Veja Também

Veja Também
RESENHA HARAMOTO -  SEGUNDA-FEIRA 17/03/2014

ÁSIA: Os mercados asiáticos fecharam predominantemente em queda após o referendo de domingo na Crimeia, onde 96,7% da população optaram por anexar o território à Russia. As tensões lá pesaram sobre os mercados globais nas últimas semanas, pois a Ucrânia, EUA e União Europeia não reconhecerão o resultado.

O iene, muito procurado por gestores quando as tensões políticas globais sobem, tocou em 101,15 por dólar, a maior valorização desde 05 de fevereiro, mas fechou a ¥ 101,45, em comparação com ¥ 101,35 na sexta-feira em Nova York.

Nikkei do Japão perdeu 0,35%, enquanto S & P ASX 200 da Austrália recuou 0,22%, mas o Kospi da Coreia do Sul ganhou 0,40%. Na China, o índice Hang Seng de Hong Kong perdeu 0,30% e o Xangai Composite avançou 0,96%.

As preocupações com a saúde da economia chinesa e o impasse na Ucrânia na semana passada enviou o índice MSCI da Asia ex Japão para uma queda de 2,7%, seu pior desempenho semanal desde agosto do ano passado.

Mercados cambiais ficaram de olho no Banco Popular da China neste fim de semana que decidiu alargar banda de negociação diária do yuan, permitindo que a moeda se mova para cima ou para baixo em 2% do valor da diária fixada pelo banco central. O yuan se enfraqueceu para 6,1618 por dólar, em comparação com 6,1502 no fechamento de sexta-feira.

No segmento de commodities, o ouro à vista subiu 0,7% no comércio asiático fechando a US $ 1,381.60 a onça. Futuros de gás natural na  Nymex subiu 1,4%, para 4,49 dólares por unidade térmica britânica devido às preocupações com o abastecimento. Cerca de 30% do gás que a Europa consome vem da Rússia. O cobre acalmou depois de uma queda acentuada no início deste mês, com o comércio de cobre Londres ficando próximo $ 6,641 a tonelada, um pouco acima dos US $ 6,376.25 atingido na semana passada.

EUROPA:   As bolsas europeias são negociadas em alta nesta segunda-feira, apesar das contínuas tensões na Ucrânia e preocupações com a desaceleração do crescimento econômico na China.

O Stoxx Europe 600 avança 0,65%, depois de cair 3,3% na semana, a maior perda semanal desde o final de janeiro. Destaque negativo na referência pan-europeia para o conglomerado francês Bouygues que recua 1,21%, em meio a evolução do plano de aquisição da empresa de telefonia Vivendi. O Ministro da Indústria francês Arnaud Montebourg disse que o conselho da Vivendi prefere a oferta da operadora de cabo Altice para comprar uma participação majoritária, ao invés da oferta da Bouygues. Ações da Vivendi recua 1,16%.

O francês CAC 40 avança, após fechar a semana em seu nível mais baixo desde o início de fevereiro. O índice FTSE 100 do Reino Unido também avança, após queda de 2,8% na semana passada.

O índice DAX 30 da Alemanha sobe ajudada por um aumento de 3,2% nas ações da Fresenius SE & Co.  após a empresa de saúde de grupo alemão propôs desdobramento de suas ações  na proporção 1:3. O DAX registrou uma queda semanal de 3,2%.

As pesadas perdas vieram após os investidores evitarem ativos mais arriscados, como ações à frente do referendo de domingo na Ucrânia. Violentos confrontos foram registrados na cidade ucraniana de Donetsk entre ativistas pró-Rússia e pró-Ucrânia e teriam deixado um morto e vários feridos.

O governo ucraniano, os EUA e a União Europeia afirmam que o referendo é ilegal e o voto a favor provavelmente será seguido de uma rodada de sanções lideradas pelos países do norte europeu contra Moscou. Analistas acreditam ser pouco provável que os tumultos tenham longa duração e provavelmente já está fixado no preço dos mercados.

As ações russas são negociadas em alta nesta segunda-feira, após resultados preliminares do referendo de domingo que mostraram uma grande expressividade em favor de juntar a Crimeia à Rússia. O índice MICEX sobe para 1.244. Na semana passada o índice fechou com uma perda de 7,4%, com aumento das tensões antes da votação do referendo. O rublo russo enfraqueceu em relação ao dólar para 36,66 rublos e a 50,90 em relação ao euro.

Empresas de mineração, que são sensíveis ao crescimento na China, bem como o sentimento do comércio global, caíram na sexta-feira. As ações da Rio Tinto avança 1,27% e Glencore Xstrata avança 2,49%  

Entre outros destaques ​​na Europa, as ações da Pandora sobe 0,92% depois que a empresa de jóias dinamarquesa disse que os acionistas tinham concordado em vender 13 milhões de ações para investidores institucionais. As ações da Skandinaviska Enskilda Banken sobem 0,52% após o UBS cortou o banco sueco de neutro para vender, com os analistas citando riscos regulatórios antes das eleições gerais de Setembro. As ações da Banca Monte dei Paschi di Siena sobem 1,43%, após o Credit Suisse elevar o banco italiano de underperform para neutro e Iberdrola avança 0,6%, após o Deutsche Bank elevar a empresa de espera para comprar.

AGENDA DE HOJE:
EUA:
9h30 - NY Empire State Manufacturing Index (mede a atividade manufatureira no estado de Nova York);
10h00 - TIC Long-Term Purchases (mede o nível de investimento estrangeiro e nacional nos EUA);
10h15 - Industrial Production (produção industrial) e pelo Capacity Utilization Rate (capacidade utilizada);
11h00 - NAHB Housing Market Index (venda de imóveis e a expectativa para novas construções no mercado imobiliário americano);

ÍNDICES MUNDIAIS (7h20):

ÁSIA
Nikkei: -0,35%
Austrália: -0,22%
Hong Kong: -0,30%
Xangai Composite: +0,96%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +0,56%
London - FTSE: +0,39%
Paris CAC 40: +0,61%
Madrid IBEX: +1,05%
FTSE MIB: +0,97%

COMMODITIES
BRENT: -0,55%
WTI: -0,39%
OURO: -0,23%
COBRE: +0,73%
NIQUEL: +0,81%
SOJA: -0,77%
ALGODÃO: +0,07%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,57%
SP500: 0,58%
NASDAQ: +0,70%

RESULTADOS CORPORATIVOS:
BRASIL: Anhanguera Educ acional, BHG, Copel, CSU CardSyst, Direcional, Energisa, Eternit, Qualicorp, Raia Drogasil

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório. Você pode acompanhar também no http://haramoto.blogspot.com.br e no http://br.investing.com. Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário