Veja Também

Veja Também

QUARTA-FEIRA 29/12/2010

(1) RESUMO:

Principais praças na Ásia fecharam no azul no penúltimo pregão do ano. Em Sydney, o aumento das taxas de juros sobre as reservas chinesas no sábado afetou as commodities e consequentemente, Rio Tinto caíram 1,3% e BHP Billiton perdeu 1,5%, na volta do feriado prolongado de Natal. Destaque para a Tower Australia que subiu 42% após a oferta da Dai-ichi Life Insurance. Para analistas a oferta representa um prêmio e um resultado altamente atraente para os acionistas. Na Coréia, as empresas de tecnologia continuam subindo. Samsung Electronics subiu 0,9% e LG Electronics 0,4%. Shinsegae teve alta de 6,2% após a operadora de loja de departamentos anunciar que estava considerando uma emissão de bônus. Se aprovado pelo conselho, os acionistas terão duas ações para cada ação que possuem. Outras ações de varejo estão otimistas com as perspectivas para 2011: Lotte Shopping Shinsegae avançou 1,2% e a Hyundai Department Store adicionou 1,9%. No resto da região, o TAIEX Taiwan caiu 0,1%, o Straits Times de Singapura subiu 0,5%, Kuala Lumpur Composite da Malásia subiu 0,4%, ações das Filipinas foram 0,6% superiores, ações da Indonésia subiram 0,7%, as daTailândia tiveram alta de 0,4% e Nova Zelândia NZX-50 caiu 0,2%. Nos mercados cambiais, as principais pares de moeda tiveram seus negócios relativamente tranquilos. O dólar dos EUA sobe contra o euro, suportado pelo aumento dos rendimentos Tesouro americano. Europa abriu em alta.

CHINA: Na China, ações em Hong Kong subiu com os bancos chineses e ações de propriedade, após uma série de perdas recentes, e os produtores de energia subindo as custas do otimismo dos preços do petróleo bruto. O índice Hang Seng e o Hang Seng China Enterprises subiram. As ações da CNOOC teve alta de 1,3% e PetroChina subiram 0,7%, enquanto o Bank of China avançou 0,8% entre os bancos. O Xanghai Composite também subiu. Parceiros comerciais da China estão preocupados com a notícia que a China está reduzindo sua cota de exportação de terras-raras (componentes vitais de muitos itens de alta tecnologia) em 35% para primeiro semestre de 2011 (a China fornece mais de 90% das terras raras do mundo). O U.S. Trade Representative (USTR), citou em vários relatórios que Washington estava "muito preocupado" com a medida, porém o Ministro da Indústria do Japão vê a medida em linha com a expectativa, visto que a China já vem diminuindo suas cotas ao longo de 2010 e as empresas japonesas tem procurado suprir em outros mercados. A mineradora australiana Lynas Corp que no mês passado formou uma aliança de distribuição e de financiamento com a Sojitz Corp do Japão subiu 10,5% em Sydney.

JAPÃO: As ações japonesas tiveram mais uma vez um volume leve, embora os exportadores ainda estavam penalizados pela força recente do iene. Honda Motor e a Canon cairam 0,6%. Nippon Telegraph and Telephone caiu 0,7% em meio a reações do relatório de que a empresa planeja reduzir os preços do seu serviço de fibra óptica de banda larga de até 40% no próximo ano. Takaoka Electric subiu 10,3% após relatório do Yomiuri Shimbun, dizendo que o governo dos EUA usará o sistema de carregamento rápido japonês em seus testes de operação do veículo eléctrico. Takaoka, é afiliada da Tokyo Electric Power, que produz fontes de carregadores para veículos elétricos no Japão. Segundo o Yomiuri, os EUA irão instalar 310 carregadores rápidos utilizado no Japão para as operações de teste em seis estados, aumentando as esperanças de que o sistema japonês , apelidado CHAdeMO, se tornará o padrão mundial, se aprovada em os EUA. Hitachi subiu 2,4% depois que o presidente da empresa comentou em entrevistas à imprensa que provavelmente assinará um contrato de um projeto ferroviário de alta velocidade no Reino Unido, no início de 2011.

EUROPA: Mercados europeus avançam nesta quarta-feira, seguindo a sessão otimista na Ásia. O Stoxx 600 sobe 0,2%, para 280,44 apesar do comércio fraco. Todos os setores se beneficiam, exceto telecomunicações e mineradoras. Entre os principais índices regionais, o índice CAC-40 e o DAX 30 da Alemanha sobem. FTSE 100 do Reino Unido, reaberto pela primeira vez desde véspera de Natal é negociado praticamente estável. As altas no petróleo bruto girando próximo a 91,40 dólares, favorecem ações como as da Total France, com alta de 1% e holandesa Shell que avança 1,4%. Outro destaque é a produtora de ouro Randgold Resources que subiu 4,4% em Londres. Os futuros do ouro para entrega em dezembro subiu 1,7% em Nova York na terça-feira, o maior ganho percentual diário em sete semanas. Os futuros do ouro para entrega em fevereiro caiu 40 centavos a $ 1,405.20 uma onça na quarta-feira. Outras mineradoras declinam pressionadas por preocupações sobre demanda chinesa, após o país optar por elevar as taxas de juros no sábado. Ações da Rio Tinto cai 1% e a BHP Billiton perde 0,5%. Ações de autos recuperam um pouco depois de ser duramente castigada no início da semana. As ações da BMW ganham 0,9% em Frankfurt e a Renault sobe 0,8% em Paris. Na Suécia, as ações da Skanska ganha 4% após a empresa de construção anunciar que vai receber 5 mil milhões de coroas (730.000 mil dólares) devido a venda de sua participação de 50% na Autopista Central do Chile.

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:

- EUA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.

AGENDA DE AMANHÃ:

EUROPA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
ALEMANHA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
REINO UNIDO: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
EUA: 11h30 - Initial Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego), 12h45 - Chicago PMI (nível de atividade industrial na região), 13h00 - Pending Home Sales (venda de casas existentes nos EUA com contrato assinado, mas ainda sem transação efetiva) e às 13h30 - Estoques de Petróleo norte-americano.

(3) ÍNDICES MUNDIAIS (7h35):

ÁSIA
Austrália: +0,07%
Nikkei: +0,50%
Hong Kong: +1,54%
Xangai Composite: +0,68%

EUROPA
London - FTSE: -0,01%
Paris Cac 40: +0,30%
Netherlands: +0,23%
Frankfurt - Dax: +0,13%
Madrid IBEX: +0,16%
Zurich: +0,07%
Milão Mib: +0,04%
Moscow: -0,06%

PETRÓLEO
BRENT: -0,06%
WTI: -0,01%

COMMODITIES METÁLICAS
COBRE: +0,54%
NIQUEL: -0,21%

ÍNDICES FUTUROS AMERICANO
Dow: +0,11%
S&P: +0,14%
NASDAQ: +0,05%

NOTÍCIA EM DESTAQUE: Reuters - Governo central tem superávit primário de R$1,1 bi.

ATENÇÃO: Para o analista da Apregoa, Jason Vieira, o volume continuará fraco nesta quarta-feira, devido a proximidade do feriado de Ano Novo e as nevascas nos principais centros financeiros mundiais, aumentando as expectativas de que as oscilações mais expressivas fiquem para o ano que vem, visto que o rali de final de ano ainda não se concretizou. Seguindo a agenda fraca, nos Estados Unidos, haverá a divulgação apenas dos estoques semanais de petróleo.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites que são aqui redigidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.
Você encontrará também esse material no site http://haramoto.blogspot.com
Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário