Veja Também

Veja Também

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

RESENHA DA BOLSA

(1) RESUMO DO CENÁRIO:

Os mercados asiáticos tiveram fechamento misto nesta quarta feira com o mercado de Tóquio aprontando uma reviravolta impressionante, após o iene cair fortemente devido à intervenção no câmbio por parte das autoridades japonesas.

JAPÃO: As ações japonesas subiram quarta-feira, lideradas por ações de exportadores e bancos, com a intervenção do governo nos mercados de divisas que levou o iene a recuar em relação ao dólar. A intervenção pegou o mercado de surpresa, pois os "players" apostavam na alta do iene e queda das ações com a vitória do primeiro-ministro Naoto Kan sobre Ichiro Ozawa, pela liderança do Partido Democrático do Japão (Ozawa era o preferido do mercado pois havia se comprometido publicamente a enfraquecer o iene, enquanto Kan era visto como conservador e menos provável a fazer tal movimento).

CHINA: Na China, papéis do setor imobiliário continuou seu movimento de perdas. "A incerteza sobre as novas medidas de aperto para o mercado imobiliário continua a pesar. Os mercados foram cautelosos diante da proximidade do feriado de três dias na próxima semana (festival de outono), pois no passado a China implantou novas medidas políticas neste período. O dólar avançou em relação ao yuan chinês, com outro recorde de baixa fixado pelo Banco Popular da China. Outra questão é a oferta da mineradora BHP Billiton para o maior fabricante de fertilizantes do mundo, Potash Corp, de onde a China, importa 7% da produção do fabricante. Os chineses temem que uma aquisição BHP poderia elevar o custo de fertilizantes, imprescindíveis para a produção de alimentos de sua enorm população nos próximos anos. Autoridades chinesas ordenaram às empresas estatais para se reunir com banqueiros de investimento e estudar possívies opções para bloquear a oferta da BHP.

EUROPA: Mercados europeus lutavam para permanecer em território positivo nesta quarta-feira, com valorização de papéis de montadora na CAC, enquanto setor farmacêutico cai na FTSE (ações da AstraZeneca desvaloriza com notícia de que a FDA americana precisará de mais tempo para concluir a sua revisão sobre a droga de anti-coagulação ticagrelor e a GlaxoSmithKline com o risco do medicamento para tratamento de diabetes Avandia). O número de trabalhadores britânicos que reinvindicaram auxílio-desemprego aumentou em 2,3k enquanto economistas previam uma queda de 5k. A taxa de desemprego para os três meses encerrados em julho foi de 7,8%, ante 7,9% nos três meses anteriores. A remuneração média, excluindo prémios, no período maio-julho cresceu a uma taxa anual de 1,8%. Os economistas tinham previsto um aumento de 1,6%. A inflação ao consumidor na zona do euro desacelerou para uma taxa anual de 1,6% em agosto, ante 1,7% em julho. A taxa anual permanece abaixo da meta do Banco Central Europeu que é de pouco menos de 2%. Core CPI, que exclui o álcool, alimentos e os preços do tabaco, aumentou a uma taxa anual de 1%, inalterada face a Julho e em linha com previsões

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:
EUA:
9h30 – Export Prices (preços de bens exportados, excluindo produtos agrícolas) e o Import Prices (preços de bens importados, excluindo petróleo), ambos do mês de agosto.
9h30 - NY Empire State Index (atividade manufatureira no estado de Nova York) de setembro.
10h15 - Industrial Production (produção de fábricas) e Capacity Utilization (capacidade utilizada pela indústria americana) de agosto.
11h30 - Estoques de Petróleo norte-americano, semanal.

QUINTA-FEIRA:
EUA: 9h30 - Current Account (conta corrente norte-americana), 9h30 - Producer Price Index - PPI e de seu núcleo (preços praticados por produtores), 9h30 - Initial Claims (pedidos de auxílio-desemprego), 11h00 - Philadelphia Fed Index (atividade industrial no estado).
EUROPA: Trade Balance (balança comercial na Zona do Euro).
REINO UNIDO: Retail Sales Index (vendas no varejo britânico).
ALEMANHA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.

(3) ÍNDICES MUNDIAIS (7h20):

ÁSIA
Austrália: +0,72%
Nikkei: +2,34%
Hong Kong: +0,14%
Xangai Composite: -1,34%
EUROPA
London - FTSE: -0,22%
Paris Cac 40: -0,46%
Netherlands: -0,28%
Frankfurt - Dax: -0,40%
Madrid IBEX: -0,48%
Zurich: -0,29%
Milão Mib: -0,66%
Moscow RTS: -0,92%

PETRÓLEO
BRENT: -0,57%
WTI: -1,35%

COMMODITIES METÁLICAS
COBRE: -0,30%
NIQUEL: -0,01%

ÍNDICES FUTUROS AMERICANO
Dow: -0,20%
S&P: -0,28%
NASDAQ: -0,17%

NOTÍCIA EM DESTAQUE: Petrobras pode antecipar refinarias para ter autossuficiência em 2014.

ATENÇÃO: Atenção para os dados americanos que serão divulgados antes do pregão que poderá ditar o rumo de nosso mercado. Tenham todos bons trades.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites que são aqui redigidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização desse relatório.
Você encontrará também esse material no site http://haramoto.blogspot.com (existe um chat em que você poderá conversar com amigos. Você também pode acompanhar a evolução dos índices mundiais em tempo real (adicionem em seus favoritos).
Siga no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário