Veja Também

Veja Também

QUARTA-FEIRA 19/01/2011

(1) RESUMO:

Maioria dos mercados de ações na Ásia fecharam esta quarta-feira em alta, com as ações de tecnologia da região subindo após os resultados otimistas da Apple e International Business Machines, enquanto o dólar dos EUA enfraquecido ajudou a elevar ações do setor de commodities. Em Sydney, o mercado rebateu os dados decepcionantes do sentimento do consumidor e se recuperou da fraqueza precocemente, com ações dos bancos e de recursos empurrando o índice para mais uma alta. Em Seul, o setor de construção puxou o mercado para baixo com os investidores realizando lucros após ganhos recentes. Entre os mercados periféricos, o NZX50 da Nova Zelândia, Straits Times de Singapura, Taiex de Taiwan, ações da Indonésia, SET Tailândia subiram e as ações das Filipinas, Sensex da Índia, KLCI da Malásia cairam. Nos mercados cambiais, o euro avançou contra o dólar dos EUA, apesar líderes dos países europeus não tenham divulgado nenhum tipo de apoio para dívida de países oprimidos da zona do euro, enquanto os mercados americanos e europeus fecharam firmes, bem como dados econômicos na Europa mais forte do que o esperado ajudou a melhorar o sentimento dos investidores da região.

CHINA: Na China, os promotores imobiliários, produtores de commodities metálicas e papéis de jogos foram os principais resposáveis pelas altas. O índice Hang Seng, Hang Seng China Enterprises e Xangai China Composite fecharam em alta. Embora os relatórios de produção de commodities mostram sinais fortes e recentes revisões em alta das previsões dos preços delas estejam apoiando recursos esta semana, os investidores aguardam os dados de inflação chinesa a ser divulgado na quinta-feira, como um indicador para os preços das commodities para os próximos 3-6 meses. Boatos indicam que a inflação ao consumidor se desacelerou no mês de dezembro. Segundo fontes não identificadas o indicador oficial apresentou alta de 4,6% no período, ante os 5,1% do mês anterior. Segundo o jornal oficial China's Securities, o PBoC (Banco Popular da China) irá cortar a meta de empréstimos dos bancos em até 10% sobre o valor total do ano anterior, como uma medida para conter a alta inflacionária, proporcionando valorização nos papéis do setor bancário.

JAPÃO: No Japão exportadores com foco na Europa ganhavam diante da valorização do euro frente ao iene e ajudaram tantoo índice Nikkei e o Topix a fecharem em alta. Destaque também para ações de tecnologia que subiram após fortes ganhos da Apple e IBM.

EUROPA: Bolsas na Europa abriram em alta, mas perdem terreno. O Stoxx Europe 600 cai, depois de fechar em alta de 0,9% na sessão anterior e atingindo o topo em 52 semanas. As ações de tecnologia estão em foco após os bons resultados da Apple e IBM, mas o comportamento do setor de tecnologia na Europa segue indefinido. Em Londres, as ações de energia, bancos e de metais estão entre as maiores altas. Apesar disso, índice FTSE 100 e CAC 40 francês caem e o alemão DAX 30 opera em alta. Destaque negativo para ações de companhias aéreas. Na Alemanha, a Deutsche Lufthansa e a British Airways no Reino Unido caem. O número de trabalhadores britânicos que reivindicaram auxílio-desemprego caiu para 4100 em dezembro. Economistas previam um aumento de 2.750. A taxa de desemprego nos três meses encerrados em novembro subiu de 7,7% para 7,9% em relação ao trimestre anterior. O número total de desempregados aumentou em 49.000 no trimestre, chegando a 2,5 milhões. A remuneração média, excluindo os bônus, subiu 2,3% no período setembro-novembro, inalterado em relação ao período de agosto a outubro e em linha com as estimativas.

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:
- BRASIL: Segundo dia da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que decidirá o novo patamar da taxa básica de juro. Analista esperam uma elevação da Selic em 0,5 ponto percentual ou 11,25% ao ano, na tentativa de conter a pressão inflacionária.
- EUA:
11h30 - Housing Starts (número de casas que começaram a ser construídas) e Building Permits (autorizações para a construção de imóveis foram concedidas), ambos de dezembro.

AGENDA DE AMANHÃ:

EUROPA: ECB Monthly Report (o relatório do BCE (Banco Central Europeu) fornece informações mensais a respeito dos interesses do mercado monetário, perspectivas de crescimento, as tendências de poupança e diversos problemas econômicos).
REINO UNIDO: CBI Industrial Trends Orders (mede as expectativas econômicas dos executivos de manufatura no Reino Unido).
ALEMANHA: PPI - Producer Price Index (indicador de inflação que mede a variação nos preços médios recebidos pelos produtores nacionais de bens e serviços e o indicador que serve de prévia da inflação futura).
EUA: 11h30 - Initial Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego); 13h00 - Leading Indicators de dezembro. O relatório compreende vários índices já divulgados, como pedidos de auxílio-desemprego, custo de mão-de-obra e permissões para construção; 13h00 - Philadelphia Fed Index de janeiro (mede a atividade industrial no estado); 13h00 - Existing Home Sales de dezembro (mede as vendas de casas usadas no país); 13h30 - Relatório de Estoques de Petróleo norte-americano.

(3) ÍNDICES MUNDIAIS (7h45):

ÁSIA
Austrália: +0,66%
Nikkei: +0,36%
Hong Kong: +1,10%
Xangai Composite: +1,85%

EUROPA
London - FTSE: -0,12%
Paris Cac 40: -0,05%
Frankfurt - Dax: +0,13%
Madrid IBEX: -0,13%
Russia: +0,48%

PETRÓLEO
BRENT: +0,67%
WTI: +0,69%

COMMODITIES METÁLICAS
COBRE: +0,72%
NIQUEL: +1,00%

ÍNDICES FUTUROS AMERICANO
Dow: -0,03%
S&P: -0,14%
NASDAQ: -0,02%

(4) RESULTADOS CORPORATIVOS: (*)
* Antes do pregão: Bank of NY Mellon, Goldman Sachs, US Bancorp e Wells Fargo
* Depois do pregão: eBay

ATENÇÃO: Atenção para resultado da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) que deverá anunciar sua decisão sobre política monetária para o Brasil, onde o consenso ventila para um aumento da taxa básica de juros em 50 pontos-base, ou 11,25% ao ano. Analistas dizem que uma alta de 75 pontos-base não seria bem recebido porque contribuiria ainda mais para valorização do real. No front externo dados imobiliários e resultados corporativo continuam ditando os rumos das bolsas.


Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui redigidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.
Você encontrará também esse material no site http://haramoto.blogspot.com
Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader
(*) fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário