Veja Também

Veja Também

TERÇA-FEIRA 14/06/2011

(1) RESUMO: Os mercados acionários asiáticos avançaram nesta terça-feira, após dados econômicos chineses alimentado esperanças de que o país vai evitar uma forte desaceleração econômica, mas Hang Seng de Hong Kong fechou em ligeira queda. Xangai Composite, Nikkei do Japão, S&P/ASX 200 da Austrália, Sensex da Índia e Kospi da Coreia do Sul fecharam em alta. Mineradoras deram tom negativo na Austrália, após uma queda das commodities durante a noite, mas o benchmark fechou positivo devido dados vindos da China, que é um cliente importante para o setor de mineração. BHP Billiton terminou a sessão com uma perda de 0,2% e Rio Tinto fechou estável , enquanto Fortescue Metals caiu 1%. O índice do dólar, que mede o desempenho da unidade dos EUA contra uma cesta de seis moedas, caiu para 74,341 contra 74,501 de segunda-feira.

JAPÃO: O Banco Central japonês decidiu manter sua taxa inalterada numa escala de zero a 0,1%, como esperado, por votação unânime, citando que a economia do Japão continua enfrentando pressão de baixa, principalmente na produção devido aos efeitos do desastre, mas está mostrando alguns sinais de recuperação. O Banco também decidiu criar uma nova linha de crédito na casa de 500 bilhões de ienes (6,23 bilhões dolares) para os bancos, como parte do programa de apoio ao crescimento das indústrias, já existente. Concessionárias ajudaram a sustentar o mercado japonês, como a Tokyo Electric Power terminando a sessão com ganho de 25%, após relatos de que o gabinete japonês aprovou um projeto de lei para compensação nuclear. Outras empresas seguiram o mesmo caminho: Kansai Electric Power (+10,4%) e Chubu Electric Power (+13,5%). A ações da Japan Tobacco caíram 2,3%, elevando as perdas de 5,7% nas últimas duas sessões. Para o Citigroup, disse que a rival americana PMI Group reduziu o preço dos cigarros na Espanha pela segunda vez e que a Japan Tobacco poderia seguir o exemplo.

CHINA: De manhã a China lançou os dados econômicos no período da manhã ajudando no avanço dos principais mercados, como a inflação ao consumidor ficando em 5,5% (em linha com as previsões), enquanto a produção industrial e vendas no varejo registraram ganhos fortes, mas Banco Popular da China aumentou o compulsório em meio ponto percentual, para 21,5% para os grandes bancos e 19,5% para os menores. A medida que vai entrar em vigor 20 de junho, foi revelado depois que os mercados na China já havia fechado, enquanto os mercados de Hong Kong estavam a caminho do fechamento. O BPC não tem um plano para aliviar a sua política monetária no curto prazo e existe a expectativa para um outro aumento antes do final do ano.

EUROPA: Mercado da Europa em alta, sob otimismo dos dados chineses, lideradas por bancos e mineradoras, esta última sensíveis aos dados econômicos da China, impulsionaram os ganhos do índice FTSE 100. As pesopesadas Rio Tinto e BHP Billiton sobem em torno de 1% cada. Anglo American sobe até 1,4%. Bancos também contribuem para um tom mais firme, com as ações do Royal Bank of Scotland subindo cerca de 2% e Barclays com alta de 1,7% . As ações da Avis Europe sobem 58% após concordar em comprar por licitação a Avis Budget Group por US$1 bilhão. Os estoques europeus nem deram bola para o downgrade do rating de crédito da Grécia pela Standard & Poor's Services que reduziu o rating em três graus , de B para CCC, com uma perspectiva negativa. Para a agência, os riscos que a Grécia terá que cumprir no próximo ano são "significativamente mais elevado". Ações de bancos sobem em toda a Europa, como o Deutsche Bank com alta de até 2% e BNP Paribas que sobe 1,4%. O índice alemão DAX 30 e o índice francês CAC 40 operam em alta. As ações da finlandesa Nokia Mobile sobem 0,7%, depois que anunciou um acordo com a Apple , termnando uma disputa por patentes. A inflação anual no Reino Unido ficou inalterada em 4,5% em maio, em linha com as expectativas do mercado. O setor de serviços de transporte foi o destaque negativo e foi compensada por uma pressão positiva dos alimentos e bebidas não-alcoólica. A libra ficou praticamente inalterada com os dados.

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:

EUA:
9h30 - Retail Sales de maio (mede as vendas totais do mercado varejista, desconsiderando o setor de serviços) e Retail Sales ex-auto (não inclui as vendas de automóveis);
9h30 - PPI (Producer Price Index) de maio (preços praticados por produtores) e de seu núcleo Core PPI (índice é muito acompanhado pelo mercado financeiro, por estar alheio a grandes volatilidades);
11h00 - Business Inventories (nível de vendas e de estoques das indústrias, além dos setores de atacado e varejo) de abril.

AGENDA DE AMANHÃ:

EUROPA: Industrial Production de Abril (números da produção industrial da Zona do Euro).
ALEMANHA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
REINO UNIDO: ILO Unemployment Rate de Abril (taxa de desemprego divulgada pelo National Statistics).
EUA: 9h30 - CPI - Consumer Price Index e de seu núcleo (inflação americana de maio); 9h30 - NY Empire State Index de junho (mede a atividade manufatureira no estado); 10h00 - Treasury International Capital de abril (demanda estrangeira por títulos do Tesouro norte-americano); 10h15 - Industrial Production (produção industrial) e pelo Capacity Utilization (capacidade utilizada), ambos de maio; 11h30 - Estoques de Petróleo norte-americano

(3) ÍNDICES MUNDIAIS (7h30):

ÁSIA
Austrália: +0,50%
Nikkei: 1,05%
Hong Kong: -0,05%
Xangai Composite: +1,09%

EUROPA
London - FTSE: +0,49%
Paris Cac 40: +1,00%
Frankfurt - Dax: +1,59%
Madrid IBEX: +1,34%

COMMODITIES
BRENT: +0,41%
WTI: +0,20%
COBRE: +1,27%
NIQUEL: +0,87%
SOJA FUTURO: -0,35%
ALGODÃO FUTURO: +0,07%

INDICES FUTUROS
Dow: +0,55%
S&P: +0,77%
NASDAQ: +0,57%

ATENÇÃO: Os ministros de Finanças da Zona do Euro reunem em Bruxelas para tentar chegar a um consenso em relação à crise de dívida grega, na tentativa de evitar um calote na Zona do Euro e um contágio em outros países.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.
Você encontrará também esse material no site http://haramoto.blogspot.com
Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário