Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEXTA-FEIRA 25/08/2017

ÁSIA: A maioria dos índices da Ásia fechou em alta nesta sexta-feira, afastando-se das incertezas em Washington que derrubou as bolsas em Wall Street na quinta-feira, enquanto os investidores se anteciparam em relação ao simpósio anual de bancos centrais em Jackson Hole.

O Nikkei do Japão subiu 0,51% e fechou em 19.452,61 pontos, com ganhos de montadoras, varejistas e setor financeiro gerando apoio ao índice. O CPI de julho do Japão cresceu 0,5% em comparação com um ano atrás, em linha com as expectativas, ante crescimento de 0,4% em junho. Esse foi o sétimo mês consecutivo de ganhos, o que refletiu num iene mais fraco perante o dólar. O dólar americano negociou a ¥ 109,60, ante ¥ 109 da quinta-feira. Para o Japão, os preços crescentes são bem-vindos, porque o país tem tido uma batalha contra a deflação por um quarto de século e isso também deve oferecer algum suporte para as ações japonesas. 

Do outro lado do estreito coreano, o Kospi fechou em alta de 0,11%, em 2.378,51 pontos. Ações das empresas do conglomerado Samsung na Korea Exchange fecharam em baixa depois que um tribunal anunciou a condenação do chefe de fato do Samsung Group, Jay Y. Lee, por 5 anos, devido suborno e desvio de 6,4 bilhões de wons. Após o anúncio, a Samsung Electronics fechou em baixa de 1,05% e a Samsung C & T caiu 1,48%.

Abaixo, o S & P / ASX 200 recuou 0,03%, para finalizar a sessão em 5.743,9 pontos, com os investidores digerindo ganhos numa semana caracterizada pela ausência de notícias, mas que esse ambiente deverá começar a desaparecer na próxima semana com o fim das férias de verão. Entre as mineradoras australianas, BHP Billiton subiu 0,5%, Fortescue avançou 0,9% e Rio Tinto subiu 0,7%.

O Índice Hang Seng de Hong Kong subiu 1,21% com mercados animados com fortes ganhos publicados por várias empresas após o fechamento do mercado na quinta-feira. No continente, o Shanghai Composite saltou 1,84% e o Shenzhen Composite adicionou 1,04%.

Os mercados da Índia ficaram fechados por conta de um feriado público.

EUROPA: Os mercados europeus consolidam um movimento de alta após evoluírem entre pequenos ganhos e perdas no início da sexta-feira, quando os investidores se preparavam para o principal evento da semana: os discursos dos chefes  dos bancos centrais da zona do euro e dos EUA em Jackson Hole, Wyo.

O índice Stoxx Europa 600 avança 0,31%, após fechar 0,2% maior na quinta-feira e segue a caminho para um ganho semanal de 0,4%.

A reunião, organizada pela Reserva Federal de Kansas, começou no final da quinta-feira e será finalizada no sábado. A presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Janet Yellen, está programada para discursar às 11 horas, enquanto Draghi falará às 4 horas da tarde. Os investidores esperam por dicas sobre o futuro da política monetária na Europa e nos EUA, mas podem ficar desapontados. Fontes do BCE já disseram à Reuters que Draghi não estará discutindo as taxas de juros ou o programa de flexibilização quantitativa do banco, mas focará o tema do simpósio: "Promovendo uma economia global dinâmica". 

O índice de expectativa de negócios alemão Ifo caiu para 115,9 em agosto, ante 116 em julho. Os analistas esperavam uma leitura de 115,7 para agosto, enquanto a leitura final do PIB alemão confirmou que a economia cresceu 2,1% no segundo trimestre. O DAX 30 da Alemanha opera em alta.

A confiança do consumidor na França, a segunda maior economia da zona do euro, caiu para 103 em agosto, ante 104 em julho. CAC 40 da França segue os mesmos passos.

O índice FTSE 100 do Reino Unido sobe, após fechar em seu nível mais alto desde 16 de agosto na quinta-feira. O índice de blue-chip de Londres segue a caminho para um ganho semanal de 1,3%. As ações do Reino Unido estarão fechadas na segunda-feira devido a um feriado bancário.

As mineradoras proporcionam sustentação ao FTSE 100. Anglo American sobe 1,3%, Antofagasta avança 1,8%, BHP Billiton dispara 2,5%, enquanto Rio Tinto sobe 1,3%.

EUA: Os futuros apontam para uma sexta-feira com mais alta, com investidores se preparando para ouvir a presidente do Federal Reserve Janet Yellen.

Ao longo da semana, os investidores se concentram suas atenções no simpósio econômico do Fed de Kansas City em Jackson Hole, Wyo., em meio à falta de dados econômicos importantes. Todos esperam Yellen finalmente falar nesta sexta-feira, quando os investidores vão ouvir atentamente suas palavras em busca de pistas sobre o futuro da política monetária dos EUA.

COMMODITIES: Os preços do petróleo operam em alta, recuperando parte das perdas de quinta-feira, devido temor de que um furacão que segue para a costa do Golfo dos EUA no final de semana, o que pode resultar na paralisação das operações na região.  A tempestade tropical Harvey subiu para a categoria de furacão.  O minério de ferro também registrou ganhos, assim como aço, devido queda nos estoques. Os contratos futuros do MinFe subiram 0,34% na bolsa de Dalian, enquanto o MinFe 62% negociado em Qingdao subiu 1,56%.

AGENDA DO INVESTIDOR: 
EUA:
9h30 - Durable Goods Orders e Core Durable Goods Orders (números mensais de pedidos de bens duráveis para a indústria nos Estados Unidos, além de destacar o indicador se excluídos as encomendas no setor de transportes);​
13h00 - Discurso da chairwoman do Federal Reserve Janet Yellen na Jackson Hole Symposium;

ÍNDICES FUTUROS - 8h50:
Dow: +0,23%
SP500: +0,29%
NASDAQ: +0,41%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário