Veja Também

Veja Também

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

RESENHA DA BOLSA - QUARTA-FEIRA 23/12/2015

ÁSIA: As bolsas da Ásia seguiram o fechamento positivo em Wall Street, com os investidores animados com a estimativa final do PIB do terceiro trimestre dos EUA, uma pausa no rali do dólar e alta dos preços do petróleo, antes da pausa para férias de Natal,

Mercados no Japão ficaram fechados para o aniversário do Imperador. Austrália, Hong Kong, Cingapura e Filipinas abrirão até meio-dia de quinta-feira, enquanto no Japão e na China abrirão normalmente na sexta-feira.

Manchetes sobre a Conferência Central de Trabalho Econômico da China (CEWC), uma reunião anual de líderes do Partido Comunista, impulsionaram o sentimento do investidor. Funcionários insinuaram por uma flexibilização da política monetária e fiscal para o início de 2016 e anunciou várias reformas, incluindo o aumento da taxa do déficit fiscal, reduzindo o excesso de capacidade industrial e melhora no excesso de oferta imobiliário, mas analistas questionaram se o aumento do apoio fiscal e monetário será suficiente para diminuir a desaceleração do crescimento econômico. O fato é que as condições econômicas na China permanecem mornas apesar dos estímulos significativos como pode ser evidente nos preços do carvão, minério de ferro e do aço.

Depois de fortes ralis nos últimos meses, o índice do dólar registrou sua quarta sessão consecutiva de perdas depois de mergulhar brevemente abaixo de sua média móvel de 50 dias, em 98,02 na terça-feira, enquanto o crude dos EUA avançou, subindo quase 2% nas últimas sessões.

Na China, o Shanghai Composite subiu pela terceira sessão consecutiva, enquanto índice CSI300, que monitora as blues chips atingiu uma nova alta de quatro meses, pela segunda sessão consecutiva. O yuan ficou em 6,4780 por dólar, mais fraco do que a taxa média do banco central de 6,4731. Corretoras subiram fortes.

Em Hong Kong, o índice de referência também avançou com os players de petróleo registrando os principais ganhos. Petrochina, Sinopec e CNOOC subiram mais de 3% cada.

Na Austrália, o S & P ASX 200 terminou em seu nível mais alto desde 07 de dezembro, registrando a sexta sessão de ganhos, enquanto o dólar local fechou estável contra o dólar americano.

Mineradoras se animaram com os preços do minério de ferro de US $ 40 por tonelada. Fortescue Metals e Rio Tinto saltaram 3 e 4%, respectivamente, enquanto BHP Billiton subiu mais de 3% apesar das notícias que divulgará as conclusões de um escritório de advocacia contratado para determinar a causa do estouro da barragem em uma de suas minas brasileiras.

Atlas Iron disparou 6 % após um rali recente de 12%, após anunciar um acordo de reestruturação da dívida em que seriam emitidas 70% das ações para os credores.

No resto da região, Kospi da Coréia do Sul atingiu uma nova alta de três semanas pela segunda sessão consecutiva, apoiada pelas siderúrgicas, enquanto nos mercados emergentes, Jakarta Composite da  Indonésia mergulhou, enquanto as bolsas tailandesas e malaias ações avançaram.

EUROPA: As bolsas europeias sobem, com ação de caçadores de pechinchas atrás de ações bastante agredidas pelas quedas das commodities antes da pausa do Natal. O Stoxx Europe 600 sobe 1,61%, liderada por ganhos dos setores de petróleo e gás (3,15%) e de materiais básicos (4,90%).

Os movimentos apagam as perdas de 0,1% de terça-feira. As bolsas europeias fecharão na sexta-feira para o dia de Natal, enquanto os mercados do Reino Unido permanecerão fechados na segunda-feira para o Boxing Day.

No grupo de mineração, Glencore sobe 6,42%, a produtora de aço ArcelorMittal dispara 9,88%, a Anglo American avança 6,69% e a sueca Boliden sobe 4,80%.

Ações de energia ganharam terreno, embora os preços do petróleo seguem a caminho para perdas de mais de 30% no ano. Produtor de petróleo britânica Tullow Oil sobe 7,14%, a espanhola Repsol avança 4,32%  e as norueguesas Statoil e Seadrill avançam 4,04 e 5,70%, respectivamente.

No Reino Unido, o FTSE 100 avança após três sessões de queda. Destaque também para a produtora de minério de ferro e platina Anglo American cujas ações avançam 6.71% e as gigantes BHP Billiton e Rio Tinto que sobem 5,62 e 4,87%, respectivamente.

No setor de petróleo, as ações da produtora de petróleo BP avançam 2,87% e BG Group adiciona 4,55%, enquanto Royal Dutch Shell sobem 3.75%.

Na França, as despesas dos consumidores franceses caíram 1,1% em novembro, com famílias cortando gastos em quase todas as áreas após atentados de Paris. Separadamente, a agência de estatísticas Insee disse que a dívida pública do país caiu no terceiro trimestre. CAC 40 avança.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
11h30 - Durable Goods Orders e Core Durable Goods Orders (números mensais de pedidos de bens duráveis para a indústria nos Estados Unidos, além de destacar o indicador se excluídos as encomendas no setor de transportes);
11h30 - Core PCE Price Index (renda individual dos cidadãos norte-americanos) e Personal Spending (gastos dos consumidores) e também o núcleo do Personal Consumption Expenditures - PCE (gastos pessoais dos americanos - medida de inflação mais acompanhada pelo Fed);
13h00 - New Home Sales (número de casas novas com compromisso de venda);
13h00 - Revised UoM Consumer Sentiment (mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana);
13h00 -  Michigan Inflation Expectations (mede a porcentagem que os consumidores esperam do preço dos bens e serviços nos próximos 12 meses);
13h30 - Crude Oil Inventories (Relatório de Estoques de Petróleo dos Estados Unidos);

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário