Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUINTA-FEIRA 13/08/2015

ÁSIA: As bolsas da Ásia recuperaram parte das perdas recentes nesta quinta-feira, depois que o Banco Popular da China (PBOC) reiterar que não havia base para a depreciação da moeda continuar em conferência de imprensa. O banco central chinês disse que o forte ambiente econômico do país, o superávit comercial sustentável, a situação orçamental sólida e as fortes reservas de câmbio serve de apoio para a taxa de câmbio.

Funcionários do banco chinês asseguraram que o banco central não está tentando iniciar uma guerra cambial, salientando que o yuan continua a ser uma moeda forte com base em fundamentos econômicos. Antes disso, o PBOC definiu o ponto médio da taxa para o yuan em 6,4010 por dólar, mais fraco do que 6,3870 do dia anterior, enviando a moeda para uma baixa de 0,4% para 6,4067.

O Shanghai Composite inverteu as perdas iniciais e fechou em alta de 1,76%. Espelhando os movimentos no índice de referência, o índice das chip azul CSI300 e Shenzhen Composite terminaram em alta de 1,5 e 2,2%, respectivamente.

Depois de pesadas vendas nos últimos dois pregões, as companhias aéreas chinesas tiveram um alívio.  China Eastern Airlines e Air China ganharam 4,1 e 2,8%, respectivamente, com preocupações de que uma moeda mais fraca poderia aumentar os custos dos empréstimos e de combustível das transportadoras chinesas, pesando sobre ações de companhias aéreas.

Em Hong Kong, o Hang Seng subiu 0,43%, apesar de uma queda acentuada da Lenovo limitando os avanços do benchmark. A maior fabricante de PCs do mundo despencou quase 9% depois que a receita ficou aquém das expectativas trimestrais de mercado e a empresa anunciar planos para demitir 3.200 pessoas, numa tentativa para economizar US $ 650 milhões no segundo semestre de 2015.

Empresa de games NagaCorp fechou em baixa de 2,2%, depois de abrir subindo, com a empresa anunciando um aumento de 42% nas receitas brutas e um salto de 50% no lucro líquido. SJM Holdings caiu 6,2% após seu lucro líquido ser reduzido pela metade devido desaceleração do crescimento em Macau. Hong Kong Exchanges e Clearing recuou 0,6%, encobrindo um balanço trimestral recorde.

S & P ASX 200 da Austrália avançou 0,11% e o dólar australiano caiu para $ 0,7336 contra o dólar americano antes de recuperar e fechar em 0,7385 dólares. Bancos e empresas de energia e recursos naturais lideram os ganhos.

Westpac, ANZ Banking e National Australia Bank terminou quase 1%  maior. Santos e Woodside Petroleum avançaram quase 2% cada, depois que os preços do petróleo estabilizaram no comércio asiático. Entre as mineradoras, Evolution Mining e Newcrest Mining subiram 4,4 e 3%, respectivamente, com o ouro spot tocar numa alta de três semanas, enquanto entre as gigantes da mineração, BHP subiu 1,2%, para 25,51 dólares e Rio Tinto avançou 0,6%, para 51,96 dólares depois que os preços das commodities avançaram durante a noite.

Os desembarques de minério de ferro para a China foram interrompidas depois de explosões em alguns armazéns no porto de Tianjin, levando as autoridades a restringir a entrada de navios carregados com as commodities no norte do país. O preço à vista do minério de ferro em Qingdao, outro porto chinês, subiu 0,2% para US $ 56.31 a tonelada na quarta-feira, antes das explosões. Futuros do minério de ferro em Dalian subiram quase 3% hoje. Segundo analistas, cerca de 15 usinas siderúrgicas usam o porto de Tianjin para receber o minério de ferro e não foi registrado nenhum impacto significativo no curto prazo pois as siderúrgicas possuem estoque para suprir a produção de uma semana.

Nikkei do Japão caiu para o território negativo após a fixação do yuan, mas rapidamente recuperou, ante expectativas de que a desvalorização do yuan poderia suscitar uma maior flexibilização no Japão. Koichi Hamada, conselheiro do primeiro-ministro Shinzo Abe disse hoje que o Japão pode compensar a desvalorização do yuan com uma maior flexibilização monetária. A minuta do Banco do Japão de ontem mostrou que havia preocupações significativas dos membros da diretoria para atingir a meta de inflação de 2% até setembro 2016 e com as pressões deflacionárias provenientes da desvalorização do yuan, é alta a probabilidade de novas medidas do BOJ para segurar o aumento do iene, possivelmente já em outubro.

Um aumento de 2,8% do peso pesado Fast Retailing ajudou o rebote da bolsa ao lado da Trend Micro, com um aumento de 5,2%. Enquanto isso, ações com exposição significativa na China, como fabricantes de equipamentos de construção Komatsu e Hitachi Construction Machinery avançaram 1% cada, no entanto, SoftBank despencou 2,6% após notícia de que a gigante de telecomunicações e internet deve adquirir 22,9 milhões de ações da operadora de telefonia móvel americana Sprint.

Entre os dados econômicos, o núcleo de pedido de máquinas caiu 7,9% em junho, seu primeiro declínio em quatro meses. Em uma base anual, o indicador de gastos de capital aumentou 16,6%, abaixo do ganho de 19,3% de Maio.

EUROPA: As bolsas europeias se recuperam nesta quinta-feira, após o Banco do Povo da China procurar acalmar o mercado, numa tentativa de evitar uma possível guerra cambial e os progressos realizados no terceiro programa de resgate da Grécia.

O índice Stoxx Europe 600 sobe 1,53%, após queda de 2,7% na quarta-feira, a maior perda percentual em um dia desde outubro, quando o banco central da China enervou os mercados ao desvalorizar o yuan pelo segundo dia consecutivo, provocando preocupações de que Pequim estava planejando reduzir a moeda em até 10%, mas autoridades do banco chinês classificaram como "nonsense". Um yuan mais fraco ajuda as exportações do país e fornecer um impulso para a economia, pois a economia está abrandando mais rapidamente do que o esperado.

Empresas com forte exposição na China avançam. Empresas de artigos de luxo como LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton sobe 2,86%, Gucci avança 1,81% e Burberry adiciona 2,77%. Montadora BMW sobe 0,46% e Volkswagen avança 0,75%.

Empresas de mineração também avançaram. BHP Billiton sobe 1.00%, Antofagasta adiciona 0,28% e Rio Tinto opera ex-dividendo em baixa de 2,80%.

O índice DAX 30 da Alemanha DAX, CAC 40 da França avançam, enquanto Athex Composite da Grécia cai 0,34%, antes da sessão de emergência no parlamento para debater e votar o terceiro pacote de resgate do país,de 85 bilhões de euros (94,49 bilhões dólares) em troca de rigorosas reformas econômicas.

No Reino Unido, o FTSE 100 sobe, com investidores digerindo atualizações corporativas. As ações da TUI disparam 6,89% após a empresa de turismo registrar um aumento no lucro do terceiro trimestre fiscal, apesar dos ataques terroristas na Tunísia e incerteza econômica na Grécia. Coca-Cola salta 9,60% após a segunda maior engarrafadora mundial de produtos de marca disse que os lucros e volumes aumentaram no primeiro semestre do ano.

A mineradora a Glencore sobe 0,64% mesmo após anunciar que sua produção de cobre caiu 3% no primeiro semestre deste ano e que espera registrar um prejuízo em seus ativos de petróleo no Chade na sequência do recente declínio nos preços do petróleo.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
9h30 - Retail Sales (mede as vendas totais do mercado varejista, desconsiderando o setor de serviços) e o Core Retail Sales (exclui as vendas de automóveis e gás);
9h00 - Business Inventories (relatório sobre as vendas e os estoques do setor atacadista);
9h30 - Import Prices (preços de bens importados, excluindo petróleo);
9h30 - Unemployment Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego);
14h01 - 30-y Bond Auction (leilão de títulos de 30 anos do governo dos EUA);

ÍNDICES MUNDIAIS - 7h10:
ÁSIA
Nikkei: +0,99%
Austrália: +0,11%
Shanghai: +1,76%
Hong Kong: +0,43%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +1,74%
London - FTSE: +0,82%
Paris CAC: +1,83%
IBEX 35: +1,49%
FTSE MIB: +2,24%

COMMODITIES
BRENT: +0,59%
WTI: +0,30%
OURO: -0,60%
COBRE: +0,19%
NIQUEL: +0,86%
SOJA: +1,09%
ALGODÃO: 0,00%

ÍNDICES FUTUROS
DOW: +0,24%
SP500: 0,24%
NASDAQ: +0,30%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário