Veja Também

Veja Também

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

RESENHA DA BOLSA - TERÇA-FEIRA 20/02/2018

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira depois de uma sessão com baixo volume, devido a fechamento dos mercados dos EUA por um feriado na segunda-feira. O índice do MSCI para ações da Ásia-Pacífico, excluindo o Japão, fechou 0,25% menor. 

O Nikkei do Japão perdeu 1,01%, para fechar em 21.925,1 pontos com setores financeiros, industriais e "players" relacionados à energia negociandos em território negativo, enquanto as ações de tecnologia terminaram o dia mesclado. A maioria dos fabricantes de automóveis fecharam em baixa. 

Na Coreia do Sul, o Kospi deslizou 1,13% para terminar em 2.415,12 pontos, com perdas do setor de tecnologia: a Samsung Electronics caiu 2,03% e SK Hynix recuou 1,31% ao final do dia. O setor de manufatura fechou mesclado. As ações da siderúrgica Posco fecharam em alta de 0,28% e a Hyundai Steel encerrou o dia com queda de 0,19%. O movimento se deu depois que o ministério do Comércio da Coreia do Sul informou na segunda-feira que não ficaria calado se os EUA implementassem tarifas sobre as importações de aço. A Agência de Notícias Yonhap disse que a Coreia do Sul fará uma reclamação junto à Organização Mundial do Comércio se os EUA decidirem impor essas taxas.

Abaixo, o ASX 200 da Austrália terminou a sessão 0,01%  menor, uma vez que o ganho de 1,93% no setor de tecnologia da informação foi compensado por declínios observados em outros setores. O subíndice financeiro pesadamente ponderado caiu 0,18% e o subíndice de materiais caiu 0,26%.

A minuta do Reserve Bank da Austrália divulgado na terça-feira indicou que os formuladores de políticas monetária estavam otimistas quanto ao aumento da economia global. Os membros da RBA também notaram que o crescimento salarial "ainda estava patinando" apesar do mercado de trabalho robusto e ressaltou que a dívida das famílias permanece "elevada".

Enquanto isso, a mineradora BHP anunciou após o fechamento do mercado que o lucro subjacente para os seis meses que terminaram em dezembro foi de US $ 4,05 bilhões, um aumento de 25% em relação ao ano passado. Isso ficou abaixo da estimativa de US $ 4,3 bilhões. Suas ações caíram 0,7%. Rio Tinto recuou 0,5% e Fortescue Metals fechou em alta de 0,2%.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,78%, em 30.873,63 pontos, retomando as negociações após um fim de semana prolongado em virtude das comemorações do Ano Novo Lunar. Financeiras arrastaram o mercado, com China Construction Bank recuando 1,77% e o Banco Industrial e Comercial da China diminuindo 1,57%. As ações do HSBC caíram 3,11% depois que o banco anunciou na terça-feira que o lucro antes do imposto subiu 141,4% para US $ 17,17 bilhões no ano de 2017. 

Desenvolvedores imobiliários, empresas de telecomunicações e "stocks" relacionados à energia escorregaram, enquanto os de tecnologia fecharam misturados. A peso pesada Tencent recuou 0,27% ao final do dia.

Os mercados na China, Taiwan e Vietnã permaneceram fechados na terça-feira para o feriado do Ano Novo Lunar.

O índice do dólar, que rastreia a moeda dos EUA contra uma cesta de rivais, firmou em 89,532 durante o pregão asiático, abaixo de uma alta de 89,442 da última sessão, mas acima da mínima da semana passada de 88,253.

Contra o iene , o greenback negociou em 107,08, ante 106,08 registrado na segunda-feira. O dólar australiano estava estável em $ 0,7909 depois recuar para $ 0,7887 no início do dia.

EUROPA: As bolsas europeias abriram em ligeira alta na manhã desta terça, mas alguns índices operam em baixa, enquanto os investidores monitoraram o lançamento do último lote de balanços corporativos. O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,2% com vários mercados apontando em direções opostas.

O setor químico europeu lidera os ganhos na terça-feira, em torno de 0,7% em meio aos resultados corporativos. Os bancos estavam entre os mais desfavorecidos, com o HSBC deslizando para o fundo do benchmark. O maior credor da Europa reportou um salto no lucro anual antes de impostos, mas ficou aquém das expectativas dos analistas após as mudanças nos impostos dos EUA. Suas ações recuam mais de 3%.

Olhando para ações individuais, a gigante da mineração BHP Billiton caem 4% mesmo após registrar um aumento de 25% de lucro no último semestre. A empresa também entregou mais US $ 800 milhões aos acionistas, pois projetava um aumento dos fluxos de caixa no segundo semestre. 

O FTSE 100 do Reino Unido inicia a sessão de terça-feira em baixa, com o peso sobre as ações dos pesos pesados ​​listados pela Londres, HSBC e  BHP Billiton após decepcionantes atualizações financeiras.  Na segunda-feira, o índice de referência de Londres caiu 0,6%. Entre outras mineradoras, Antofagasta cai 0,9% e Rio Tinto recua 1,3%

EUA
Os futuros dos EUA recuam no início da negociação de terça-feira no retorno dos investidores após um longo fim de semana

A falta de dados econômicos importantes dos EUA no calendário significa que o mercado provavelmente irá procurar outros focos. O pano de fundo pode ser uma queda nos mercados de ações asiáticos e um dólar mais forte. 

Na quarta-feira está prevista o lançamento da minuta da reunião de política de janeiro do Federal Reserve, a última presidida por Janet Yellen.

Na semana passada, o Dow e S & P 500 ganhou 4,3% cada, enquanto o Nasdaq Composite saltou 5,3%, com os três índices interrompendo uma perda de duas semanas consecutivas.

ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: -0,73%
SP500: -0,64%
NASDAQ: -0,78%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário