Veja Também

Veja Também

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

RESENHA DA BOLSA - QUINTA-FEIRA 27/09/2018

ÁSIA: Os mercados da Ásia fecharam em baixa nesta quinta-feira, após os comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre a inflação, depois que o banco central decidiu aumentar as taxas de juros.

O Nikkei no Japão terminou o pregão em baixa de 0,99%, em 23.796,74 pontos, com a maioria dos setores fechando em queda.

Abaixo, o ASX 200 australiano caiu 0,18%, para fechar em 6.181,2 pontos, com as ações do Commonwealth Bank of Australia caindo 0,14%. Entre as mineradoras, BHP caiu 0,1%, Fortescue Metals recuou 1,7% e Rio Tinto fechou em baixa de 0,9%.

Na China, o índice de Hang Seng de Hong Kong recuou 0,36%, enquanto no continente, o composto de Xangai caiu 0,54%, para fechar em 2.791,78 pontos, enquanto o índice de Shenzhen caiu 1,26%, para 1.429,61 pontos.

Na Coreia do Sul, a Kospi resistiu à tendência regional ao fechar em alta de 0,7%, em 2.355,43 pontos, na volta do feriado, com as ações da gigante Samsung Electronics avançando 0,21%.

O índice do dólar, que acompanha o dólar americano em comparação com uma cesta de pares internacionais, foi negociado a 94,566, após um turbulento pregão durante a noite. O iene japonês registrou ganhos de 0,12% contra o dólar, em 112,59, enquanto o dólar australiano enfraqueceu 0,47%, para US $ 0,7222.

Nos mercados de petróleo, os preços mantiveram os ganhos. O contrato futuro do Brent registrou ganhos de 1,04%, para US $ 82,19 por barril.

EUROPA: As bolsas europeias operam sob pressão no início do pregão de quinta-feira, com os investidores monitorando notícias políticas que ocorre ao redor do mundo.

O pan europeu STOXX 600 registra perdas de 0,44%, com quase todos os setores da região mergulhando no território negativo. Um mar vermelho é visto em todas as bolsas europeias.

Os ativos italianos seguem sob pressão devido preocupações com o anúncio do governo sobre seu orçamento. O índice FTSE MIB Itália cai 1,7%, provocando perdas em toda a Europa. Os bancos estão entre os que mais sofrem. Intesa Sanpaolo cai 3,12%. 

O novo governo da Itália deveria apresentar suas metas orçamentárias nesta quinta-feira, mas os dois principais partidos da coalizão teriam discutido com o ministro da Economia, Giovanni Tria, sobre uma meta aceitável, informou o Corriere della Serra. A UE quer que a Itália mantenha seu déficit abaixo de 2%, mas o jornal italiano informa que a coalizão está pressionando por 2,4%.  Reportagens de mídia sugerem que os partidos populistas ​​na Itália estão pressionando o ministro da Fazenda a renunciar, se ele não cumprir as promessas feitas na campanha. Um porta-voz do ministro porém, disse que os rumores são infundadas e que Giovanni Tria está focado nos números orçamentários.

Sobre o Brexit, o chanceler do Tesouro, Philip Hammond, twittou na quarta-feira que a declaração orçamentária do outono seria apresentada mais cedo do que o habitual, em 29 de outubro, antes de uma reunião vital do Brexit marcada para novembro.

O euro escorrega 0,2385% frente ao dólar, para US $ 1,1702, ante US $ 1,1742 na quarta-feira em Nova York.

Entre as mineradoras listadas em Londres, Anglo American cai 0,2%, Antofagasta recua 1,1%, BHP sobe 0,1% e Rio Tinto cai 0,3%.

EUA: Os futuros do índice de ações dos EUA flutuaram antes da abertura de quinta-feira. Os movimentos ocorrem depois que Wall Street fechou a sessão de quarta-feira no vermelho, quando o Federal Open Market Committee (FOMC) concluiu sua reunião de política monetária de setembro. A instituição elevou sua taxa básica de juros em um quarto de ponto percentual e anunciou que projeta mais uma alta até o final do ano, além de mais três em 2019.

Os mercados ficaram sob pressão, com os rendimentos dos títulos dos EUA caindo, depois que o presidente Jerome Powell disse aos repórteres que não viu uma inflação ser surpreendente para o lado positivo.

As tensões comerciais entre os EUA e a China continuam aumentando. Na quarta-feira, o presidente Donald Trump acusou a China de interferir nas eleições parlamentares de novembro. Ele acrescentou, sem fornecer evidências, que Pequim não queria que o Partido Republicano tivesse bom desempenho. Isso levou a uma rejeição imediata do governo chinês, que afirmou não interferir nos assuntos internos de outro país, informou a Reuters.

Em outro lugar, Trump criticou o Canadá pelo ritmo lento das discussões sobre a reforma do NAFTA. O presidente disse que recentemente vetou o convite do primeiro-ministro Justin Trudeau para uma reunião entre ambos, uma afirmação que levou um porta-voz do governo de Trudeau a declarar que tal reunião não foi solicitada. Trump concordou, no entanto, em iniciar negociações comerciais com o Japão.

Na política, Brett Kavanaugh, indicado ao Supremo Tribunal, deve comparecer a uma audiência do Comitê Judiciário do Senado na quinta-feira, em meio a várias acusações de má conduta sexual. Kavanaugh negou as alegações.

Na agenda econômica, os dados de pedidos de auxílio desemprego, bens duráveis devem ser divulgados às 9h30. Ao mesmo tempo, outra leitura  do produto interno bruto (PIB) será publicada. Às 11h00, as vendas pendentes de residências serão divulgadas, seguidas pela pesquisa de manufatura do Fed de Kansas City às 12h00.

Entre as notícias corporativas, Carnival, Accenture, McCormick e Rite Aid estão programados para publicar seus balanços.

ÍNDICES FUTUROS - 7h00:
Dow: -0,11%
SP500: -0,03%
NASDAQ: +0,10%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário