram a múltiplas drogas. O PIB alemão teve expansão de 0,7% no terceiro trimestre, impulsionado pelas demandas doméstica e externa, confirmando uma estimativa. Comparado ao terceiro trimestre do ano passado, o PIB cresceu 3,9%. A economia alemã, a maior da Europa, cresceu a um ritmo trimestral de 2,2% no segundo trimestre e expandiram 4,3% em termos homólogos.

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:

EUA:
11h30 - Segunda prévia do PIB e de seu deflator, baseados no terceiro trimestre.
13h00 - Existing Home Sales de outubro (mede as vendas de casas usadas no país).

AGENDA DE AMANHÃ:

EUROPA: Industrial New Orders ((números de novos pedidos à indústria na Zona do Euro)).
ALEMANHA: IFO - Business Climate (estudos com 7000 empresas, entre elas indústrias, construtores, atacadistas e varejistas da Alemanha para determinar o sentimento dos negócios e as condições na zona euro).
REINO UNIDO - Revisão do PIB do Reino Unido e Index of Services (atividade no setor de serviços).
EUA: 11h30 - Durable Good Orders (volume de pedidos e entregas de bens duráveis no período), 11h30 - Personal Income (renda individual dos cidadãos norte-americanos) e Personal Spending (gastos dos consumidores) de setembro, assim como para o núcleo do Personal Consumption Expenditures - PCE e seu núcleo deflator (gastos pessoais dos americanos - medida de inflação mais acompanhada pelo Fed), 11h30 - Initial Claims (pedidos de auxílio-desemprego), 12h55 - Michigan Sentiment, versão final (mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana), 13h00 - New Home Sales (número de casas novas com compromisso de venda), 13h30 - Estoques de Petróleo norte-americano e às 17h00 - Ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve.

(3) ÍNDICES MUNDIAIS (7h20):

ÁSIA
Austrália: -1,16%
Nikkei: ---%
Hong Kong: -2,67%
Xangai Composite: -1,94%

EUROPA
London - FTSE: -0,44%
Paris Cac 40: -0,45%
Netherlands: -0,33%
Frankfurt - Dax: -0,11%
Madrid IBEX: -0,75%
Zurich: -0,50%
Milão Mib: -0,16%
Moscow: -0,75%

PETRÓLEO
BRENT: +0,06%
WTI: -0,11%

COMMODITIES METÁLICAS
COBRE: -1,15%
NIQUEL: -0,58%

COMMODITIES AGRÍCOLAS
ALGODÃO: -4,62%
SOJA: -2,00%

ÍNDICES FUTUROS AMERICANO
Dow: -0,44%
S&P: -0,54%
NASDAQ: -0,41%

NOTÍCIA EM DESTAQUE: Balança comercial brasileira tem déficit recorde de US$ 663 milhões. Compras de combustíveis e lubrificantes, equipamentos mecânicos e veículos, entre outros, se concentraram na semana passada.

ATENÇÃO: As atenções de hoje se voltam para a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano do terceiro trimestre que será divulgado às 11h30 (horário de Brasília). A expectativa é que mostre crescimento de 2,4%, acima dos 2% da prévia anterior.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites que são aqui redigidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.
Você encontrará também esse material no site Siga também no twitter:

Nenhum comentário:

Postar um comentário