Veja Também

Veja Também

RESENHA DA BOLSA - TERÇA-FEIRA 03/05/2022



ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa com vários países comemorando os feriados da "Semana Dourada".

O S&P/ASX 200 da Austrália caiu 0,42% para fechar em 7.316,20 pontos após o banco central da Austrália anunciar nesta terça-feira um aumento nas taxa de juros em 25 pontos base para 0,35%, o primeiro aumento da taxa desde novembro de 2010. A alta foi maior do que a estimativa dos analistas, que era de 15 pontos-base para 0,25%, de acordo com a previsão de uma pesquisa da Reuters. Mineradoras como BHP, Fortescue e Rio afundaram depois que os preços do minério de ferro caíram da noite para o dia. Fortescue liderou as quedas com uma queda de 4,6% no preço das ações e a Rio Tinto fechou 0,5% menor e BHP recuou 0,8%. Segundo analistas, apesar da queda de hoje, o aumento dos preços das commodities deve apoiar as grandes mineradoras até 2022. As ações financeiras também tiveram um impacto com a agência de classificação Standard & Poor's dizendo que os atrasos no crédito imobiliário provavelmente afastarão dos níveis historicamente baixos após o aumento das taxas de juros de hoje.

O índice Hang Seng de Hong Kong avançou 0,06%, fechando em 21.101,89 pontos. As ações do Alibaba chegaram a cair mais de 9%, antes de fechar em baixa de 1,37%. As ações caíram após rumores não confirmados que ligavam o fundador da empresa, Jack Ma, a uma investigação de segurança nacional. A mídia estatal chinesa informou que o departamento de segurança de Hangzhou tomou “medidas coercitivas criminais” em 25 de abril contra um indivíduo com o sobrenome Ma por suspeita de usar a Internet para pôr em perigo a segurança nacional.

Estimativas antecipadas mostraram que a economia de Hong Kong provavelmente contraiu no primeiro trimestre de 2022. O PIB divulgado pelo Departamento de Censos e Estatísticas mostrou que a economia encolheu 4,0% em relação ao ano anterior, ante expansão de 4,7% registrada no quarto trimestre de 2021, quebrando uma sequência de crescimento anual marcado nos últimos quatro trimestres anteriores. Em uma base sazonalmente ajustada no trimestre, o PIB caiu 2,9%. Um porta-voz do governo atribuiu o declínio a uma série de fatores, tanto no país quanto no exterior. Externamente, por conta da diminuição do crescimento da demanda global e interrupções nos transportes devido as pandemias que prejudicaram fortemente as exportações e internamente, a quinta onda de Covid-19 e medidas de contenção foi um grande golpe contra a atividade econômica e no sentimento do mercado. Os números revisados do PIB do primeiro trimestre estão previstos para serem divulgados em 13 de maio, juntamente com uma previsão revisada para 2022.

Na Coreia do Sul, o Kospi caiu 0,26% para terminar em 2.680,46 pontos.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão caiu 0,32%.

Vários mercados da região permaneceram fechados devido feriados, incluindo China, Japão, Cingapura e Índia. Hong Kong retornou às negociações na segunda-feira.

EUROPA: Os mercados europeus buscam recuperação nesta terça-feira, após as perdas de segunda-feira, enquanto os investidores monitoram as decisões de política monetária dos principais bancos centrais em todo o mundo.

Na segunda-feira, os mercados europeus fecharam em forte queda, com os investidores digerindo dados econômicos fracos da China e da Alemanha e um súbito “flash crash” no índice OMX 30 da Suécia.

O pan-europeu Stoxx 600 opera entre altas e baixas no pregão do meio da manhã, com os bancos liderando os ganhos.

O alemão DAX 30 cai 0,01%, o francês CAC 40 sobe 0,04% e o FTSE MIB da Itália sobe 0,67%.

Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha sobe 1,25% e o PSI 20 de Portugal cai 0,70%.

Na Rússia, os mercados estão fechados.

Na Suécia, o OMXS30 sobe 0,30%.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,77%, na volta do feriado. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 1,1%, Antagasta recua 4,2%, BHP tomba 1,9% e Rio Tinto perde 1,8%. A produtora de petróleo BP sobe 2,4%.

O rendimento do Bund de 10 anos da Alemanha subiu acima de 1% na manhã de terça-feira pela primeira vez desde 2015, dois meses depois de estar abaixo de zero. Os rendimentos movem-se inversamente aos preços.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA apontam para um dia de volatilidade em Wall Street, depois que os principais índices acenaram para uma reversão no início do mês após abril muito ruim para as ações.

Abril foi o pior mês desde março de 2020 para o Dow e o S&P 500 e foi o pior mês para o Nasdaq desde 2008.

Na segunda-feira, os principais índices registraram uma sessão de alta, com o Nasdaq Composite subindo 1,63%, fechando em 12.536,02 pontos, após chegar a cair 1,07% no início do dia. O S&P 500 subiu 0,57%, fechando em 4.155,38 pontos, depois de renovar uma nova baixa de 2022 no início da sessão. Enquanto isso, o Dow ganhou 0,26%, fechando em 33.061,50 pontos. Mais cedo o Dow chegou a cair mais de 400 pontos.

O rendimento das notas do Tesouro de 10 anos atingiu 3,01% durante a sessão de segunda-feira, seu ponto mais alto desde dezembro de 2018. Na manhã desta terça-feira, o rendimento do Tesouro dos EUA de 10 anos sobe menos de um ponto-base, para 3,0045%, enquanto o rendimento dos títulos do Tesouro de 30 anos caiu menos de um ponto base para 3,0514%. Os rendimentos movem-se inversamente aos preços e 1 ponto base é igual a 0,01%. Os movimentos ocorrem à medida que crescem as expectativas dos investidores de que o Federal Reserve aumentará as taxas de juros em 50 pontos base nesta semana. O FOMC deve iniciar sua reunião de política monetária de dois dias na terça-feira, devendo divulgar a sua decisão sobre as taxas de juros às 15h00 de quarta-feira. Espera-se que o presidente do Fed, Jerome Powell, dê uma entrevista coletiva logo em seguida, às 15h30.

Grande parte de Wall Street espera que as taxas de juros do banco central aumentem em 50 pontos base, fazendo com que alguns investidores acreditem que as expectativas de um aperto monetário mais agressivo do banco central já estejam precificadas nos mercados.

Uma série de empresas voltadas ao consumo ainda estão relatando seus balanços nesta semana. As ações da Avis Budget subiram mais de 6% durante o "after-market", depois que a empresa superou as expectativas de lucro nos resultados. A demanda reprimida de viagens estimulou os consumidores a alugar carros da Avis Budget, apesar dos preços mais altos. A Restaurant Brands International, a Pfizer e a Paramount Global devem divulgar seus balanços antes do sino de abertura de terça-feira. Espera-se que Airbnb, AMD, Lyft e Starbucks divulguem após o sino de fechamento de hoje.

Entre os dados econômicos que serão divulgados na terça-feira, a pesquisa de abertura de empregos e rotatividade de mão de obra (JOLTS) de março deve sair às 11h00. Ao mesmo tempo, os dados de pedidos das fábrica de março também devem ser divulgados. Também está prevista na agenda, dados sobre vendas de automóveis para abril também são esperados na terça-feira.

CRIPTOMOEDAS: Enquanto o mercado de ursos se estabeleceu para ações de tecnologia com a expectativa do FED tornando-se mais "hawkish", isso pode um peso para o Bitcoin e outras criptomoedas.

O Nasdaq caiu mais de 20% em relação ao seu pico em novembro passado, colocando o benchmark de tecnologia em um mercado de urso, no entanto, muitas ações importantes perderam mais da metade de seu valor de mercado, incluindo Meta Platforms, Netflix e Nvidia e PayPal.

Segundo analistas, o Bitcoin e o S&P 500 tem estado intimamente correlacionados com a oferta global de dinheiro M2. Dados mostram essa sincronia desses números desde 2014, com ações e Bitcoin subindo e caindo em conjunto à medida que a oferta de dinheiro se expande ou contrai. E mais, o Bitcoin é mais sensível à mudanças na oferta de dinheiro do que ações, ou seja um Fed mais "hawkish" e o fortalecimento do dólar exercerão pressão para baixo sobre a oferta monetária, observa outros experts e que a hora de comprar Bitcoin é quando o FED girar para uma posição "dovish". Enquanto o Fed estiver "apertando", o Bitcoin sofrerá. Acredita-se também que esse ciclo de aperto provavelmente será mais longo e mais difícil em "ativos de risco" do que em épocas anteriores. A guerra na Ucrânia, os problemas globais da cadeia de suprimentos e os bloqueios contínuos na China relacionados ao Covid também tornam as perspectivas menos favoráveis.

As ações relacionadas às criptomoedas também estão sentindo o peso do clima macro mais difícil. A Coinbase Global caiu mais de 65% em relação ao seu pico de 2021. Outras ações de sucesso como Block, Robinhood Markets, Riot Blockchain e Marathon Digital Holdings e fundos negociados em bolsa como o Fundo de Inovadores da Indústria Cripto Bitwise, Amplify Transformational Data Sharing ETF e Siren Nasdaq NexGen Economy ETF seguem o mesmo caminho.

O Bitcoin registra perdas na manhã desta terça-feira e segue negociando abaixo de US$ 39.000 após um fim de semana de altos e baixos marcado por um fechamento de mês negativo para as criptomoeda.

Bitcoin: -0,68%, em US $ 38.453,00
Ethereum: +0,95%, em US $ 2.833,05
Cardano: +0,98%
Solana: -0,26%
Dogecoin: -0,69%
Shiba Inu: -0,62%
Terra: +2,41%
XRP: +0,37%
Litecoin: +0,20%

ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: -0,37%
SP500: 0,39%
NASDAQ100: -0,47%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: ---%
Brent: -1,47%
WTI: -1,51%
Soja: +0,04%
Ouro: -0,25%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário