RESENHA DA BOLSA - HARAMOTO - TERÇA-FEIRA 17/03/2015
ÁSIA: A maioria das bolsas asiáticas fechou em alta nesta terça-feira, com os mercados em Tóquio, Xangai e Seul renovando novas máximas, com investidores focados em uma enxurrada de reuniões de bancos centrais. O fechamento positivo em Wall Street sustentou os ganhos depois de uma pausa no rali do dólar e de olho na fraqueza dos preços do petróleo.
O Banco do Japão deixou seu enorme programa de estímulo monetário inalterado na terça-feira em um movimento amplamente esperado, enquanto isso, o Banco da Indonésia (BI) manteve a sua taxa de juros inalterada em 7,50%, depois de um corte surpresa em fevereiro.
Ainda hoje, o FOMC inicia sua reunião mensal de dois dias e os mercados aguardam se o banco central norte americano irá eliminar a palavra "paciente" de sua declaração, abrindo caminho para uma elevação da taxa de juros neste ano.
O Nikkei do Japão subiu 0,99% e renovou sua máxima de 15 anos, com expectativa que as empresas como a Hitachi e Mitsubishi Heavy Industries possam melhorar o seu retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) acima de 10%, enquanto o iene pouco mudou e fechou em 121,42 em relação ao dólar após a decisão política do BOJ. Fanuc, o principal contribuinte para o rali do índice na semana passada, retomou a alta, com 2,2% de valorização, depois de cair 0,6% na sessão anterior e entre as blues chips, Sony liderou os ganhos com uma alta de 4,3%, enquanto Toshiba e Canon subiram 2,5 e 1,9% cada.
Na China, o Shanghai Composite fechou em alta de 1,58%, aumentando pela quinta sessão consecutiva e renovando a máxima de cinco anos, em 3503, impulsionado pelas expectativas de mais estímulos na segunda maior economia do mundo, após Premier Li Keqiang dizer que Pequim tem espaço e ferramentas se o crescimento vacilar e impactar o emprego. Os comentários foram feitos no final da sessão parlamentar anual no fim de semana. Corretoras lideraram os avanços; Huatai Securities subiu 4,4%, enquanto Haitong Securities e Citic Securities subiram mais de 2% cada.
Petrochina subiu 2,6% apesar da notícia de que o seu vice presidente Liao Yongyuan estava sendo investigado por " graves violações disciplinares ".
Em Hong Kong, o Hang Seng recuou 0,20%. A fabricante de bagagem Samsonite caiu mais de 1%, apagando ganhos anteriores, apesar de relatar um aumento de 5,8% no lucro líquido de 2014.
S & P ASX 200 da Austrália avançou 0,77%, após o Banco Central indicar que vai considerar um corte da taxa nas próximas semanas, em sua ata de sua reunião de março. O RBA disse que os números do fraco crescimento econômico e inflação baixa pode abrir caminho para novas reduções das taxas. Os quatro grandes bancos subiram.
BHP saltou 1,2%, com notícias de que a South32, nova empresa criada a partir de sua cisão, vai iniciar com cerca de 2.900 milhões dólares americanos. Fortescue perdeu 1,9% após um comunicado dizer que está planejando vender títulos garantidos para refinanciar dívidas sem garantia com vencimento nos próximos vários anos, sem fornecer mais detalhes sobre o conteúdo ou preços para a nova dívida. Entre os outros mineradoras, Rio Tinto ganhou 0,24%, Mount Gibson disparou 6,9%, e BC Iron subiu 3,85%.
Papeis relacionados com petróleo subiram apesar de os preços do petróleo próxima das mínimas de seis anos: Oil Search e Woodside Petroleum subiram 0,8 e 1,8%, respectivamente, enquanto Santos aumentou 3%.
Na Coreia do Sul, um desempenho otimista entre os peso pesados do índice, levou o Kospi a renovar a máxima de cinco meses e meio. Hyundai Motor e Kia Motors ganharam 3,7 e 2,7%, respectivamente, com o won permanecendo perto de uma baixa de 20 meses. Samsung Electronics e Samsung SDI subiram 1,8 e 4,2%, enquanto a Daewoo Securities e Hyundai Securities dispararam 7,6 e 4,8 %. Singapore Airlines confirmou nesta terça-feira que está em negociações para adquirir uma participação na empresa de baixo custo sul coreana Jeju Air. As ações da AK Holdings, empresa de exploração da companhia aérea, despencou 3,6%.
EUROPA: As bolsas europeias abriram sem direção neta manhã de terça-feira, com os investidores aguardando a reunião de dois dias do Federal Reserve dos EUA. O Stoxx Europe 600 cai 0.35%, com o setor industrial, serviços e telecom puxando o benchmark para baixo. O índice pan europeu saltou 0,9% na segunda-feira e marcou seu primeiro fechamento acima da marca de 400 desde junho de 2007.
Hoje é dia de eleição em Israel e as pesquisas sugerem que a disputa fique entre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e Isaac Herzog, o co-chefe da coligação União sionista. O resultado pode ter um efeito sobre o futuro das negociações de paz entre Israel e a Palestina.
A Grécia continua no topo da agenda da reunião da cúpula da União Europeia (UE) prevista para o final desta semana. O chefe da União Europeia para assuntos financeiros, Pierre Moscovici, disse nesta segunda-feira que alcançar um acordo de financiamento para a Grécia depende do comprometimento do governo grego em realizar as reformas, informou a Reuters. O relacionamento da Grécia com a Alemanha se deteriorou ainda mais depois que o novo governo grego fez uma queixa formal sobre o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble na semana passada. Depois de crescentes tensões entre as duas partes, Schaeuble disse na segunda-feira que o novo governo da Grécia tinha destruído a confiança que havia sido construída no passado, informou a Reuters.
Algumas ações relacionadas com energia recuam, com a baixa dos preços do petróleo. A OPEP disse que a produção de petróleo dos Estados Unidos poderia diminuir até o final de 2015, devido à fraqueza dos preços do petróleo. O relatório mensal do cartel de 12 produtores não aponta nenhum corte na produção para sustentar os preços do petróleo .
DAX 30 da Alemanha recua, depois de saltar 2,2% na segunda-feira, quando atingiu os 12.000 pontos pela primeira vez. Analistas disseram que o mercado tem se beneficiado pelo recente recuo do euro favorecendo as exportações, tornando os produtos alemães mais baratos.
A confiança do investidor alemão subiu pelo quinto mês consecutivo em março. O indicador ZEW de sentimento econômico subiu para 54,8 em março, ante 53,0 em fevereiro. Economistas do Wall Street Journal previam leitura de 60,0.
No Reino Unido, o FTSE 100 avança, somando-se a alta de 0,9% na segunda-feira. As ações da Antofagasta recuam 3,89% após o lucro líquido anual da mineradora de cobre cair para $ 459.800.000, ante $ 660.000.000 de um ano atrás, abaixo das expectativas de 676 milhões dólares. A empresa planeja produzir 710 mil toneladas de cobre em 2015.
A gigante da mineração BHP Billiton sobe 1.55% após a companhia delinear planos para a nova empresa, South32, nesta terça-feira e Rio Tinto avança 0,75%.
AGENDA ECONÔMICA:
EUA:
9h30 - Housing Starts (índice mensal de construção de novas casas nos Estados Unidos) e Building Permits (índice mensal de permissão para novas construções nos Estados Unidos);
11h00 - Discurso do Secretário do Tesouro dos EUA Jack Lew;
ÍNDICES MUNDIAIS (7h30):
ÁSIA
Nikkei: +0,99%
Austrália: +0,77%
Hong Kong: -0,20%
Shanghai Composite: +1,58%
EUROPA
Frankfurt - Dax: -0,93%
London - FTSE: +0,26%
Paris CAC -0,20%
IBEX 35: -0,60%
FTSE MIB: -0,75%
COMMODITIES
BRENT: -1,83%
WTI: -1,74%
OURO: -0,01%
COBRE: -1,72%
NIQUEL: -1,41%
FERRO 62%: +0,00%
SOJA: +0,09%
ALGODÃO: +0,48%
ÍNDICES FUTUROS
DOW: -0,24%
SP500: -0,29%
NASDAQ: -0,19%
Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório. Você pode acompanhar também no http://br.investing.com/ e no http://haramoto.blogspot.com. Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader
Nenhum comentário:
Postar um comentário