Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - HARAMOTO - TERÇA-FEIRA 26/05/2015

ÁSIA: As principais bolsas da Ásia subiram nesta terça-feira, com os mercados na China e Japão conquistando novas altas, com muitos mercados retornando de feriados, como em Wall Street, Hong Kong, Reino Unido e Alemanha.

Na China, o Shanghai Composite subiu 2,02%, registrando nova alta em sete anos, enquanto Hang Seng de Hong Kong subiu 0,92%, conquistando nova alta de três semanas, enquanto o índice CSI300, que compreende as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 1,95% e o ChiNext subiu quase 3%.

Entre as ações mais negociadas em Xangai, China Shipbuilding Industry disparou 10%, Baotou Steel e China State Construction & Engineering  adicionaram 0,6 e 0,8%, respectivamente, enquanto na ilha, Hong Kong Exchanges and Clearing saltou mais de 5%, para níveis recordes, depois da notícia de que Pequim lançará um fundo mútuo com Hong Kong. Anunciado no fim de semana, o esquema permitirá que os fundos domiciliados em Hong Kong e China sejam vendidos em ambos mercados a partir de 1º de julho, de acordo com a Reuters.

O governo também anunciou mais de 1000 projetos de infraestrutura no valor de 318.000 milhões dólares americanos e um corte nas taxas de importação de cosméticos, sapatos e roupas em 50%, em média.

Nikkei do Japão subiu 0,12%, oitava sessão consecutiva para terminar em uma nova alta em 15 anos, em 20.437,48 pontos. Toshiba permanece no centro das atenções depois que um jornal informou que o conglomerado industrial não pagará dividendos final do ano fiscal até março devido atraso em seu relatório de ganhos para o ano, devido resultado de uma investigação de contabilidade. Suas ações recuperaram ligeiramente das perdas anteriores para fechar em alta de 0,2%.

Em outras notícias corporativas, Suntory Beverage & Food anunciou que vai comprar o negócio de máquinas de vendas da Japan Tobacco  por cerca de 150 bilhões de ienes. Mitsubishi Heavy Industries recuou 0,5%, com a notícia de que a empresa industrial esta planejando ter uma participação em uma joint venture, chamada Japão Tunnel Systems, criado pela IHI e JFE Engineering.

S & P ASX 200 da Austrália subiu 0,91%, em uma alta de quase três semanas. Analistas atribuem o rali  à alta no mercado de ações da China, bem como avanço do setor bancário e de mineração.

Um relatório da Australian Financial Review publicou matéria afirmando que empresas chinesas não identificadas estariam interessadas em comprar uma participação na mineradora Fortescue Metals cujas ações dispararam 10,6%. Segundo a publicação, a quarta maior produtora de minério de ferro do mundo também estaria conversando, em uma outra frente, com a Baosteel Group e o Citic sobre um possível plano de recapitalização.

O preço do minério de ferro saltou para US $ 61,18 a tonelada. As gigantes BHP Billiton adicionou 0,6% e Rio Tinto avançou 0,2%.
.
EUROPA: As bolsas europeias abriram em alta e recuam nesta terça-feira, com os investidores retornando de um feriado e avaliando os desenvolvimentos financeiros e políticos na Grécia e na Espanha.

O euro cai 0,6468% para $ 1,0896, ante 1,0978 dólares na sexta-feira em Nova York. O euro perdeu o nível de 1,09 dólar depois que o ministro do Interior da Grécia disse que Atenas não tem dinheiro suficiente para fazer o pagamento da parcela de junho para o Fundo Monetário Internacional. As negociações estão paralisadas com seus credores internacionais e os principais pontos das diferenças são as pensões e impostos sobre vendas.

O país precisa de ajuda urgente para pagar o empréstimo devido na próxima semana para o Fundo Monetário Internacional e para pagar salários e pensões. O primeiro-ministro da Grécia Alexis Tsipras disse está enfrentando dissidência dentro de seu partido de esquerda Syriza em relação às políticas econômicas, pois a Grécia pode ter que concordar  com seus credores, se quiserem dinheiro para o resgate do FMI e outros credores. Athex Composite da Grécia sobe 1,71%.

Na Espanha, o partido esquerdista Podemos (nós podemos) e Ciudadanos (cidadãos) de centro-direita venceram as eleições regionais e municipais no domingo, em cidades importantes como Barcelona e Madrid. O índice espanhol IBEX 35 sobe.

Ainda pesa sobre a moeda comum o comentários da Presidente do Federal Reserve Janet Yellen na sexta-feira, que mesmo com uma série de dados econômicos fracos, ainda espera que o banco central eleve as taxas de juros neste ano.

O Stoxx Europe 600 oscila entre ganhos e perdas e recua 0,09%. Ações de energia SXEP cai 0,49%, com os preços do petróleo recuando 0,62%.

Em Londres, o FTSE 100 do Reino Unido recua, com índice de referência a caminho de quebrar a sua série de alta mais longa em dois meses. Um declínio no índice na terça-feira marcaria primeira perda do índice em seis sessões.

O grupo de serviços básicos oscilam entre altas e baixas. Rio Tinto sobe 0.79%, BHP Billiton adiciona 0,19%, mas Randgold Resources cai 1.34%.

Companhias aéreas também avançam.  Easyjet PLC adiciona 0.39%, depois que Ryanair Holdings divulgou resultados financeiros robustos. Suas ações avançam 5,31%.

AGENDA DO INVESTIDOR:

EUA:
9h30 - Durable Goods Orders e Core Durable Goods Orders (números mensais de pedidos de bens duráveis para a indústria nos Estados Unidos, além de destacar o indicador se excluídos as encomendas no setor de transportes);
10h00 - S&P/CS Composite-20 HPI (examina as mudanças no valor (preço de venda) do mercado imobiliário em 20 regiões nos EUA no ano anterior. Este relatório ajuda a analisar a força do mercado imobiliário dos EUA, o que contribui para a análise da economia como um todo);
10h45 - Flash Services PMI (estimativa inicial do Índice PMI, fornecendo indicadores precedentes para dados finais do PMI de Serviços. São um dos primeiros indicadores econômicos de cada mês, fornecendo evidências de mudanças nas condições econômicas.
11h00 - CB Consumer Confidence (mede o nível de confiança dos consumidores na atividade econômica. É um indicador importante, pois pode prever os gastos do consumidor, que é uma parte importante da atividade econômica);
11h00 - New Home Sales (número de casas novas com compromisso de venda);
11h00 - Richmond Manufacturing Index (consiste numa pesquisa com cerca de 100 fabricantes, determinando a saúde econômica do setor manufatureiro no distrito de Richmond. Qualquer leitura acima de 0 indica melhoria das condições do setor, enquanto uma leitura abaixo de 0 indica agravamento das condições);
13h30 - Discurso do membro do FOMC e Presidente do FED de Dallas, Richard Fisher;
21h10 - Discurso do presidente do Fed de Richmond, Jeffrey Lacker;


ÍNDICES MUNDIAIS - 7h30:

ÁSIA
Nikkei: +0,12%
Austrália: +0,91%
Shanghai Composite: +2,02%
Hong Kong: +0,92%

EUROPA
Frankfurt - Dax: -0,56%
London - FTSE: -0,42%
Paris CAC +0,13%
IBEX 35: -0,27%
FTSE MIB: +0,58%

COMMODITIES
BRENT: -0,46%
WTI: -0,73%
OURO: -1,01%
COBRE: -0,52%
SOJA: +0,24%
ALGODÃO: +0,25%

ÍNDICES FUTUROS
DOW: -0,23%
SP500: -0,28%
NASDAQ: -0,39%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário