Veja Também

Veja Também

sexta-feira, 15 de maio de 2015

RESENHA DA BOLSA - HARAMOTO - SEXTA-FEIRA 15/05/2015

ÁSIA: As bolsas asiáticas avançaram nesta sexta-feira, seguindo o impressionante avanço de Wall Street,  com mercados de dívida mais calmos e um dólar mais fraco, enquanto mercado de Xangai seguiu sentido contrário após pressão de liquidez

Na China, o Shanghai Composite fechou em queda de 1,57%, apesar da tentativa do regulador de valores mobiliários do país acalmar o nervosismo do mercado. O presidente da China Securities Regulatory Commission, Xiao Gang, disse em uma conferência das indústrias que o mercado de ações não seriam "extremamente" impactado pelo aumento das ofertas públicas iniciais que começaram no mês passado.

Os comentários aconteceram depois de uma semana relativamente decepcionante para as ações do continente, um contraste gritante com o que vinha ocorrendo desde novembro passado. Segundo analistas, investidores parecem estar vendendo algumas das suas participações para ter capital para a nova rodada de IPOs, visto que os IPOs tem sidu uma estratégia muito rentável nos últimos tempos no mercado continental.

China Vanke avançou 3 e 0,6% em Xangai e Hong Kong, respectivamente, depois que ele anunciou uma parceria com a gigante Dalian Wanda Group. Stocks de internet ampliaram ganhos após a China anunciar planos para acelerar o desenvolvimento das suas redes de banda larga de alta velocidade.

Em Hong Kong, o Hang Seng  ampliou ganhos para fechar com alta de 1,96%, antes da divulgação do PIB da cidade no primeiro trimestre. A economia de Hong Kong pode ter expandido 2% no período, porém mais lento do que os 2,2% no trimestre anterior, de acordo com uma pesquisa da Reuters. Hong Kong Exchanges e Clearing avançou acima de 5%.

Nikkei do Japão subiu 0,83%, com o iene chegando a 119,40. A queda na paridade dólar-iene na quinta-feira, foi provocada pela onda de vendas nos mercados de títulos globais, transferindo temores para mercado de capitais e levou a bolsa de Tóquio para uma baixa 1% no pregão anterior. Entre os decliners, Nikon despencou 11% depois de uma previsão de lucro fraco, enquanto a Sharp fechou com alta de  7% depois de anunciar que garantiu um resgate de 1700 milhões dólares, seu segundo grande resgate em três anos. A gigante eletrônica deficitária também vai promover uma nova reestruturação que inclui um corte de 10% de sua força de trabalho global. A fabricante de airbag Takata caiu 2,6%, depois que a Honda anunciou mais 4.890.000 carros equipados com airbags defeituosos da fábricante.

S & P ASX 200 da Austrália subiu 0,68% e na semana, o índice de referência subiu 1,8%, o seu primeiro ganho semanal em três semanas. Setor financeiro fechou em alta, com exceção do National Australia Bank, que despencou quase 3%, sendo negociadas ex-dividendos. Commonwealth Bank of Australia e Australia and Nova Zeland Banking terminou 1,4 e 0,3% maior, respectivamente.

As varejistas também avançaram. Myer e JB Hi-Fi subiram 3 e 1,9%, respectivamente, enquanto a fabricante de dispositivos médicos ResMed recuperou 3,86% depois de uma queda de 18% na sessão anterior. Entre as mineradoras,  BHP subiu 1,6%, Rio adicionou 0,7%.

Na semana, BHP subiu 3,8%, Rio Tinto recuou 0,5%, enquanto Fortescue caiu 8,4%.

EUROPA: As bolsas europeias sobem, estendendo os ganhos da sessão anterior, quando o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, reforçou o compromisso do banco com as medidas para estimular a economia da zona do euro enquanto for necessário para o seu objetivo de ser plenamente alcançado.

O euro recua na esteira dos comentários de Draghi, sendo negociado a 1,1359 dólares na sexta-feira, em comparação com $ 1,410 na quinta-feira e o Stoxx Europe 600 avança 0,46%, diminuindo a perda semanal para 0,1%. Roche Holding sobe 2,94% e lidera a alta no benchmark após a farmacêutica suíça apresentar resultados positivos nos ensaios relacionados ao tratamento de câncer de pulmão.

Em Londres, o FTSE 100 avança, com SABMiller adicionando 1,36% depois que a cervejeira disse que está entrando no mercado de cerveja artesanal no Reino Unido através da compra de Meantime Brewing Company. Os termos do negócio não foram divulgados. Entre os decliners, figura a empresa de energia engenharia Weir Group que cai 0,21% e a mineradora Fresnillo que recua 1,45%. Entre outras mineradoras, BHP Billiton avança 0,45% e Rio Tinto adiciona 0,17%.

A Grécia permanece no foco das atenções com a continuidade das negociações entre o país e seus credores. A Grécia quer privatizar a concessão do maior porto do Pireu. O Fundo Monetário Internacional, disse nesta quinta-feira que continua flexível nas negociações da dívida com a Grécia e espera que os credores internacional cheguem a um acordo com Atenas em breve, informou a Reuters.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
9h30 - NY Empire State Manufacturing Index (mede a atividade manufatureira no estado de Nova York);
10h15 - Industrial Production (produção industrial) e Capacity Utilization (capacidade utilizada);
11h00 - Prelim UoM Consumer Sentiment (mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana);
11h00: Prelim UoM Inflation Expectations (mede a porcentagem que os consumidores esperam do preço dos bens e serviços nos próximos 12 meses);
17h00 - TIC Long-Term Purchases (mede o nível de investimento estrangeiro e nacional nos EUA);

ÍNDICES MUNDIAIS - 7h50:

ÁSIA
Nikkei: +0,83%
Austrália: +0,68%
Shanghai Composite: -1,57%
Hong Kong: +1,96%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +0,05%
London - FTSE: +0,29%
Paris CAC +0,28%
IBEX 35: -0,13%
FTSE MIB: +0,40%

COMMODITIES
BRENT: -0,18%
WTI: -0,35%
OURO: -0,53%
COBRE: -0,54%
SOJA: +0,29%
ALGODÃO: +0,41%

ÍNDICES FUTUROS
DOW: +0,12%
SP500: +0,12%
NASDAQ: +0,27%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário