Veja Também

Veja Também

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

RESENHA DA BOLSA - QUINTA-FEIRA 15/02/2018

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira, seguindo desempenho positivo em Wall Street, enquanto o dólar caia.

O Nikkei do Japão subiu 1,47%, para fechar em 21.464,98 pontos. A maioria dos setores fechou em território positivo apesar do iene mais firme. Destaque para os setores de tecnologia e financeiro, que registraram ganhos substanciais. O setor de manufatura também fechou em alta. O benchmark passou por pressão na última sessão depois que o dólar caiu para a mínima de 15 meses contra o iene durante o horário comercial asiático.

Na frente dos dados econômicos, o núcleo de encomendas de máquinas do Japão em dezembro caiu 11,9%, um declínio maior do que a queda mediana de 2,3% projetada.

Em Sydney, o ASX 200 subiu 1,16% para terminar em 5.909 pontos, com os setores de energia, materiais e ouro entre os setores de melhor desempenho. As principais mineradoras foram destaques de alta no dia: o Rio Tinto saltou 4,06% e a BHP ganhou 3,56%. Destaque negativo para a s seguradora australiana Suncorp que caiu 2,4% depois de reportar queda de 15,58% no lucro líquido na metade do ano, para 452 milhões de dólares australianos (US $ 358 milhões), abaixo da previsão de US $ 486 milhões, citando aumento de indenizações por riscos naturais acima do esperado como um fator que afetou seus ganhos.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em alta de 1,97%, com os setores financeiros, comércio e indústria contribuindo para os ganhos. China Construction Bank terminou a sessão com ganhos acima de 4,69% e HSBC avançou 2,01%. Segundo analistas, alguns investidores provavelmente fecham posições "short" nas ações da cidade antes do feriado.

Os mercados da China, Coreia do Sul, Taiwan e Vietnã permaneceram fechados nesta quinta-feira por conta do feriado do Ano Novo Lunar.

No mercado cambial, o índice do dólar, que rastreia a moeda dos EUA contra uma cesta de moedas rivais, caiu para 88,876 ante fechamento de quarta-feira de 89,006. O declínio do greenback ocorreu apesar das expectativas de que as pressões da inflação influenciariam a caminhada das taxas de juros do Federal Reserve. 

Contra o iene, o dólar foi negociado em 106,40 depois de deslizar para 106,29 no início da sessão. Destaca-se que o ministro das Finanças japonês, Taro Aso, disse na quinta-feira que não tem planos combater as variações da moeda.

Enquanto isso, o dólar australiano caiu US $ 0,7905 após lançamento de dados de empregos de janeiro que atenderam às previsões, mas depois firmaram em US $ 0,7946, acima dos US $ 0,78 visto no início da semana.

Em relação às commodities, os preços do petróleo subiram durante o pregão asiático, depois de um dólar mais fraco na última sessão e um aumento menor do que esperado nos estoques de petróleo dos EUA.

EUROPA: As bolsas europeias operam em alta na manhã desta quinta-feira, com investidores digerindo a inflação dos EUA mais fortes do que o esperado, enquanto monitoram os ganhos corporativos e aproveitam a fraqueza do dólar para carregarem em ações relacionadas com commodities.

O índice Stoxx Europe 600 sobe quase 1%, liderado pelos setores de materiais básicos e petróleo e gás. Na quarta-feira, o índice pan-europeu subiu 1,1% em uma sessão volátil. Esses movimentos ajudam o mercado regional de ações a quebrar uma série de perdas semanais.

A alta das ações do setor de recursos básicos, de quase 2%, ocorre também após o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, anunciar sua demissão na sessão anterior. Papeis com alta exposição à África do Sul saltaram com as notícias, como o grupo de serviços financeiros anglo-sul-africanos Old Mutual e a gigante de mineração Anglo American  que negociam com alta de cerca de 3% pouco.

Entre outras mineradoras listadas em Londres, Antofagasta sobe 2,6% e as gigantes BHP Biliton e Rio Tinto sobem 3% cada. 

EUA
Os futuros de ações dos Estados Unidos avançam. O Dow segue no curso para o quinto dia consecutivo de ganhos, tentando se recuperar da queda no início deste mês.

A Cisco Systems Inc. é destaque de alta entre os componentes da Dow, na sequência de seus resultados trimestrais.

Os investidores devem receber uma série de relatórios econômicos, incluindo leituras sobre preços ao produtor e mercado imobiliário.

ÍNDICES FUTUROS - 9h00:
Dow: +1,01%
SP500: +0,62%
NASDAQ: +0,68%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário