Veja Também

Veja Também

terça-feira, 30 de novembro de 2010

TERÇA-FEIRA 30/11/2010

(1) RESUMO:

Maioria dos mercados asiáticos fecharam em queda nesta terça-feira, com o fantasma da dívida na Europa rondando muitos investidores, enquanto as ações em Seul avançou diante a calmaria no conflito entre as Coreias, em uma ilha sul-coreana. Em Sydney, o mercado foi arrastado para baixo, com o dólar australiano perdendo terreno para o dolar americano, enfraquecendo commodities, industrias e varejistas. Banco ANZ caiu 0,4% e Westpac perdeu 0,5%. BHP Billiton caiu 0,4%, Brambles perdeu 1,3% e Wesfarmers caiu 1,4%. Nufarm subiram 2,5% após anunciar que refinanciou sua dívida e agora tem 900 milhões dólares aprovado por quatro bancos. Europa abriu no azul, mas perdendo terreno.

CHINA: As ações da China estavam sob pressão de venda acentuada em meio a rumores de que Pequim está se preparando para apertar a política como parte dos esforços para reprimir a inflação. O Índice Composto de Xangai e o CSI 300 tiveram fortes quedas. Os investidores estavam apreensivos diante do anúncio na segunda-feira de que o Conselho de Estado da China vai endurecer as sanções e reforçar a vigilância para evitar acumulação de bens e manipulação de preços. A mineradora de carvão da China Shenhua Energy caiu 3%, enquanto China Southern Airlines perdeu 5,9%. Bancos e financeiras também fecharam em queda: Industrial & Commercial Bank of China, caindo 2,6% em Xangai e 1,3% em Hong Kong. Em Hong Kong, o índice Hang Seng e o Hang Seng China Enterprises Index fecharam em queda, pressionadas por fraqueza de seu setor de finanças. HSBC Holdings caiu 1%, enquanto Hong Kong Exchanges & Clearing, operadora da bolsa local e de mercados de futuros, caiu 2%. Longe das finanças, Lenovo Group tiveram alta modesta de 0,19%, após dados mais fracos, reduzindo sua previsão de vendas globais de computadores pessoais em 2010 e 2011 em meio a incerteza econômica e a preferência crescente dos consumidores para computadores tablet. Entre as ações positivas, Li & Fung, um fornecedor de Wal-Mart e outros varejistas dos EUA, subiu 3,1%, estendendo os ganhos da sessão anterior otimista "Black Friday" de vendas no fim de semana nos EUA.

JAPÃO: O mercado de Tóquio fechou em queda, com preocupações sobre a economia doméstica e com o euro desvalorizando frente ao iene, prejudicando ações de alguns exportadores. Destaque negativo para as siderúrgicas e o setor bancário: ações da Nippon Steel Corporation registraram desvalorização de 4,48%, enquanto JFE Holdings caíram 2,63%, depois que o Mizuho Securities reduziu a recomendação para ambas, passando de overweight para neutro. Papéis do Mitsubishi UFJ Financial registraram queda de 2,22%, seguindo o corte de overweight para neutro na recomendação por parte do Credit Suisse. A divulgação de alguns indicadores também pesou, com a taxa de desemprego surpreendendo negativamente as expectativas ao subir para 5,1% no último mês, contra marcação anterior de 5,0%. Por outro lado, a produção industrial apresentou contração de 1,8% em outubro, apontando para a maior queda mensal desde fevereiro de 2009. Canon perdeu 1,0%, Nikon caiu 1,1% e Elpida Memory perdeu 0,8%. Outros exportadores foram resistentes: Sony subiu 0,4% e a Toyota Motor subiu 0,8%. A empresa anunciou que vai anunciar um recall de 650 mil carros a gasolina e eletricidade Prius em todo o mundo para consertar um defeito da bomba de refrigeração. Nintendo subiu 3,5% após ter dito que vendeu 900 mil aparelho portáteis DS e 600 mil consoles Wii nos EUA durante a semana compras do Black Friday (21 a 27 de novembro).

EUROPA: Principais bolsas da Europa operam em queda, porém sem definição de direção. O índice Stoxx 600 Europa opera em queda, em meio a temores de que o resgate da Irlanda foi pouco para evitar que a crise da dívida se espalhe para Portugal e Espanha. Em Londres, a FTSE 100 opera em queda, apesar de ganhos modestos para algumas unidades de mineração e de petróleo: Rio Tinto sobe 0,8% e a holandesa Shell tem alta de 0,6%. O índice alemão DAX 30 sobe 0,1% e o índice CAC 40 de Paris, cai 0,2%. Pregão nos países periféricos da zona do euro também em queda: ISEQ da Irlanda cai 0,2% , de Portugal PSI 20 cai 0,2% eo IBEX espanhol 35 perde 0,4%. Entre as ações em foco estão a Remy Cointreau caindo 4,5% em Paris, depois que o grupo anunciou que seu lucro caiu drasticamente no primeiro semestre do ano fiscal devido a prejuízos. Siderúrgica alemã ThyssenKrupp cai 1,6% depois que anunciou resultados de seu ano fiscal de 2010. Nestlé cai 1,3% na Suiça, após ser rebaixada para posição neutra pelo Credit Suisse. Ações em grupo de engenharia ABB sobe 1% após a companhia informa que irá adquirir Baldor Electric no valor de $ 4,2 bilhões, incluindo a assunção de US $ 1,1 bilhões de dívida líquida. O preço do negócio representa um prêmio de 41% ao preço de fechamento na segunda-feira. Desemprego Alemão registra perda de 9.000 postos de trabalho, melhor que a expectativa dos analistas que esperavam perda de 19.000, porém a última divulgação registou fechamento de apenas 3.000 postos de trabalho. A taxa de desemprego ajustada manteve-se inalterada em 7,5%, que corresponde às expectativas.

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:

EUA:
12h00 - S&P/Case-Shiller Home Price de setembro (trajetória dos preços das casas nos EUA por meio de uma média móvel trimestral).
12h45 - Chicago PMI referente de novembro (nível de atividade industrial na região).
13h00 - Consumer Confidence de novembro (confiança dos consumidores norte-americanos).
18h00 - Discurso do Presidente do Fed Ben Bernanke (irá discutir a situação econômica dos EUA com executivos ao lado da presidente do Fed regional de Cleveland, Sandra Pianalto).

AGENDA DE AMANHÃ:

EUROPA: Manufacturing PMI (nivel de compra no setor manufatureiro na Zona do Euro).
ALEMANHA: German Retail Sales (Mede variação de preços de todos os produtos vendidos pelos varejistas, excluindo auto), German Manufacturing PMI (nivel de compras no setor manufatureiro na Alemanha).
REINO UNIDO: Nationwide Housing Price Index (variação mensal do preço médio de uma casa com hipoteca), Manufacturing PMI (nivel de compra no setor manufatureiro no Reino Unido).
EUA: 11h15 - ADP Employment (número de postos de trabalho no setor privado), 11h30 - Productivity & Costs - review (produtividade da mão-de-obra da economia norte-americana, excluída a agropecuária), 13h00 - Construction Spending (gastos decorrentes da construção de imóveis),13h00 - ISM Index (nível de atividade industrial no país), 13h30 - Estoques de Petróleo norte-americano e às 17h00 - Livro Bege do Fed (relatório importante sobre o desempenho atual da economia do país).

(3) ÍNDICES MUNDIAIS (7h40):

ÁSIA
Austrália: -0,64%
Nikkei: -1,87%
Hong Kong: -0,74%
Xangai Composite: -1,61%

EUROPA
London - FTSE: -0,33%
Paris Cac 40: -0,43%
Netherlands: -0,32%
Frankfurt - Dax: +0,10%
Madrid IBEX: -0,94%
Zurich: -0,70%
Milão Mib: -1,00%
Moscow: -0,07%

PETRÓLEO
BRENT: -0,54%
WTI: -0,64%

COMMODITIES METÁLICAS
COBRE: +0,51%
NIQUEL: -0,79%

COMMODITIES AGRÍCOLAS
ALGODÃO: +1,98%
SOJA: -0,08%

ÍNDICES FUTUROS AMERICANO
Dow: -0,40%
S&P: -0,42%
NASDAQ: -0,44%

NOTÍCIA EM DESTAQUE: IGP-M tem a maior taxa em dois anos.

ATENÇÃO: Mercado testando supotes importantes. A questão da Irlanda deve continuar a derrubar o mercado, mas alguns dados americanos podem reverter essa situação (confiança do consumidor), porém devemos ficar atentos ao discurso do Presidente do Federal Reserve Ben Bernanke, no final do dia.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites que são aqui redigidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.
Você encontrará também esse material no site http://haramoto.blogspot.com
Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário