Veja Também

Veja Também

SEGUNDA-FEIRA 03/01/2011

(1) RESUMO:

Mercados de ações na Ásia iniciaram o ano de forma saudável, na esperança de que a recuperação econômica global continuará em 2011. Hang Seng de Hong Kong, Kospi da Coreia do Sul, Straits Times de Singapura e o Sensex da Índia subiram. Índice de ações da Malásia, Indonésia, Taiwan e Filipinas também fecharam em alta. Os mercados na Austrália, Japão, Nova Zelândia, Tailândia e Vietnã ficaram fechadas, assim como as bolsas da China continental. As ações de tecnologia em Seul, fecharam em alta, com Samsung Electronics subindo 1,6% e Hynix Semiconductor adicionando 4,6%. Ações de autos também fecharam em alta, após o presidente do Grupo Hyundai, Chung Mong-koo anunciar metas otimistas de vendas para 2011. Hyundai Motor subiu 1,2% e Kia Motors também ganhou 1,2%. Na Malásia, IJM Land caiu 3,1%, ampliando a perda de 11,7% na quinta-feira, quando as negociações de suas ações foram suspensas. Os planos da empresa para mesclar com a Malaysian Resources foram abortadas na semana passada. Malaysian Resources subiu 0,5%. Em Singapura, Osim International subiu 1,8% com a notícia de que elevou sua participação efetiva em 30% na fabricante de cadeira de massagem Hong Ming da China. Nos mercados cambiais, o euro ficou pesado em meio a incerteza contínua sobre os problemas da dívida soberana na zona do euro. Segundo analistas, o iene japonês e o franco suíço continuará a ter entradas de fundos, enquanto os investidores estiverem preocupados com a Europa e com a recuperação econômica dos EUA. Europa abriu em alta.

CHINA: Hong Kong iniciou o primeiro pregão de 2011 com ganhos, liderado por bancos e exportadores locais, apesar de algumas empresas ligadas à China declinarem em meio a temores de Pequim poderia apertar ainda mais as suas políticas. A atividade industrial na China continua em expansão, porém em ritmo menor. A atividade industrial no país reduziu o ritmo em dezembro quando comparado ao mês anterior, segundo relatório divulgado pela CFLP (China Federation of Logistics and Purchasing) no último sábado que apontou 53,9 pontos em dezembro, 1,3 ponto percentual menor que de novembro. Alguns analistas disseram que isso confirma a visão da economia atingiu um pico no terceiro trimestre do ano passado e que serviria como um alívio para os mercados preocupados com o superaquecimento do crescimento da potência econômica, mas pode piorar devido um crescimento mais lento na China. O índice Hang Seng e o Hang Seng China Enterprises subiram. As ações do Hang Seng Bank avançou 1,2%, Esprit Holdings subiu 1,2% e Foxconn International Holdings adicionou 1,5%, mas a China Resources Land caiu 0,4 % e China Southern Airlines perdeu 1,7%. Mercados da China continental permaneceram fechados devido feriado. Entre as blue chip, PetroChina subiu 0,4% depois que a companhia concordou em vender sua subsidiária de armazenamento de óleo PetroChina Guangxi para a China National Petroleum por CNY2.11 bilhões. As ações de financeiras e turismo foram os principais destaques positivos no mercado acionário de Taiwan. As ações financeiras foram impulsionadas por um relatório da Apple Daily, sem citar fontes, que o regulador financeiro de Taiwan fez acordo para os fundos nacionais investir até 30% dos seus ativos em mercados de ações da China (atualmente o limite é de 10%). Taiwan Life e Cosmos Bank subiram próximos a 7%, enquanto a Taiwan's China Life ganhou 3,9%.

JAPÃO: Mercados em Tókio permaneceram fechados.

EUROPA: Mercados europeus iniciaram o primeiro dia de negociação de 2011 com fortes ganhos, conduzidas por ações de autos. O índice Stoxx Europe 600 sobe quase 1%, para 278,34. Os ganhos na Europa foram apoiados por fortes ganhos na Ásia. Mercados de Londres permanecem fechados devido feriado bancário. Ações de autos, que foi o setor com melhor desempenho na Europa em 2010, não mostraram sinais de retrocesso para o Ano Novo. As ações da Volkswagen subiram 3,2% após a companhia anunciar no domingo que iria estender o mandato do CEO Martin Winterkorn para mais cinco anos. Outras montadoras também subiram, como a BMW com alta de 2,2% e a Daimler subindo 1,7%. O índice alemão DAX 30 sobe mais de 1%. As ações de tecnologia, especificamente no setor de chips, também apresentam ganhos. Em Frankfurt, as ações da Infineon Technologies sobe 1,8%, enquanto em Paris, as ações STMicroelectronics disparam 4,2%. Ações da Peugeot sobem 3,6%, enquanto a Renault apresentam ganhos de 2,3% também reforçam os ganhos para o índice CAC 40 buscar mais de 2% de valorização. Na Itália, as ações da Fiat Automóveis e a Fiat Industrials começaram a ser negociadas separadamente pela primeira vez. Ações da Fiat Industrials era comercializado em torno 8,89 €, enquanto que o grupo auto estava em 7,14 €. O presidente-executivo Sergio Marchionne quis dividir a empresa para permitir que cada uma possa prosseguir suas próprias estratégias e torná-lo mais fácil para os acordos ou alianças. Na conferência de imprensa em Milão na segunda-feira, o CEO da Fiat disse que pode aumentar a sua participação na subsidiária nos EUA da Chrysler de 20% para 51% diante uma oferta pública inicial planejada pela empresa neste ano, porém não há plano de fusão com a Chrysler. O FTSE MIB também sobe bem. O índice foi um dos piores desempenhos entre os mercados de ações na Europa em 2010. O índice PMI de manufatura da zona de euro de dezembro foi de 57,1, melhor que expectativa de 56,9 e também da última divulgação que fôra 56,8 em novembro, com destaque para o avanço da economia alemã. Vale lembrar que leituras acima de 50 indicam expansão da atividade industrial.

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:

- EUA:
13h00 - Construction Spending de novembro (mensura os gastos decorrentes da construção de imóveis).
13h00 - ISM Index de dezembro (mede o nível de atividade industrial no país).

AGENDA DE AMANHÃ:

EUROPA: CPI Flash Estimate (mede a estimativa para a evolução dos preços de bens e serviços - inflação para a Zona do Euro).
ALEMANHA: German Unemployment Change (mede a variação do desemprego alemão).
REINO UNIDO: Halifax HPI (índice de preços de unidades residenciais), Manufacturing PMI (nível da atividade da indústria de manufatura), Final Mortgage Approvals (Aprovações Hipotecárias) e Money Supply ( informações de meios de pagamento incluindo moeda em circulação, fundos mútuos e depósitos de curto e longo prazos).
EUA: 13h00 - Factory Orders (mede o volume de pedido feitos à indústria como um todo, de bens duráveis e bens não duráveis) e às 17h00 - ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve.

(3) ÍNDICES MUNDIAIS (8h15):

ÁSIA
Austrália: ---%
Nikkei: ---%
Hong Kong: +1,74%
Xangai Composite: ---%

EUROPA
London - FTSE: ---%
Paris Cac 40: +2,12%
Netherlands: +1,56%
Frankfurt - Dax: +1,54%
Madrid IBEX: +1,08%
Zurich: +0,94%
Milão Mib: +0,63%
Moscow: ---%

PETRÓLEO
BRENT: +1,68%
WTI: +1,18%

COMMODITIES METÁLICAS
COBRE: +1,84%
NIQUEL: +3,12%

ÍNDICES FUTUROS AMERICANO
Dow: +0,22%
S&P: +0,24%
NASDAQ: +0,39%

NOTÍCIA EM DESTAQUE: Folha - Dilma decide privatizar novos terminais de aeroportos

ATENÇÃO: Vale a pena ficar de olho nos dados americanos, principalmente de atividade industrial que tem apresentado tendências de melhora.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui redigidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.
Você encontrará também esse material no site http://haramoto.blogspot.com
Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário