ÁSIA: As bolsas asiáticas caíram nesta quarta-feira, com os investidores aguardando a decisão do Federal Reserve dos EUA.
O índice Hang Seng de Hong Kong fechou em queda de 1,1%, em 20.869,52 pontos. Entre as ações das empresas de tecnologia chinesas listadas na cidade, Tencent e Alibaba cairam 3,05% e 3,74%, respectivamente. O índice Hang Seng Tech caiu 3,29%, para 4.264,91 pontos.
O Kospi na Coreia do Sul caiu 0,11%, fechando em 2.677,57 pontos.
O S&P/ASX 200 da Austrália cedeu os ganhos iniciais para fechar em baixa de 0,16% no dia, para 7.304,70 pontos. As mineradoras BHP, Rio Tinto e Fortescue Metals caiu 0,4%, 0,6% e 2,5%, respectivamente. A produtora de petróleo Santos subiu 0,9%.
O setor imobiliário caiu mais de 5% na última semana, com a expectativa de aumento das taxas de juros por parte do RBA. O estrategista de ações do UBS, Richard Schellbach, disse que o aumento das taxas de juros ainda não representa uma ameaça para as ações locais. O banco central da Austrália elevou as taxas de juros em 25 pontos base para 0,35%, o primeiro aumento da taxa desde novembro de 2010.
O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão caiu 0,42%.
Os mercados no Japão e na China continental continuaram fechados na quarta-feira devido feriados.
Os bancos centrais em muitos países estão elevando as taxas à medida que a inflação pressiona empresas e consumidores. Para combater isso, os reguladores estão elevando os custos de empréstimos que caíram para baixos recordes durante a pandemia.
O banco central da Índia aumentou inesperadamente sua taxa de juros em 40 pontos-base para 4,40% para ajudar a controlar a inflação. O Banco Central disse em abril que planejava retirar gradualmente o excesso de liquidez a partir deste ano, uma vez que medidas extraordinárias de liquidez em resposta à pandemia deixaram uma sobrecarga de liquidez. A decisão foi unânime.
EUROPA: Os mercados europeus recuam nesta quarta-feira, enquanto os investidores globais aguardam a decisão de política monetária do Federal Reserve dos EUA.
O pan-europeu Stoxx 600 cai 0,32% no final da manhã. As ações do varejo lideram as perdas, enquanto as ações de petróleo e gás sobem.7
O alemão DAX 30 cai 0,11%, o francês CAC 40 cai 0,45% e o FTSE MIB da Itália cai 0,37%.
Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha cai 0,32% e o português PSI 20 perde 0,32%.
Na Rússia, o índice MOEX cai 2,22% e o RTSI avança 1,16%.
Em Londres, o FTSE 100 cai 0,35%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 1,3%, BHP cai 2,1% e Rio Tinto recua 2,3%. A produtora de petróleo BP sobe 0,5%.
A atividade comercial da zona do euro acelerou em linha com as expectativas em abril, segundo novas leituras do PMI nesta quarta-feira, com a reabertura de serviços em várias das principais economias após um período de restrições à Covid-19.
O volume de vendas no varejo da zona do euro em março caiu 0,4% ante mês anterior, abaixo das expectativas de aumento de 0,1%, após uma alta de 0,4% em fevereiro, devido à queda da confiança dos consumidores entre as famílias e ao aumento da inflação, informou a agência de estatísticas da União Europeia Eurostat nesta quarta-feira.
As forças russas lançaram fogo de artilharia em cidades no leste da Ucrânia, matando e ferindo dezenas de civis e começaram a invadir a usina de aço bombardeada em Mariupol de onde vários civis foram evacuadas após semanas de bombardeios contra o último bolsão de resistência da cidade. O governador da região oriental de Donetsk disse que os ataques russos deixaram 21 mortos na terça-feira, o maior número de mortes conhecidas desde 8 de abril, quando um ataque com mísseis à estação ferroviária de Kramatorsk matou pelo menos 59 pessoas.
Aumentando a pressão sobre Moscou, o líder da União Europeia pediu nesta quarta-feira ao bloco de 27 nações que proibisse as importações russas de petróleo em uma nova rodada de sanções. A medida seria parte do sexto lote de sanções da UE contra a Rússia frente sua invasão na Ucrânia que começou no final de fevereiro. Tanto o Brent quanto o West Texas Intermediate sobem mais de 3%.
EUA: Os futuros dos índices de ações sobem nas negociações da manhã de quarta-feira, com os investidores aguardando a decisão do Federal Reserve sobre a taxa de juros, onde o banco central deve aumentar as taxas em meio ponto percentual, a primeira elevação da taxa de juros de 50 pontos-base desde 2000.
Analistas indicam também que banco central deve anunciar um plano para reduzir seu balanço patrimonial de cerca de US$ 9 trilhões em US$ 95 bilhões por mês, a partir de junho e muitos esperam uma recessão no final do ciclo de aperto.
A decisão do FED sairá às 15h00 e logo a seguir, às 15h30, os investidores também estarão monitorando a conferência de imprensa do presidente do Fed Jerome Powell em busca de pistas mais "hawkish", telegrafando futuros aumentos de taxas ou no ritmo de aperto quantitativo. Enfrentando uma inflação historicamente alta, espera-se que o Fed eleve as taxas muito mais vezes neste e no próximo ano.
Na terça-feira, o Dow industrial subiu 0,20%, para fechar aos 33.128,79 pontos, o S&P 500 subiu 0,48% para terminar em 4.175,48 pontos. O Nasdaq Composite subiu 0,22%, em 12.563,76 pontos.
Os movimentos ocorreram quando os mercados tentam se recuperar de uma forte liquidação em abril, liderada por ações de tecnologia, quando o Nasdaq atingiu seu pior mês desde 2008. O Dow e o S&P 500 também terminaram em seu pior mês desde março de 2020.
O S&P 500 está sendo negociado atualmente em território de correção, com queda de cerca de 12,4% no acumulado do ano. Um analista citou que a correção atual é similar ao tamanho e à duração das correções anteriores após a Segunda Guerra Mundial.
Juntamente com a decisão do FED, os investidores aguardam os balanços da Moderna, CVS Health e Yum Brands antes da abertura. Após o fechamento, são esperados resultados do eBay e Etsy, entre outros.
os investidores receberão o relatório de emprego do setor privado ADP às 9h15, uma atualização de março sobre a balança comercial às 9h30, o PMI de serviços às 10h45, seguido pelo índice de serviços de abril do Institute for Supply Management (ISM) às 11h00, enquanto às 11h30 será divulgado os estoques semanais de petróleo.
CRIPTOMOEDAS: O mercado de criptomoedas sobem nesta quarta-feira, com os maiores ativos digitais na extremidade inferior de suas recentes faixas de negociação antes da decisão sobre as taxas de juros do Federal Reserve.
O Bitcoin e outros ativos digitais deveriam, em teoria, negociar independentemente dos principais mercados financeiros, mas eles tem se mostrado vulneráveis às pressões macro da política monetária, que tem uma influência significativa sobre os mercados de ações.
O Bitcoin avança sobre os US $ 38.900, ante uma recente baixa em torno de US $ 37.700. O principal ativo digital caiu em quatro nos últimos cinco dias na terça-feira e estava sendo negociado na extremidade inferior de sua faixa próximo de US $ 40.000. O Bitcoin chegou a ser negociado em US $ 43.000 à duas semanas atrás.
Bitcoin: +1,50%, em US $ 38.997,00
Ethereum: +1,15%, em US $ 2.863,66
Cardano: +3,82%
Solana: +1,27%
Dogecoin: +1,66%
Shiba Inu: +0,91%
Terra: +3,26%
XRP: +0,46%
Litecoin: +2,09%
ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: +0,37%
SP500: +0,39%
NASDAQ100: +0,34%
COMMODITIES:
MinFe Dailan: ---%
Brent: +3,52%
WTI: +3,66%
Soja: +0,24%
Ouro: -0,17%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário