Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEGUNDA-FEIRA 28/08/2017

ÁSIA: Os índices asiáticos navegaram às cegas na segunda-feira, depois da falta de detalhes  da reunião de Jackson Hole na sexta-feira, enquanto os mercados de petróleo digeriram os impactos do furacão Harvey na costa do golfo dos EUA. A Shell e a Petrobras estão entre as empresas que fecharam suas refinarias na área de Houston, devido chuvas intensas e enchentes de grande monta.

Os potenciais danos devido às condições climáticas sobre as instalações de refinação na Costa do Golfo impactaram nos preços da gasolina, enquanto os preços do petróleo diminuíram devido à menor demanda dessas refinarias por petróleo bruto necessário para produzir a gasolina.

A presidente do Federal Reserve, Janet Yellen e o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, mantiveram o silêncio sobre questões das futuras políticas monetárias na reunião, frustrando os investidores que esperavam uma posição mais clara de ambos.

O Nikkei do Japão terminou praticamente inalterado, terminando a sessão em baixa de 0,01% a 19.449,9 pontos. 

Atravessando o estreito coreano, o Kospi deslizou 0,35% em 2.370,3 pontos, com uma liquidação nos “stocks” de tecnologia pesando sobre o mercado. A Samsung Eletronics caiu 1,9% após o chefe de fato do Grupo Samsung, Jae Y. Lee ser condenado a 5 anos de prisão na sexta-feira. Samsung C & T, uma afiliada da Samsung, caiu 3,%.

Abaixo, o S & P / ASX 200 foi pressionado pelo subíndice financeiro altamente ponderado, após investigação do órgão regulador sobre as falhas do CBA aumentar pressão sobre o maior banco do país. O índice caiu 0,59%, para fechar em 5.709,9 pontos, com a temporada de relatórios chegando ao fim nesta semana.

Também pesou sobre o mercado, a queda de 5,7% das ações da companhia aérea Qantas, após rebaixamento do “stock” e após a companhia anunciar uma remodelação da sua administração.

O impulso ascendente das mineradoras também diminuiu nesta segunda-feira, após queda da recente euforia nos mercados de metais. Fortescue caiu 1,7%, enquanto Rio Tinto perdeu 1,2%. O aumento da gasolina ajudou o setor a subir, o único do ASX a obter ganhos. Woodside Petroleum subiu 0,5% e Caltex Australia subiu 1,7%.

Na China, os mercados ignoraram a tendência regional negativa e fechou em  alta. O Shanghai Composite avançou 0,94% e o Shenzhen Composite adicionou 1,39%. O lucro das empresas industriais da China cresceu 16,5% em julho, ante ganho de 19,1% em junho, após ondas de calor no país forçarem muitas fábricas a parar a produção. Essa desaceleração do lucro está em linha com a desaceleração econômica em julho, uma vez que os esforços de Pequim para reduzir os níveis da dívida e conter a especulação sobre imóveis começaram a pesar sobre o crescimento.

O departamento de estatísticas disse que as empresas estatais do país testemunharam uma recuperação da rentabilidade, especialmente aquelas nos setores de carvão e aço. Em julho, o índice dívida / capital das empresas industriais da China diminuiu para 55,8%, em comparação com 55,9% em junho.

O índice Hang Seng de Hong Kong fechou em alta de 0,05%.  O benchmark chegou a ser negociado acima de 28.000 pontos pela primeira vez desde maio de 2015, sustentado por resultados robustos de algumas empresas blue-chips no primeiro semestre.

Os mercados filipinos ficaram fechados por conta de um feriado público.

EUROPA:  As bolsas europeias caem nesta segunda-feira, após o euro atingir seu nível mais alto frente ao dólar em mais de dois anos. O índice Stoxx Europe 600 cai 0,42% após o índice pan-europeu terminar a sessão de sexta-feira em baixa de 0,1% e terminar a semana recuando 0,1%.

O FTSE 100 do Reino Unido está fechado nesta segunda devido o August Bank Holiday e isso deve significar volumes de negociação mais fracas do que o habitual.

Os setores de recursos básicos e de petróleo e gás estavam entre os piores desempenhos, com os mercados digerindo o impacto do furacão Harvey nos EUA, que destruiu muitas refinarias e afetou a produção do petróleo na região do golfo. Os preços do petróleo caíram ligeiramente na manhã de segunda-feira. O Stoxx Europe 600 Oil & Gas Index recua 0,3%. As ações da produtora de petróleo francesa Total caem 0,21% e as ações da Royal Dutch Shell listada em Amsterdam recuam  0,4%.

No mercado de divisas, o euro avança frente ao dólar depois que o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, fez dois discursos na semana passada, não dando indicações sobre os próximos passos do banco em relação à sua política monetária. Na reunião em Jackson Hole na sexta-feira, Draghi disse apenas que as políticas protecionistas poderiam representar “um sério risco” para o crescimento da economia global, mas acrescentou que a recuperação econômica global parece estar firme. Ao mesmo tempo, a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, disse que, embora as ações feitas pelos reguladores na sequência da crise tornaram o sistema financeiro mais seguro mas que algumas regulamentações ainda podem ser necessárias, parecendo ser uma indireta para o governo Trump.

Os exportadores em toda a Europa recuam devido a força do euro. Entre os grandes nomes, as ações dos fabricantes de automóveis alemães BMW recuam 0,92%, enquanto Daimler perde 0,73%, enquanto a produtora francesa de beleza L'Oreal cai 0,53%. A força do euro pode prejudicar os exportadores, pois afetam as receitas feitas no exterior.

O suprimento monetário na zona do euro caiu forte em julho, segundo dados do Banco Central Europeu. O indicador de oferta de dinheiro M3 do bloco de 19 países cresceu 4,5% em termos anuais, em comparação com uma taxa de crescimento de 4,9% prevista por economistas. Em junho, a taxa de crescimento foi de 5,0%. Na média dos últimos três meses, o M3 cresceu 4,8% contra uma previsão de 5,0%. Os empréstimos às empresas aumentaram 2,4% após aumento de 2,0% em junho, enquanto os empréstimos domésticos cresceram 2,6%, semelhante ao mês anterior.

A segunda-feira marca o lançamento da terceira rodada de negociações do Artigo 50 do Reino Unido com a União Européia (UE), onde autoridades estarão reunidos em Bruxelas.

No início deste ano, o negociador chefe da UE, Michel Barnier, disse que a terceira rodada de negociações deveriam esclarecer certas questões, incluindo acordos financeiros.

EUA:  Os futuros apontam para uma abertura mais baixa em Wall Street, enquanto os investidores observam a política dos EUA e os movimentos do petróleo. As bolsas americanas fecharam mescladas na sexta-feira depois que nem a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, nem o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, deram indícios sobre o futuro da política monetária de seus respectivos bancos centrais.

Dow Jones Industrial Average terminou 0,14% maior na sexta-feira, enquanto o índice S & P 500 avançou 0,17%, mas o Nasdaq Composite Index recuou 0,09%, ainda assim, os três benchmarks terminaram a semana passada com ganhos.
  

A política dos EUA continua a manter os investidores atentos em busca de qualquer reação às notícias em torno do presidente dos EUA e por respostas da administração em relação ao Harvey.

Os futuros da gasolina nos Estados Unidos avançam nesta segunda-feira, depois que o ex-furacão, agora tempestade tropical Harvey interrompeu quase 15% da capacidade das refinarias do país e ainda são aguardadas novas interrupções no fornecimento, inclusive na Exxon Mobil na área de Houston. A segunda maior refinaria dos EUA processa até 560 mil barris de petróleo por dia, alimentando combustível em oleodutos e barcaças que o movem através dos EUA do sudeste à Costa Leste.

Na Bolsa Mercantil de Nova York, futuros de petróleo para entrega em outubro caem 1,21% na sessão eletrônica Globex. O mergulho nos futuros de petróleo da Nymex reflete as preocupações com a demanda na região após paradas das refinarias, mas os preços do petróleo bruto provavelmente continuarão sob pressão com o impacto da tempestade no final da semana.

Os investidores também manterão os olhos nos dados de estoque dos EUA nesta semana, que poderá ter uma redução dos suprimentos causada pelo Harvey.  As refinarias dos EUA produziram quantidades recordes de combustível durante o verão.

Analistas observaram que Harvey também desligou várias grandes plataformas de petróleo e gás offshore no Golfo do México. As plataformas representam cerca de 22% da capacidade de produção de petróleo no mar no Golfo.

Os preços do petróleo bruto também poderão sofrer especulações com os membros da OPEP que podem ampliar seu limite de produção até março do ano que vem.

O relatório sobre comércio de mercadorias em julho é devido às 9h30. Espera-se que o déficit comercial se eleve para um valor dessazonalizado de US $ 64,6 bilhões, de acordo com economistas.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
9h30 - Goods Trade Balance (diferença entre exportação menos importação de bens);
9h30 - Prelim Wholesale Inventories (dados preliminares de vendas e estoques no atacado americano);

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: -0,10%
SP500: -0,05%
NASDAQ: -0,11%





OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário