Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEGUNDA-FEIRA 21/08/2017

ÁSIA: Os mercados da Ásia fecharam misturados no pregão de segunda-feira, com investidores digerindo os desenvolvimentos políticos em Washington, enquanto os EUA iniciam os exercícios militares em conjunto com a Coreia do Sul.

O Nikkei do Japão caiu 0,40%, para fechar em 19.393,13 pontos, com ganhos nos "stocks" de petróleo sendo compensados ​​pela suavidade dos fabricantes de automóveis, finanças e tecnologia. O índice de referência caiu para os níveis próximos de três meses e meio na sessão anterior.

Atravessando o estreito coreano, o Kospi da Coreia do Sul caiu 0,14% e fechou em 2.355 pontos enquanto começam os exercícios militares anuais de 21 de agosto a 31 de agosto, conhecido como Ulchi Freedom Guardian, que testarão se a aparente flexibilidade da Coreia do Norte em relação à Guam é duradoura, mas Pyongyang já advertiu no domingo que as manobras são "comportamento imprudente, levando a situação para a fase incontrolável de uma guerra nuclear".

Abaixo, o S & P / ASX 200 recuou 0,37%, para terminar a sessão em 5.725,90 pontos, com fraqueza nos subíndices de serviços de saúde e telecomunicações. O subíndice financeiro altamente ponderado caiu 0,29%. O grupo australiano Fortescue Metals afirmou na segunda-feira que o lucro líquido subiu 113% para US $ 2,09 bilhões no ano findo em 30 de junho de 2017. As ações da mineradora dispararam 6,1%, depois de anunciar um dividendo maior do que o esperado. Enquanto isso, as rivais BHP Billiton e Rio Tinto avançaram 0,8 e 1,3%, respectivamente. 

Entre outros destaques de mercado, a empresa siderúrgica australiana Bluescope viu suas ações despencar 21,83% depois que a empresa destacou uma perspectiva mais fraca de ganhos devido à concorrência e menores margens nos EUA.

Na Grande China, os mercados subiram. O índice Hang Seng de Hong Kong ganhou 0,40% e no continente, o Shanghai Composite avançou 0,57%, enquanto o Shenzhen Composite subiu 0,74%.

EUROPA: As bolsas europeias recuam nesta segunda-feira com investidores duvidando da capacidade do presidente Donald Trump de impor sua ambiciosa agenda econômica, enquanto as tensões entre os EUA e a Coreia do Norte aumentam. O índice Stoxx 600 cai 0,16%, após o índice de referência pan-europeu cair 0,7% na sexta-feira, na sequência dos ataques terroristas em Espanha. O benchmark já caiu cerca de 6% desde que alcançou o pico de 20 meses em meados de maio.

Destaque de alta para a Fiat Chrysler que segue em direção ao topo do pan-índice, subindo mais de 3% com notícias de que a montadora chinesa Great Wall Motor está interessada na empresa. O conglomerado dinamarquês AP Moller-Maersk anunciou que concordou em vender sua divisão de petróleo e gás, a Maersk Oil, para a gigante francesa Total por US $ 7,45 bilhões. O acordo, que deverá ser fechado no primeiro trimestre de 2018, fez as ações da Moller-Maersk dispararem 4%.

O setor bancário da Europa recua 0,35%, enquanto o setor de recursos básicos avançam na segunda-feira, apoiados pela alta nos preços de metais. O zinco subiu para seu maior nível em 10 anos em de Londres, devido demanda robusta do aço na China. As ações da mineradora de cobre Antofagasta sobem 1,48% e as Glencore adicionam 0,38%. Os peso pesados de minério de ferro BHP Billiton e Rio Tinto avançam 0,89 e 0,98%, respectivamente. No início desta segunda-feira, a produtora australiana de minério de ferro Fortescue Metals Group aumentou seus dividendos após o lucro anual mais do que duplicar devido fortes preços do minério de ferro.

Apesar do avanço do setor de materiais básicos, o FTSE 100 do Reino Unido opera em baixa. O índice caiu 0,9% na sexta-feira, reduzindo seu ganho semanal para 0,2%.

EUA: Os futuros de ações dos EUA operam entre altas de baixas, antes da abertura desta segunda-feira, podendo colocar o Dow Jones Industrial Average a caminho de uma baixa de duas semanas. Na semana passada, o DJIA caiu 0,8%, resultando em uma queda de 1,9% em duas semanas, o maior declínio percentual em duas semanas desde meados de setembro. O S & P 500 caiu 0,7% na semana e o Nasdaq Composite caiu 0,6%.

Segundo analistas, "não há muito para se comemorar neste momento, com a temporada de ganhos chegando ao fim, pois o sentimento do mercado é bastante negativo, com um novo ciclo de escalada na península coreana parecendo estar pronto para se iniciar, já que os EUA e a Coreia do Sul iniciaram nesta segunda-feira, exercícios militares anuais.

O ouro saltou brevemente acima de US $ 1.300 a onça pela primeira vez desde novembro na sexta-feira, impulsionado pela demanda por ativos de refúgio após uma semana de contínua turbulência na Casa Branca e o ataque terrorista em Barcelona, ​​Espanha. O metal amarelo subiu 0,2% na semana passada, alta em quatro das últimas seis semanas, tocando em uma alta de dois meses.

O sentimento também azedou após Trump demitir seu controverso estrategista político, Steve Bannon. A demissão do ex-estrategista chefe da Casa Branca de Trump foi seguida pela renúncia de seu conselheiro especial sobre regulamentação, Carl Icahn, na sexta-feira. 

O índice de atividade nacional para julho do Federal Reserve de Chicago está programada para sair às 9h30 da manhã, mas os investidores começam a concentrar suas atenções para o simpósio do Fed de Kansas City em Jackson Hole, Wyo. O encontro dos presidentes dos principais bancos centrais do mundo começa na quinta-feira e termina no sábado.

Na semana passada, fontes do Banco Central Europeu, em um relatório da Reuters, atenuaram as expectativas de uma mudança radical do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, alegando que ele não divulgará novas mensagens políticas na conferência. Analistas acreditam que o Conselho de Administração do BCE deve anunciar planos sobre o futuro do programa de compras de ativos conhecido como "QE" em sua próxima reunião em 7 de setembro.

Mas mesmo sem um discurso do Sr. Draghi, a presidente da Fed, Janet Yellen, deverá ser o foco do simpósio e é claro que o evento geralmente produz pistas globais em relação ao pensamento do banco central.

ÍNDICES FUTUROS - 7h40:
Dow: -0,01%
SP500: -0,01%
NASDAQ: -0,08%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário