Veja Também

Veja Também

SEGUNDA-FEIRA 27/12/2010

(1) RESUMO:

Maioria dos mercados de ações na Ásia que abriram, fecharam sem direção nesta última segunda-feira do ano, depois que o Banco Central chinês subiu as taxas de juros no sábado. Os mercados na Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong e nas Filipinas permaneceram fechados devido a feriados. Em Seul, os bancos subiram estimuladas pelas medidas chinesas. KB Financial subiu 2,4% e Samsung Life Insurance teve alta de 3,8%. A montadora de automóveis Hyundai Motor caiu 2,5% e a Kia Motors perderam 2,3% devido a preocupações de que as medidas do BC chinês poderia afetar suas exportações para o país, enquanto as medidas do governo municipal de Pequim para combater os engarrafamentos - que vai limitar a emissão da licença de automóveis novos para 240.000 no ano que vem, cerca de um terço dos valores deste ano - também pode prejudicar a demanda. Nos mercados cambiais, a reação à alta taxa de juro da China, foi calmo, visto que o aperto era amplamente esperada.

CHINA: Os investidores chineses, ficaram alividos com medidas para conter a inflação por parte do Banco Popular da China neste sábado, elevando as taxas básicas de juros para 5,81% e também aumentou a taxa de depósitos bancários em 0,25 ponto percentual, para 2,75%. Analistas disseram que medida deve ajudar a manter o crescimento chinês e a demanda por commodities em uma trajetória sustentável. Apesar do mercado acionário de Hong Kong estar fechado devido feriado, as ações na Bolsa de Xangai parecia animado, com o Xangai Composite aumentando mais de 1% em um ponto durante o comércio da manhã. Na parte da tarde a história foi diferente, com as ações revertendo o curso, fechando 1,9% mais baixo em 2,781.40. Parte da reviravolta foi devido as seguradoras. As ações da Ping An Insurance Group fecharam com queda de 2,2%, depois de ter saltado 1,7% pela manhã. As da China Life Insurance perderam 1,2% para o dia, apesar de ter encerrado a sessão da manhã 1,1% superior. Várias altas anteriores atribuíndo os possíveis aumentos das taxas de juros de que as seguradoras poderiam se beneficiar dos maiores rendimentos de títulos no ano que vem (sobe no boato e cai no fato), fizeram os investidores realizarem lucros. As companhias aéreas como a Air China fecharam 2,1% menor e a China Eastern Airlines bateu em 5,6%. Entre as poucas altas, as commodities subiram, ajudada em parte pela possibilidade do governo sancionar aumentos de preços. China Shenhua Energy fechou em alta de 0,1%, embora bem abaixo de seu salto de 2,8% no período da manhã. Jiangxi Copper terminou a sessão com uma alta de 1,2%.

JAPÃO: Após feriado na quinta-feira (aniversário do imperador), as ações em Tóquio fecharam em alta apesar do baixo volume, com os investidores encorajados pelos dados chineses, mas analistas cautelosos com a força do iene contra o dólar dos EUA e Euro. Ações de tecnologia subiram, com a Hitachi subindo até 1% depois de notícia afirmando que a empresa estaria planejando uma aliança com a Foxconn International Holdings, para fabricação de TV. As ações da fabricante de chips Elpida Memory subiram 4,8% após relatórios que estava fechando negócios, possivelmente com empresas taiwaneses. Canon subiu 1,2% após a companhia anunciar que planeja pagar no final do ano dividendo de Y65 por ação, com base em suas previsões de lucros e da demanda esperada para os investimentos de capital. Os varejistas também melhoraram: FamilyMart aumentou 0,8% e Aeon subiu 0,9%.

EUROPA: Bolsa de valores na Europa em queda com baixo volume, porém apresentando volatilidade. Como não há notícias corporativas ou dados econômicos no continente para focar, os investidores estão digerindo as perdas na Ásia, depois da alta das taxas na China, no final de semana. O índice Stoxx 600 cai 0,5%, para 280. Muitos mercados na Europa, permanecem fechadas. Os mercados de Londres estará fechado até quarta-feira. O índice alemão DAX 30 mostra uma queda de 1,6% para 6,946.14. Ações de auto, uma forte presença no DAX, estavam no vermelho, com a BMW caindo quase 5%, a Volkswagen perdendo 4,8% e a Daimler em queda de 4,1%. Da mesma forma, em Paris, onde o índice CAC 40 cai 1,4% para 3,844.78, a Peugeot perde 2,1%. Os bancos também apresentam desempenhos fracos, com Societe Generale SA com queda de 2,1%, e a siderúrgica ArcelorMittal perdendo 1,9%. Entre os mercados periféricos, o índice espanhol IBEX 35 cai 1,5% para 9947, com o Banco Santander caindo 1,6% e o grupo de construção Sacyr -Vallehermoso, 2,3% menor.

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:

- EUA: Não está prevista a divulgação de dados econômicos importantes.

AGENDA DE AMANHÃ:

REINO UNIDO: Feriado.
EUA: 12h00 - S&P/Case-Shiller Home Price (preços das casas nos EUA por meio de uma média móvel trimestral) e às 13h00 - Consumer Confidence (mede a confiança dos consumidores norte-americanos).

(3) ÍNDICES MUNDIAIS (8h10):

ÁSIA
Austrália: ---%
Nikkei: +0,75%
Hong Kong: ---%
Xangai Composite: -1,90%

EUROPA
London - FTSE: ---%
Paris Cac 40: -1,05%
Netherlands: -0,43%
Frankfurt - Dax: -1,16%
Madrid IBEX: -1,52%
Zurich: -0,40%
Milão Mib: -0,72%
Moscow: -0,14%

PETRÓLEO
BRENT: -0,35%
WTI: -0,09%

COMMODITIES METÁLICAS
COBRE: -0,36%
NIQUEL: -1,49%

ÍNDICES FUTUROS AMERICANO
Dow: -0,34%
S&P: -0,42%
NASDAQ: -0,36%

NOTÍCIA EM DESTAQUE: G1 - Para conter inflação, China aumenta juros para 5,81%.

ATENÇÃO: Sem dados significativos na Europa e nos Estados Unidos, fica a expectativa de volume reduzido, devido comemorações de final de ano, com Bovespa seguindo o mercado americano.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites que são aqui redigidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.
Você encontrará também esse material no site http://haramoto.blogspot.com
Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário