Veja Também

Veja Também

RESENHA DA BOLSA - TERÇA-FEIRA 19/04/2022



ÁSIA: As principais bolsas asiáticas fecharam sem direção nas negociações de terça-feira, enquanto os investidores observavam a reação do mercado frente ao anúncio do Banco Popular da China de que aumentará o apoio financeiro para indústrias, empresas e pessoas afetadas pelo Covid-19.

O anúncio veio depois que a China divulgou dados econômicos mistos, com as vendas no varejo em março ficando abaixo das expectativas, enquanto o PIB do primeiro trimestre foi maior do que o previsto.

As ações da China continental fecharam em baixa. O composto de Xangai caiu 0,05%, em 3.194,03 pontos, enquanto o Shenzhen Component caiu 0,50%, em 11.633,32 pontos.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,66%, em 21.000,00 pontos no retorno das negociações após permanecerem fechados na sexta e segunda-feira por conta de feriado. As ações de tecnologia chinesa na cidade caíram em meio à regulamentações mais rigorosas de Pequim sobre o setor de streaming ao vivo online e vídeo de curta duração do país e preocupações com a deslistagem da DiDi Global nos EUA. A empresa chinesa disse que estava se preparando para se desligar da Bolsa de Valores de Nova York e planeja realizar uma assembleia extraordinária de acionistas em 23 de maio para votar sua deslistagem.

Nas negociações de terça-feira, as ações da Bilibili caíram 10,73%, enquanto NetEase caiu 3,46%. Tencent caiu 2,99% e Alibaba caiu 4,03%. O índice Hang Seng Tech foi negociado 3,88% mais baixo.

A economia de Hong Kong está intimamente ligada à China continental e analistas acreditam que o mercado de Hong Kong permanecerá volátil, já que a economia da China está exposta à política zero do COVID. A China continental enfrenta o surto de Covid mais grave desde a fase inicial da pandemia em 2020 à semanas.

O Nikkei do Japão subiu 0,69%, em 26.985,09 pontos. O iene japonês continuou enfraquecendo em relação ao dólar, ficando em 128,17 em relação ao dólar, ante 125,6 vistos na semana passada.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,95%, em 2.718,89 pontos.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 avançou 0,56%, em 7.565,20 pontos na volta do feriado da Páscoa. As ações de energia e materiais foram os destaques de alta, à medida que o preço do petróleo subia, com os russos retomando ataques à Ucrânia. A BHP subiu 1,6%, Fortescue Metala avançou 0,5% e Rio Tinto adicionou 1,4%. Entre as produtoras de petróleo, Santos e Woodside Petroleum avançou 1,3% e 1,7%, respectivamente.

O Reserve Bank da Austrália disse que o aumento da inflação e o crescimento dos salários anteciparam o momento de seu primeiro aumento da taxa de juros desde 2010. A inflação subiu para 2,6% no trimestre de dezembro e a ata da reunião do conselho de 5 de abril do RBA, divulgada nesta terça-feira, mostrou que os membros discutiram como os recentes aumentos nos preços de combustíveis, alimentos e outras commodities elevariam ainda mais o custo de vida nos próximos trimestres. O conselho concordou em analisar mais dados de inflação e salários antes de agir sobre as taxas. Os dados de inflação do primeiro trimestre estão programados para serem divulgados no dia 27 de abril e os dados salariais para o mesmo período devem sair em 18 de maio, duas semanas antes da reunião de junho do RBA. A ata disse que o extenso programa comercial do RBA havia indicado que muitas empresas aumentaram os preços de seus produtos nos últimos meses ou antecipou o aumento nos próximos meses, porém havia incertezas se esses ajustes de preços representariam uma mudança pontual nos preços ou o início de um período de aumentos de preços contínuos. A ata também mostrou que os membros estavam muito mais focados na inflação doméstica do que no mês anterior.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão foi negociado 0,45% menor.

EUROPA: As bolsas europeias caem nesta terça-feira, com a atenção dos investidores direcionada aos últimos desenvolvimentos na guerra entre a Rússia e a Ucrânia depois que os militares ucranianos disseram na segunda-feira que uma ofensiva na região de Donbass, no leste da Ucrânia, começou com ataques intensificados nos distritos de Slobozhansky e Donetsk, norte e leste do país.

Com o conflito não mostrando sinais de terminar em breve, o Banco Mundial reduziu sua previsão de crescimento global para 2022 em quase um ponto percentual, de 4,1% para 3,2%, citando a pressão que a invasão russa da Ucrânia colocou na economia global.

O pan-europeu Stoxx 600 cai 1,08% no meio do pregão matinal, com bens domésticos caindo, enquanto ações de petróleo e gás sobem.

O alemão DAX 30 cai 0,95%, o francês CAC 40 recua 1,03% e o FTSE MIB da Itália tomba 1,75%.

Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha cai 0,75% e o português PSI 20 cai 1,60%.

Na Rússia, o MOEX cai 3,29% e o RTSI cai 2,53%.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,36%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 0,1%, BHP cai 0,7% e Rio Tinto recua 0,9%. Antofagasta contraria o setor e avança 1,3%. A produtora de petróleo BP sobe 1,1%.

EUA: Os futuros de ações caem na manhã de terça-feira, com os investidores avaliando uma das semanas mais movimentadas da temporada de lucros corporativos.

Em uma segunda-feira tranquila com vários mercados internacionais fechados na segunda-feira, o Dow caiu 0,11%, em 34.411,69 pontos, enquanto o S&P 500 caiu 0,02%, em 4.391,69 pontos. O Nasdaq Composite caiu 0,12%, fechando em 13.332,36 pontos.

Os principais índices recuam à medida que a temporada de resultados do primeiro trimestre esquenta. Esta semana veremos uma série de empresas relatando resultados, depois que uma série de bancos apresentaram resultados um pouco decepcionantes no inicio da temporada de lucros do primeiro trimestre. Johnson & Johnson e a gigante de seguros Travelers estão entre as empresas que divulgarão seus últimos resultados antes da abertura de terça-feira, enquanto IBM e Netflix reportam após o fechamento.

O movimento médio de ganhos implícito para as empresas do S&P 500 no primeiro trimestre com base nos preços das opções é mais ou menos 4%, de acordo com estrategistas do UBS. Isso é um pouco abaixo do que no quarto trimestre de 2021, mas acima da média de 10 anos, disseram os estrategistas.

Com a inflação e os próximos passos do Federal Reserve sendo um debate importante nos mercados, os investidores estão procurando informações sobre como as cadeias de suprimentos e a demanda por parte dos consumidores estão se saindo para grandes empresas. As expectativas para os aumentos do FED aumentaram acentuadamente nos últimos meses, embora o banco central tenha dito que dependerá de dados para decidir como aumentará as taxas de juros ao longo do ano.

A preocupação com os próximos passos do FED tem causado alta volatilidade no mercado de títulos, o que parece ter pesado nas ações nas últimas semanas. O presidente do FED de St. Louis, James Bullard, disse na segunda-feira em entrevista na TV, que “as ações do FED foi um pouco precificado", mas que não descartaria um aumento de 75 pontos-base nas taxas de juros este ano, no entanto disse que acredita em aumentos consecutivos de 50 pontos-base.

O rendimento da nota do Tesouro dos EUA de 10 anos cai para 2,8607% nesta terça-feira, embora a taxa de 10 anos tenha se mantido acima de 2,86%. O rendimento de 10 anos atingiu seu nível mais alto desde o final de 2018 na segunda-feira, sendo negociado a 2,884% em um ponto. As preocupações com o aumento da inflação e seu efeito sobre o crescimento econômico levaram os investidores a vender títulos nos últimos dois meses, elevando os rendimentos.

O setor de companhias aéreas também estará sob os holofotes depois que um juiz federal suspendeu a obrigatoriedade do uso de máscara em aviões e outras formas de transporte público. As companhias aéreas disseram na segunda-feira que tornariam o uso de máscaras opcional nos aeroportos dos EUA e em voos domésticos, no entanto, algumas companhias aéreas disseram que máscaras ainda podem ser necessárias em certos voos internacionais, dependendo das regras do país de destino, ou onde as portarias locais se aplicam. As ações da Delta lidera a alta no pré-mercado.

A secretária de imprensa da Casa Branca,t, em uma coletiva de imprensa, classificou a decisão como "decepcionante", observando que o CDC continua recomendando o uso de uma máscara no transporte público. Ela disse que o Departamento de Segurança Interna e o CDC estão revendo a decisão e o Departamento de Justiça tomará decisões sobre qualquer outro litígio.

O calendário econômico dos EUA, incluindo a habitação, com as permissões para construções de imóveis e número de casas que começaram a ser construídas que serão divulgados às 9h30.

Também está prevista um discurso do presidente de Chicago, Charles Evans enquanto o Fundo Monetário Internacional deve divulgar sua perspectiva econômica mundial, um dia depois que o Banco Mundial cortou sua previsão de crescimento global.

CRIPTOMOEDAS: O Bitcoin salta na manhã de terça-feira à medida que os mercados de ativos digitais se recuperam de uma liquidação recente, à medida que as criptomoedas continuam enfrentando ventos contrários em um ambiente macroeconômico complexo, incluindo o aumento dos rendimentos dos títulos.

Embora as criptomoedas teoricamente tendem a negociar independentemente dos principais mercados financeiros, elas tem provado recentemente estarem altamente correlacionadas com outros ativos sensíveis ao risco, como ações de tecnologia. O Bitcoin e outros ativos digitais sofreram pressão nas últimas semanas devido às tendências macro em mercados mais amplos. Os investidores estão se preparando para uma mudança agressiva na política monetária do Federal Reserve. Os investidores esperam que o FED eleve as taxas de juros muitas vezes neste ano e no próximo ano, à medida que luta contra a inflação em níveis historicamente altas.

Se o FED aumentar as taxas de juros e consequentemente aumentar os custos de empréstimos, isso diminuirá a demanda econômica e provavelmente amorteceria o impacto sobre o sentimento dos investidores em relação a ativos mais arriscados, incluindo criptos.

Segundo especialistas, o recuo do Bitcoin na segunda-feira também ocorreu devido ao fim do prazo para declaração de imposto de renda nos EUA.

Bitcoin: +4,68%, em US $ 40.758,00
Ethereum: +4,89%, em US $ 3.049,65
Cardano: +4,97%
Solana: +5,78%
Dogecoin: +3,49%
Shiba Inu: +3,99%
Terra: +14,77
XRP: +4,11%
Litecoin: +4,82%

ÍNDICES FUTUROS - 7h35:
Dow: -0,15%
SP500: -0,18%
NASDAQ100: -0,25%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: -3,27%
Brent: -0,83%
WTI: -1,07%
Soja: +0,26%
Ouro: -0,39%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário