Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEXTA-FEIRA 09/12/2016






ÁSIA: Os mercados asiáticos terminaram de forma mista nesta sexta-feira, com analistas apreciando a decisão do BCE de estender seu programa de obrigações de compras, conhecido como Quantitative Easing (QE) por nove meses, de abril até Dezembro de 2017, apesar de cortar o valor de suas compras mensais de  € 80 bilhões para 60 mil milhões de euros. O mercado optou por concentrar sobre a extensão do programa de compra de ativos do que pela redução do valor.

O principal índice da Coréia do Sul fechou em baixa após o Parlamento votar contra a presidente Park Geun-hye sobre um escândalo de tráfico de influência. A votação pelo impeachment Park foi anunciada no final da tarde em Seul. O Kospi fechou em queda de 0,31% antes da votação. Analistas dizem que  a votação completa do impeachment pode levar até 180 dias, período na qual será apreciado pelo Tribunal Constitucional antes de convocar novas eleições, o que sugere as incertezas na política da Coreia do Sul em um futuro próximo continuarão. O primeiro-ministro, Hwang Kyo-ahn, será presidente interino.

No Japão, o Nikkei terminou em alta de 1,23%, entalhando  a quarta sessão consecutiva de ganhos. o iene deslizou 0,3% em relação ao dólar. O enfraquecimento do iene ajudou ações de exportação do Japão.

Na Austrália, o ASX 200 avançou 0,31%, apoiado por um ganho de 1,09% no setor da energia e um pequeno aumento de 0,98% no setor financeiro. Os gigantes de recursos, BHP Billiton e Rio Tinto, tiveram uma semana bastante sólida, graças a alta nos preço de minério de ferro, dando um suporte na bolsa. Na sexta-feira, porém, BHP fechou em alta de 0,4% enquanto Rio Tinto conseguiu fechar acima de 0,3%.

As ações da China continental terminaram sem direção.  O Shanghai Composite  fechou em alta de 0,52% e o Shenzhen Composite terminou em queda de 0,35%.  O índice de preços ao produtor da China subiu 3,3% em novembro ante o ano anterior, sinalizando melhora na demanda e também nos preços de energia para as indústrias do país. A previsão dos economistas era por um aumento de 2,4%.  O índice de preços ao consumidor da China aumentou 2,3% em novembro ante o ano anterior, superando a previsão média para um ganho de 2,2% dos economistas.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,44%, com as ações do jogo registrando íngremes perdas após relatórios de Pequim tendo como alvo a indústria de jogos de Macau, numa tentativa de travar a saída de capitais. O South China Morning Post informou  que Macau planeja impor um limite de retirada para os titulares de cartões da UnionPay ATM da China de 10.000 para 5.000 patacas de Macau ($ 626) e que deve entrar em vigor a partir de sábado. A China UnionPay, disse em um comunicado, inicialmente citada pela Reuters, que não tinha mudado a sua política de limites de retirada no exterior para cartões emitidos no continente, que foram fixadas em 10.000 yuans (US $ 1.449) por dia. As ações da Wynn Macau caiu 7,52%, Sands China despencou 8,13%, Galaxy Entertainment aiu 7,30% e Melco International Development afundou 9,74%.






EUROPA: ​As bolsas europeias operam sem direção nesta sexta-feira, depois que o Banco Central Europeu anunciou uma extensão de pelo menos nove meses de seu enorme programa de compra de título, embora a um valor mensal mais baixo. O índice Stoxx Europe 600 sobe 0,20%, mas o setor financeiro registra perdas.

Na quinta-feira, o valor de referência pan europeu saltou 1,2%, para uma alta de 11 meses, sua quarta alta consecutiva. Na semana, o Stoxx 600 parece acumular uma alta de 4%, o que marcaria o seu melhor desempenho semanal desde meados de fevereiro.

Dentro do setor financeiro, ações de bancos sofrem pressão, puxando o Stoxx Europe 600 Bank Index​ para uma baixa de 1,28%, mas segue para um aumento semanal de 9%. Entre os maiores decliners, Banca Popolare di Milano e Banco Popolare Societa Cooperativa da Itália​ cai 4,27 e 4,10%, respectivamente.  Bankia da Espanha cai 3,18% e  Deutsche Bank da Alemanha recua 3,57%. O setor bancário subiu quinta-feira após decisão do BCE.

O FTSE MIB da Itália  cai, mas segue a caminho para um salto de quase 7% na semana, após os eleitores italianos rejeitarem os planos do  primeiro ministro Matteo Renzi para uma reforma constitucional. Renzi apresentou a sua demissão após a derrota, mas foi convidado a ficar até concluir a transição. O presidente Mattarella deve consultar os partidos políticos para encontrar uma solução para superar a crise política em curso. Os ganhos vieram após ações de bancos italianos subirem na perspectiva de que um plano de resgate estava sendo trabalhada com os problemáticos bancos. O FTSE Italia All-Share Bank Index cai 3,27% na sexta-feira, mas estava em curso para uma alta semanal de 12%.

A Alemanha relatou uma contração de 4,1% nas exportações em outubro. As importações caíram 2,2%. Como resultado, o superávit comercial foi de 24,4 bilhões de euros (US $ 25,94 bilhões) para 19,3 bilhões de euros.​ DAX 30 cai.

O déficit comercial do Reino Unido diminuiu em outubro, com as exportações atingindo um recorde mensal, com as exportações se beneficiando de uma forte queda na libra desde junho quando o Reino Unido votou para deixar a União Europeia. O FTSE 100 opera em alta. Entre as mineradoras listadas em Londres, Anglo American sobe 0,3%, Antofagasta sobe 0,2%, Glencore adiciona 0,9% e entre as gigantes, BHP Billiton sobe 0,4% e Rio Tinto cai 0,5%.



AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
13h00 - Wholesale Inventories (dados de vendas e estoques no atacado americano).
13h00 - Prelim UoM Consumer Sentiment (mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana);
13h00 - Prelim UoM Inflation Expectations(mede a porcentagem que os consumidores esperam do preço dos bens e serviços nos próximos 12 meses);




ÍNDICES FUTUROS - 8h40:
Dow:  +0,05%
SP500: -0,08%
NASDAQ: -0,04%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário