Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEXTA-FEIRA 18/12/2015

ÁSIA:  A maioria dos principais mercados da Ásia fecharam em baixa nesta sexta-feira, depois de oscilar entre os territórios positivo e negativo, com os investidores focados em dados econômicos, decisões de bancos centrais e os preços das commodities.

Durante Durante o pregão asiático, o futuro do West Texas Intermediate (WTI) recuou 7 centavos, ou 0,2%, para $ 34,88 o barril, perto de uma baixa de sete anos e o Brent subiu 17 centavos, ou 0,46%, para $ 37,24 o barril, depois de cair perto de uma baixa de 11 anos no pregão, enquanto o ouro subiu 0,53% para $ 1.057 a onça, depois de perder 2,4%, próximo de uma baixa de seis anos.

Empresas de energia australianas recuaram. Santos, Woodside Petroleum e Oil Search recuaram entre 0,22 e 1,31%. no Japão, Inpex e Japan Petroleum tiveram perdas de 2,6 e 2,46%, respectivamente. Na China, CNOOC, PetroChina e Sinopec recuaram entre 0,64 e 2,5%, enquanto refinarias de petróleo da Coréia do Sul terminaram no vermelho. S-Oil, SK Innovation e GS Holdings caíram entre 1,17 e 2,59%.

O mercado japonês abriu em queda e após o Banco do Japão manteve a política monetária inalterada como esperado, mas anunciou um novo programa de compras de fundos negociados em bolsa (ETFs) em um ritmo anual de 300 bilhões de ienes (US $ 2,45 bilhões), ou seja, além do programa de compras do banco já existente a um ritmo de cerca de ¥ 3.000.000.000.000, virou pro azul, antes de afundar em território negativo. O Nikkei recuou 1,9%, depois de cravar uma alta de 2,7%, após anúncio BOJ.

O mercado chinês também oscilou entre positivo e negativo, com o índice Shanghai Composite recuando 0,04%, enquanto em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,31%.

Na China, os preços de imóveis novos em novembro subiram 0,9%, ante 0,1% de outubro, mostrando sinais de recuperação no setor altamente sensíveis. Em Pequim, houve aumento de 7,7% e em Shanghai, aumento de 13,1%. Setor imobiliário no continente oscilaram. Vanke subiu 10%, enquanto Poly Real Estate fechou estável. Em Hong Kong, Evergrande subiu 3,49%, CK Property caiu 1,17%, enquanto Henderson Land e Sino Land subiram 2,82 e 1,05%, respectivamente.

Antes da abertura dos mercados, o Banco Popular da China (PBOC) definiu o ponto médio do yuan em 6,4814, indicando um yuan mais fraco do que 6,4757 do dia anterior, o décimo recuo consecutivo para a moeda chinesa. O yuan fechou estável em 6,4825 contra o dólar.

Na Austrália, o ASX 200 fechou 0,09% maior, depois de passar grande parte da sessão no vermelho. O setor de materiais fechou em território negativo, com uma queda de 0,91%. As gigantes Rio Tinto e BHP Billiton recuaram  2,08 e 0,88%, respectivamente, enquanto produtores de minério de ferro tiveram pouco de descanso, mesmo após os preços do minério de ferro fechar em $ 38,50 a tonelada, próximos de seus níveis mais baixos desde 2008. Fortescue e Arrium caíram 5,99 e 3,33%, respectivamente, enquanto Atlas Iron caiu 2,27%.

Durante a semana, o índice ASX 200 recuou 1,5%, enquanto as gigantes da mineração sentiram o peso dos preços das commodities. BHP Billiton caiu 1,9% para $ 16,87 e Rio Tinto perdeu 1,4%, a $ 42,46.

EUROPA: Mercados europeus abriram em baixa, seguindo novas quedas nos preços das commodities, que permanecem no foco dos investidores. O pan europeu Stoxx 600 cai mais de 0,3%.

Os preços ao produtor francês em novembro subiu 0,1% em relação à outubro, os preços da energia e de água aumentaram 1,1%, os preços dos alimentos caíram 0,3% e os preços dos bens manufaturados recuaram 0,1%. No ano, o índice cai 2,4%.

Volkswagen disse na quinta-feira que vai criar um programa de reivindicações independente para aqueles prejudicados pelo escândalo de emissões de poluentes nos EUA. As ações da montadora alemã sobem ligeiramente.

No  Reino Unido, o FTSE 100 recua, mas as perdas são limitadas por ganhos para o setor de mineração, energia e financeiro, mantendo-se a caminho para fechar a semana com um ganho de 2,3%, o que será o seu melhor ganho semanal em quase um mês.

Goldman Sachs cortou os preços das ações da Glencore, Rio Tinto e Anglo American e a Moodys Investors Service colocou o rating da gigante de minério de ferro BHP Billiton em revisão para possível rebaixamento. "Especificamente, a Moody irá rever a capacidade da empresa de reduzir ainda mais os custos operacionais e despesas de capital, bem como a sua capacidade e vontade de reduzir seus dividendos".

Entretanto, as mineradoras, Anglo American dispara 5,27%, Glencore avança 0,85%, Rio Tinto sobe 1,18% e BHP Billiton sobe 2,11%.

Entre outras notícias, primeiro-ministro britânico David Cameron reuniu-se em um jantar com outros líderes da União Europeia (UE) na quinta-feira para discutir a adesão à UE e as exigências da Grã-Bretanha para as reformas no bloco, inclusive permitindo que a margem de manobra sobre as regras em matéria de imigração. Cameron disse que vê um "caminho para um acordo" sobre a imigração apesar de enfrentar um obstáculo em seu plano de proibir benefícios para os migrantes.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
12h45 - Flash Services PMI (estimativa inicial do Índice PMI, fornecendo indicadores precedentes para dados finais do PMI de Serviços. São um dos primeiros indicadores econômicos de cada mês, fornecendo evidências de mudanças nas condições econômicas;
16h00 - Discurso do presidente do Fed de Richmond, Jeffrey Lacker;

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário