Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUARTA-FEIRA 23/09/2015

ÁSIA: As bolsas asiáticas deslizaram nesta quarta-feira, depois de uma leitura preliminar do setor de manufatura da China da Caixin Media Co. em setembro cair para 47,0, ante leitura final de 47,3 em agosto, abaixo da expectativa do mercado, confirmando que a atividade econômica chinesa continua a abrandar e isso aumenta as preocupações econômicas e financeiras globais.

O sentimento pessimista persistiu mesmo como o presidente chinês, Xi Jinping defender o ritmo de crescimento de seu país e assegurar que os mercados financeiros da China permanecerão estáveis em seu primeiro discurso político durante uma visita aos Estados Unidos.

O Shanghai Composite virou pra baixo nos 30 minutos finais de negociação e fechou em queda de  2,16%, com a venda concentrada entre blue chips. As corretoras devolveram parte das altas da terça-feira; CITIC Securities, Haitong Securities e China Merchants Securities caíram mais de 4% cada.
Bancos também perderam terreno. Banco da China e Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) recuaram mais de 1%, enquanto a PetroChina, que tem o maior peso no índice de Xangai, caiu 2,1%.

Entre outros índices do país, o CSI300 Index despencou 2,3%, o Shenzhen Composite caiu 0,8%, enquanto em Hong Kong, o Hang Seng mergulhou 2,13% para tocar no seu nível mais baixo desde 08 de setembro.

Na última semana, os mercados de Hong Kong recuperaram-se e mostrou resiliência mesmo com as más notícia na China e nos EUA, mas ontem tocou no nível de 22.000 pontos e não conseguiu quebrar a resistência.

Na Austrália, o S & P ASX 200 acelerou sua queda para terminar em uma baixa de duas semanas, depois da divulgação dos dados da China, o maior parceiro comercial da Austrália, aumentando novamente as preocupações com a estabilidade da economia continental.

Os quatro principais credores recuaram entre 2,3 e 3,7%, enquanto o recuo dos preços das commodities derrubaram o setor de recursos. BHP Billiton afundou 4,4%, após planos da mineradora global anunciar que está planejando um aumento de capital híbrido de $ 13000000000 de dívida de curto prazo para expirar dentro dos próximos cinco anos. Rio Tinto caiu 2,4% e Fortescue Metals Group caiu 5,48%.

Enquanto isso, o dólar australiano caiu 0,7%, para $ 0,7038 contra o dólar, seu nível mais baixo desde 10 de setembro.

Enquanto isso, os mercados no Japão permanecem fechadas para o feriado do equinócio do outono e deve reabrir na quinta-feira.

EUROPA: As bolsas europeias sobe nesta quarta-feira, após uma abertura instável, em meio a novos temores sobre a saúde da economia chinesa e com o escândalo da Volkswagen, que continua a dominar as conversas dos mercados após suas ações caírem mais de 20% na terça-feira e hoje, as ações da montadora caiam 5,6%, após receberem uma série de downgrades da Deutsche Bank e JPMorgan, mas recupera-se e sobe 1,4% com ação de caçadores de pechinchas.

O banco francês Société Générale rebaixou o setor de automóvel europeu de "overweight" para "neutro" em meio ao escândalo da VW. Na França, Peugeot Citroen e Renault, ambos estavam em território negativo.

Segundo analistas, um em cada seis empregos na Alemanha, depende da indústria automobilística de alguma forma e as consequências do escândalo da VW poderá atingir o crescimento econômico do país.

A atividade nos setores manufatureiro e de serviços da zona do euro desaceleraram moderadamente em setembro. O Banco Central Europeu alertou que a desaceleração do crescimento na China e várias outras grandes economias em desenvolvimento deve enfraquecer a demanda das exportações da zona do euro e retardar sua recuperação. A empresa de dados Markit entrevistou mais de 5.000 empresas em todo a zona do euro e seu índice PMI composto, que abrange a atividade nos setores de indústria e serviços caiu para 53,9 em setembro, ante 54,3 em agosto, mas as novas encomendas estavam em uma alta de cinco meses e que as empresas contrataram mais trabalhadores e a aquisição de matérias primas subiram no ritmo mais rápido desde fevereiro de 2014, sinais de que os executivos estão se preparando para um novo aumento da produção e indicando que a desaceleração setembro pode ser temporária.

O Markit apontou uma recuperação na França, que ficou atrás das outras economias da zona euro neste ano, porém, a pesquisa indicou que as empresas continuam a cortar postos de trabalho, apesar de um aumento nas encomendas. Na Alemanha, o maior membro do espaço monetário, a atividade desacelerou.

No Reino Unido, o FTSE 100 avança, após ser duramente atingido na terça-feira, quando deixou o índice abaixo dos 6000 pontos pela primeira vez desde o final de agosto, pesada por ações de commodities.

Nesta quarta-feira, mesmo após uma leitura preliminar observar que a produção mensal das fábricas chinesas recuou novamente, a maioria das mineradoras, que tem exposição considerável no mercado chinês, avançam. A mineradora e trader de commodities Glencore sobe 2,30%, após deslizar quase 11% na terça-feira. Anglo American avança 2,27%, Rio Tinto sobe 2,05% e BHP Billiton avança 1,95%. A maioria dos metais movem-se para cima nesta quarta-feira.

Na terça-feira, os ministros da UE aprovaram um plano para compartilhar os 120.000 refugiados entre todos os seus 28 Estados membros, diante à oposição dos quatro países ex-comunistas do leste, enquanto na Grécia, recém reeleito primeiro-ministro Alexis Tsipras nomeou dois negociadores para chefiar sua equipe econômica nesta terça-feira, em um movimento para garantir aos credores que o novo governo não vai recuar em seu acordo, informou a Reuters.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
10h45 - Flash Manufacturing PMI (estimativa referente ao nível de atividade industrial nos Estados Unidos);
11h30 - Crude Oil Inventories (Relatório de Estoques de Petróleo dos Estados Unidos);
13h30 - Discurso do Presidente do Fed de Atlanta, Dennis Lockhart;

ÍNDICES MUNDIAIS - 7h10:

ÁSIA
Nikkei: ---
Austrália: -2,07%
Shanghai: -2,16%
Hong Kong: -2,13%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +0,96%
London - FTSE: +1,34%
Paris - CAC 40: +0,92%
IBEX 35: +0,46%
FTSE MIB: +1,30%

COMMODITIES
BRENT: +0,61%
WTI: +0,71%
OURO: +0,02%
COBRE: +0,87%
SOJA: +0,64%
ALGODÃO: +0,52%

ÍNDICES FUTUROS
DOW: +0,22%
SP500: +0,18%
NASDAQ: +0,29%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário